Ford lança a e-Transit, van elétrica que promete competir com as francesas Peugeot e Citroën

A Ford acaba de lançar no mercado brasileiro a linha e-Transit, uma van elétrica que promete competir com modelos semelhantes das marcas francesas Peugeot e Citroën. Com preços a partir de R$ 542 mil, a e-Transit chega otimista em relação ao seu desempenho e espera atrair clientes do segmento de operadores logísticos de médio e grande porte.

Diferente da versão a diesel, a e-Transit apresenta algumas diferenças significativas. Uma delas é a adoção de molas helicoidais independentes para uso severo, o que garante maior estabilidade mesmo sem carga na parte traseira do veículo. Além disso, a van elétrica conta com suspensão dianteira do tipo McPherson, barra estabilizadora e amortecedores a gás, proporcionando um conforto superior durante a condução.

No quesito motorização, a grande novidade da e-Transit é o motor elétrico, que é menor, mais potente e possui mais torque em comparação aos motores convencionais. Com 198 kW ou 269 cv de potência e 44 kgfm de torque, esse motor é capaz de entregar um desempenho impressionante. A transmissão é do tipo E-Shifter, com uma relação de transmissão de 9,05:1.

Ford e-Transit
Ford e-Transit e e-Jumpy.

Outro ponto importante da e-Transit são suas baterias. Com capacidade de 68 kWh, feitas de íons de lítio NCM (Níquel Cobalto Manganês), a van elétrica conta com 10 conjuntos de células ligadas em paralelo. As baterias são montadas em um subquadro resistente a impactos severos e vedadas contra alagamentos. Vale ressaltar que as baterias pesam 450 kg.

No que diz respeito ao carregamento, a e-Transit possui um padrão de carregamento tipo 2. Com carga contínua (CC) de 115 kWh, é possível atingir 80% de carga em apenas 30 a 40 minutos. Já com carga alternada (CA), de 11 kWh, uma carga completa leva aproximadamente 8 horas. Todo o processo de carregamento pode ser acompanhado através do aplicativo da Ford no celular ou central multimídia.

No interior, a e-Transit recebe algumas atualizações, como um novo painel de instrumentos e o sistema de entretenimento SYNC 4 com tela de 12 polegadas. Além disso, o veículo conta com diversos recursos de segurança, como controle de cruzeiro adaptativo, alerta de tráfego cruzado, sistema de frenagem autônoma, assistente de permanência em faixa, câmera de 360 graus e controle eletrônico de estabilidade.

A Ford tem grandes expectativas para a e-Transit e já realizou testes com potenciais clientes desde 2022. Segundo a montadora, cerca de 300 unidades já foram vendidas e o primeiro lote de 100 unidades será entregue nas próximas semanas. Vale destacar que o tempo de espera para receber uma e-Transit é de aproximadamente 150 dias, já que ela é importada da Europa por navio.

Com um valor a partir de R$ 542 mil, a e-Transit se posiciona em uma faixa de preços intermediária em relação a outros veículos utilitários leves elétricos disponíveis no mercado brasileiro. Modelos como o Volkswagen e-Delivery chegam perto de R$ 1 milhão, assim como os modelos da Citroën e Peugeot.

A Ford aposta na e-Transit para conquistar seu espaço no segmento de veículos elétricos e espera que a van seja uma opção atrativa para operadores logísticos que buscam por um veículo eficiente, econômico e sustentável.

Avalie esse artigo

Gabriel May Oechsler
Redator online do portal Agora Motor, tem 21 anos e está sempre antenado no universo automobilístico, gosta de esportes, jogos e notícias automotivas. Iniciou sua jornada no site Agora Motor em 2022, trabalhando com pesquisas extensas e escritas de artigos e notícias sobre carros, motos, etc.
Posts relacionados
Notícias Jeep Compass: Descontos Surpreendentes de Até R$ 31 Mil para CNPJ

A Jeep anunciou em novembro de 2025 novas condições para aquisição do Compass, especialmente voltadas…

Gabriel Schmoller
Notícias Fiat Strada 2023: A picape cabine dupla que surpreende pelo conforto

A Fiat Strada é referência no segmento de picapes compactas há mais de 20 anos….

Gabriel Schmoller
Notícias O Novo Haval H6 2026 Esconde Mudanças Surpreendentes que Poucos Esperavam

O Haval H6 2026 surge com uma proposta mais ousada dentro do segmento de SUVs…

Gabriel Schmoller
Notícias O retorno surpreendente do Captiva EV e os rivais que brigam pelo mesmo preço

O tão aguardado retorno do Captiva EV ao portfólio da Chevrolet marca uma mudança clara…

Gabriel Schmoller
Notícias Os carros que mudaram tudo e transformaram a imagem de grandes marcas

A reputação de uma montadora é resultado de anos de esforço, mas um único carro…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário