Análise do VW T-Cross 1.0 TSI: Um SUV Compacto com Boa Economia e Espaço!

VW T-Cross 2025 Highline
VW T-Cross 2025 Highline

O Volkswagen T-Cross, o primeiro SUV compacto da marca fabricado no Brasil, debutou em 2019 e rapidamente conquistou um lugar de destaque entre os SUVs mais vendidos do país. Desde sua introdução, o T-Cross não só alcançou números impressionantes, com mais de 320.000 unidades vendidas até hoje, mas também se destacou por suas características atraentes, como um amplo espaço interno, um motor eficiente e um bom nível de equipamentos.

Recentemente, tivemos a oportunidade de avaliar uma unidade usada da versão Comfortline 200 TSI, que é uma das configurações mais completas do modelo. Equipado com um motor 1.0 turbo de 128 cv e 20,4 kgfm, esse T-Cross representa uma opção atraente para quem busca um SUV compacto com bom desempenho e economia. Para quem busca mais potência, a versão Highline 250 TSI, que conta com um motor 1.4 turbo de até 150 cv, é a versão topo de linha.

VW T-Cross 2025 Comfortline
VW T-Cross 2025 Comfortline

Em uma pesquisa conduzida pela Quatro Rodas, o T-Cross foi eleito o SUV mais amado pelos proprietários em 2022, destacando a satisfação geral dos usuários. No entanto, em 2023, o modelo caiu para a segunda posição, principalmente devido a críticas relacionadas ao acabamento interno, que obteve uma nota baixa de 87,8. Esse aspecto tem sido uma preocupação constante para a linha VW.

O modelo avaliado é de 2023, e apesar de um facelift recente para a linha 2025, o T-Cross ainda não parece desatualizado. A Volkswagen optou por não adotar a nova grade iluminada presente no VW Taos, mantendo um visual que ainda se mostra moderno. As diferenças visuais incluem os faróis, que agora são full LED para toda a linha, um upgrade que anteriormente fazia parte do pacote opcional Tech & Beats, que incluía também park assist e o sistema de som Beats com subwoofer. Além disso, os faróis de neblina com luz de curva (cornering light) estão presentes desde a versão de entrada, 200 TSI, oferecendo uma vantagem em termos de visibilidade na estrada.

Na parte traseira, o design do T-Cross pode parecer um pouco ultrapassado quando comparado à linha 2025. O modelo brasileiro possui filetes iluminados que interligam as lanternas full LED, uma característica exclusiva que diferencia o T-Cross no mercado.

T-Cross-2025
T-Cross-2025

O T-Cross foi desenvolvido sobre a plataforma modular MQB, o que resulta em um SUV ligeiramente maior em relação ao modelo europeu. Com 4,19 metros de comprimento, é aproximadamente 1 cm mais alto e 8,8 cm mais comprido do que a versão vendida na Europa. A extensão adicional está concentrada no entre-eixos, que mede 2,65 metros. Esse ganho em comprimento proporciona um espaço interno generoso, especialmente no compartimento para os passageiros.

Entre os pontos fortes do T-Cross, um consenso entre os proprietários é o espaço abundante para quatro adultos. O espaço para a cabeça é de 94 cm, superior ao do Hyundai Creta, que oferece 92 cm. O espaço para as pernas é igualmente confortável, acomodando adultos de estaturas maiores com facilidade. No entanto, uma das principais críticas dos proprietários refere-se ao tamanho do porta-malas, que tem uma capacidade de 373 litros. Embora seja possível expandir para 420 litros ao ajustar o banco traseiro em uma posição mais vertical, isso pode comprometer o conforto dos passageiros durante viagens longas.

VW T-Cross 2025 Highline
VW T-Cross 2025 Highline

No que diz respeito ao acabamento, o T-Cross tem pontos a melhorar. O quadro de instrumentos digital passou a ser item de série a partir da linha 2020 na versão Comfortline, trazendo um toque de sofisticação à cabine. No entanto, o acabamento continua a ser dominado por plásticos rígidos e simples. Até o modelo 2021, a central multimídia possuía uma tela de 8 polegadas com gráficos desatualizados. A partir de então, a central VW Play de 10,1 polegadas foi adotada em toda a linha, oferecendo uma melhoria significativa. Na linha 2025, a VW parece ter ouvido as críticas e incorporou materiais mais macios ao toque, costuras aparentes e tecidos, proporcionando um ambiente mais agradável e refinado.

Em termos de desempenho, o T-Cross acelera de 0 a 100 km/h em 11,2 segundos e se destaca pela sua economia de combustível. Em testes realizados, o SUV alcançou uma média de 11,7 km/l na cidade e 16,9 km/l na estrada, mostrando-se mais eficiente do que o Hyundai Creta, que fez 11,5 km/l na cidade e 14,4 km/l na estrada. Essa eficiência é um dos atrativos principais para quem busca um SUV compacto com bons índices de economia.

VW T-Cross brasileiro terá o mesmo acabamento que o europeu!
O novo T-Cross – Fonte/Reprodução: VW.

Na questão da manutenção, o T-Cross 2023 ainda conta com a garantia padrão de três anos oferecida pela VW, além das três primeiras revisões gratuitas. Até 30.000 km, a manutenção é custeada pela fabricante, e mesmo fora da rede autorizada, o custo de manutenção do modelo está dentro da média do mercado. De acordo com a tabela da KBB, um T-Cross 2023 Comfortline tem um valor de aproximadamente R$ 124.000, o que representa uma opção mais acessível em comparação com os R$ 160.990 cobrados por um modelo zero km. É possível encontrar unidades do T-Cross 2020 por cerca de R$ 93.000, e a versão de entrada automática pode ser encontrada a partir de R$ 83.000.

No que diz respeito a possíveis problemas e defeitos, alguns pontos merecem atenção. O cabeçote do motor, por exemplo, requer a troca da correia dentada e seu tensor após 120.000 km ou quatro anos e meio, um procedimento que pode custar cerca de R$ 2.000. A bomba d’água, presente tanto no 200 TSI quanto no 250 TSI, pode apresentar falhas na junta de vedação, e é recomendável verificar também a condição da correia Poli-V que a aciona. Outro ponto a ser observado é o remapeamento dos motores TSI, que pode melhorar o desempenho, mas também pode reduzir a vida útil do motor e da transmissão.

Na suspensão, é importante verificar o estado das buchas, batentes e bieletas na suspensão dianteira, e a integridade do eixo na suspensão traseira. Embora não seja comum, infiltrações no teto solar devem ser verificadas, assim como o funcionamento do sistema para garantir que não haja estalos ou ruídos. No sistema de freios, há queixas comuns sobre o pedal duro, geralmente causadas por falhas no sistema de assistência a vácuo. O problema pode estar relacionado ao sensor do hidrovácuo, à bomba de vácuo, à mangueira que conecta a bomba ao hidrovácuo ou a um fusível queimado.

O SUV mais vendido do País, será que é bom mesmo?
O SUV mais vendido do páis: VW T-Cross – Fonte/Reprodução: VW.

Em conclusão, o VW T-Cross 1.0 TSI se apresenta como um SUV compacto com uma combinação sólida de espaço interno, economia de combustível e equipamentos atraentes. Apesar de algumas críticas relacionadas ao acabamento e ao tamanho do porta-malas, o modelo continua a ser uma escolha popular e competitiva no mercado, especialmente no segmento de usados, onde oferece uma excelente relação custo-benefício.

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Um jovem que está iniciando sua vida no mundo automobilístico, carregando uma enorme paixão sobre o assunto. Se formou no Ensino Médio e pretende se ingressar em uma faculdade. Um jovem que nos tempos vagos, se interessa em fazer atividades familiares e passar mais tempo com a família.
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