Nove Carros Inusitados que São Detestados pela Maioria
Existem veículos que parecem estar destinados a receber críticas, apesar de possuírem qualidades. Esses automóveis, em muitos casos, enfrentam uma aversão desmedida, levando a vendas frustrantes — ou pior, enfrentam as duas situações. A seguir, apresentamos nove exemplos de carros que são frequentemente alvo de haters e que, de maneira injusta, são maltratados pela opinião pública. Concorda que eles são subestimados? Sentiu falta de algum modelo? Compartilhe sua opinião nos comentários — e, por favor, evitemos críticas pessoais ao autor.
Guia do Conteúdo
Peugeot 207
A Peugeot deu margem para que o 207 se tornasse um dos carros mais detestados. Em vez de aproveitar o sucesso do 206 e lançar um sucessor direto, a montadora francesa decidiu adaptar o modelo para o mercado brasileiro em 2008. Ao utilizar a plataforma do 206 e revesti-la com uma “casca” do 207 europeu, muitos jornalistas e consumidores viram isso como uma solução improvisada. A abordagem, que ficou conhecida como 206,5, impactou negativamente a imagem da Peugeot no segmento de compactos, que ainda busca recuperar seu prestígio.

Renault Fluence
Em 2011, a Renault lançou o Fluence como substituto do Mégane. Embora o Mégane não tivesse sido um grande sucesso, a recepção ao novo sedã derivado do sul-coreano Samsung S5 foi fria. O Fluence rapidamente se tornou alvo de críticas injustas, mesmo apresentando conforto, bom espaço interno e motores com desempenho confiável. Embora não conseguisse competir com os líderes de mercado, como Corolla e Civic, não merecia ser rotulado como um carro ruim.

Fiat Linea
O Linea foi mais um carro que enfrentou dificuldades por conta de sua posição no mercado. Lançado em 2008, a Fiat tentou posicioná-lo como um sedã médio, mesmo sendo derivado do Punto, um modelo compacto. A tentativa de competir diretamente com veículos como Honda City e Volkswagen Polo Sedan falhou, principalmente devido a um motor controverso e à escolha por uma transmissão automatizada Dualogic, em vez de uma automática convencional. Essa estratégia resultou em um destino infeliz para o modelo.

Toyota Etios
O Etios se tornou um dos carros mais criticados antes mesmo de sua chegada ao mercado em 2012. Um grupo de jornalistas que teve acesso antecipado ao modelo criticou seu design e acabamento interno. Quando finalmente chegou ao mercado, a rejeição foi imediata. No entanto, apesar das críticas, o Etios manteve a confiabilidade mecânica típica da Toyota e, após superar o impacto inicial, conseguiu vender tudo o que era produzido até ser descontinuado em 2022.

Volkswagen up!
O up! também enfrentou um dilema de posicionamento. Lançado em 2013, esse subcompacto apresentava uma plataforma moderna e motor eficiente, mas não conseguiu evitar a desaprovação do público. O problema foi a decisão da Volkswagen de posicioná-lo próximo ao Gol, um modelo mais popular. Com um mercado que favorece carros com design e características mais atrativas, o up! viu suas vendas diminuírem ao longo dos anos, resultando em sua saída de linha em 2021.

Jeep Renegade 1.8
Embora o Renegade continue vendendo bem, a versão 1.8 enfrentou muitas críticas nos primeiros anos de mercado. Embora o modelo tenha alcançado sucesso em vendas, muitos consumidores expressaram aversão à opção flex aspirada, alegando que seu motor E.torQ era pouco eficiente e barulhento. Apesar disso, é injusto afirmar que o carro não tem desempenho, especialmente quando comparado a versões mais potentes. A Jeep, então, decidiu descontinuar essas versões em favor do motor 1.3 turboflex.

Hyundai HB20 “Bagre”
A remodelação do HB20 em 2019, que a Hyundai classifica como uma nova geração, trouxe mudanças ousadas ao visual, especialmente na frente dos modelos hatch e sedã. Essa nova estética, apelidada de “cara de bagre”, gerou uma onda de críticas e se tornou um dos carros mais detestados. Apesar das alfinetadas sobre o design, o HB20 continua a ser um dos modelos mais vendidos no Brasil, graças à sua qualidade mecânica e reputação no pós-venda.

Chevrolet Spin
A Spin, ainda a única minivan fabricada no Brasil, também é alvo de críticas, apesar de suas qualidades. Conhecida por sua versatilidade, motor confiável e a opção de 7 lugares, a Spin se tornou popular entre taxistas. No entanto, não faltam piadas sobre seu design, com comparações frequentes a capivaras, o que apenas reforça sua imagem negativa. Mesmo assim, o modelo permanece uma escolha prática para muitos consumidores.

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Esses exemplos mostram como a percepção pública pode ser implacável, muitas vezes ignorando as qualidades que esses veículos têm a oferecer. Afinal, até os carros mais criticados podem ter seus encantos e atender a necessidades específicas.