Volkswagen Revela Clássicos Golf Enquanto Aguarda o Novo GTI

Em comemoração aos 50 anos do Golf e ao iminente retorno do modelo ao Brasil, na versão GTI da geração Mk8,5, a Garagem VW apresenta uma coleção especial de quatro versões icônicas do hatch. Esse evento exclusivo ocorre na fábrica da Via Anchieta, onde, por enquanto, apenas convidados como jornalistas e membros de clubes da marca têm acesso à exibição.

VW Golf 2025
VW Golf 2025

A boa notícia é que, a partir do próximo ano, a Garagem VW será aberta ao público em geral, permitindo visitas de grupos agendados em três ou quatro dias por mês.

Golf GTI Mk4,5: O Novo Clássico

O primeiro modelo a ser destacado é o Golf GTI Mk4,5, que chegou à coleção após uma restauração cuidadosa. Este carro, que passou por um facelift no Brasil em 2008 para prolongar a vida da quarta geração até 2013, é um exemplar de 2008 — último ano em que os Mk4,5 foram produzidos, já que na Alemanha o modelo havia sido descontinuado em 2003.

Durante seis meses, o Golf recebeu uma restauração completa, incluindo a desmontagem e limpeza do motor e transmissão, além da troca de óleo e filtros. A suspensão foi revisada, partes da carroceria passaram por micropintura e os bancos, assim como plásticos internos, foram revitalizados.

Equipado com o motor EA113 1.8 Turbo que gera 193 cv, o GTI Mk4,5 tinha uma aceleração de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos, disponível com câmbio manual ou Tiptronic, ambos de cinco marchas. Para os padrões da época, a lista de equipamentos era generosa, incluindo computador de bordo, sensor de estacionamento traseiro, faróis com iluminação “Cool Blue”, retrovisores com pisca integrado e rastreador via satélite.

Este exemplar em exibição foi parte da frota de Desenvolvimento do Produto da Volkswagen e possui apenas 20 mil km rodados.

Golf GTI Competição Mk4: O Esportivo

Outro modelo que se destaca na Garagem VW é o GTI Competição, um projeto que nasceu em 1999 como uma iniciativa extracurricular da equipe de Desenvolvimento do Produto. Inspirado nas corridas europeias, esse carro apresenta uma pintura prateada com faixas azuis e o número 17, uma homenagem à Ala 17 da fábrica.

Com rodas de 16 polegadas da Volkswagen Motorsport equipadas com pneus slick, o GTI Competição possui uma gaiola de segurança em conformidade com os padrões da FIA, um banco tipo concha, cinto de segurança de competição e um sistema de extinção de incêndio. O desenvolvimento e montagem deste modelo levaram cerca de seis meses, com melhorias na suspensão que foram rebaixadas e com a cambagem ajustada. O motor e transmissão são do GTI padrão, sem modificações.

Golf VR6 Mk4: Exclusividade e Potência

Na sequência, encontramos o Golf VR6 Mk4, uma série limitada que, em vez de apelos estéticos exagerados, apresentou simplesmente um potente motor VR6 de 2.8 litros. Produzido em São José dos Pinhais, esse modelo é exclusivo com sua carroceria de duas portas.

O design do Golf VR6 é discreto e elegante, apresentando spoiler, saias laterais e máscaras nos faróis. Com pneus 225/45 R17 e uma suspensão 2 cm mais baixa em comparação ao GTI convencional, o interior se destaca pelas costuras vermelhas em bancos e volante, além de uma plaqueta de numeração exclusiva.

Com seus 200 cv, o Golf VR6 tinha uma performance impressionante, fazendo de 0 a 100 km/h em 7,7 segundos. Embora não fosse muito mais rápido que o GTI de quatro cilindros, o apelo da série limitada atraía muitos aficionados na época. Lançado no Salão do Automóvel de 2002, o Golf VR6 teve 67 das 99 unidades encomendadas ali mesmo.

O exemplar presente na Garagem VW é o 000/099 e serviu como carro de demonstração do departamento de Imprensa.

Golf GTI Mk7,5: O Melhor da Geração

O último modelo produzido no Brasil, o Golf GTI Mk7,5, é considerado um dos melhores que já tivemos. Com motor EA888 2.0 TSI de 230 cv e torque de 35,7 kgfm, esse carro era capaz de ir de 0 a 100 km/h em apenas 7 segundos, atingindo uma velocidade máxima de 238 km/h.

VW Golf 2024.
VW Golf 2024 dará fim a transmissão manual. Foto: Divulgação

Com uma relação peso/potência de 6 kg/cv, o prazer de dirigir esse veículo era inigualável, com uma ergonomia impecável e uma direção precisa. O câmbio DSG de seis marchas funcionava de forma excepcional, e o som do escapamento era uma sinfonia para os entusiastas.

Entre os equipamentos, destacam-se a tela multimídia de 8”, câmera traseira e lanternas LED. O painel de instrumentos, totalmente digital e programável, oferece uma tela de 12,3” com alta resolução, com informações de navegação em 2D ou 3D.

Fabricado em 2018 e com 32 mil km rodados, o exemplar exposto faz parte da frota de testes da Engenharia da Volkswagen.

Golf GTI Mk8,5: O Novíssimo

Complementando a coleção, os quatro modelos clássicos estão acompanhados pelo mais recente GTI Mk8,5, que chegou ao Brasil especialmente para o Rock in Rio, na cor Mondsteingrau (cinza pedra da lua). Contudo, após sua missão promocional, o carro será devolvido à Alemanha.

Cinquenta Anos de Golf: Um Marco na Indústria Automotiva

O Golf, que surgiu no início dos anos 70, representa um marco na história automotiva. Na transição dos anos 60 para 70, o Fusca ainda reinava como o carro mais popular do mundo, mas com o aumento das vendas de marcas japonesas, a Volkswagen sentiu a necessidade de inovar.

Os primeiros protótipos para substituir o Fusca incluíam um modelo com motor central, mas essa ideia foi descartada. O protótipo EA 337, desenhado por Giugiaro, deu origem ao Golf, que foi lançado em 1974. O modelo apresentou motor dianteiro transversal, refrigerado a água, e rapidamente se tornou o símbolo dos hatchbacks modernos.

Com um design clean e robusto, o Golf foi introduzido no mercado como um carro leve e ágil, com menos de quatro metros de comprimento. A versão GTI, lançada em 1976, com 110 cv, rapidamente ganhou popularidade, superando concorrentes maiores e mais caros.

Ao longo de suas cinco décadas, o Golf conquistou um espaço significativo, vendendo mais de 37 milhões de unidades, superando até mesmo o recorde do Fusca. O Brasil, que recebeu o modelo somente em 1994, viu o Golf ser produzido localmente a partir de 1999.

VW Golf GTI 2024

Atualmente, com a oitava geração (Mk8,5) em produção, o Golf continua a ser um pilar da Volkswagen, simbolizando qualidade, inovação e desempenho.

Avalie esse artigo

Um jovem que está iniciando sua vida no mundo automobilístico, carregando uma enorme paixão sobre o assunto. Se formou no Ensino Médio e pretende se ingressar em uma faculdade. Um jovem que nos tempos vagos, se interessa em fazer atividades familiares e passar mais tempo com a família.
Posts relacionados
Notícias Carros esportivos com descontos: aproveite e adquira o seu!

Os apaixonados por carros esportivos têm bons motivos para comemorar. Três modelos bastante desejados estão…

Gabriel Schmoller
Notícias Nova linha do Honda ZR-V 2026 chega ao Brasil com surpresas discretas

Honda ZR-V 2026 chega ao Brasil com leves mudanças no visual, melhorias internas e o…

Gabriel Schmoller
Notícias Toyota Yaris Cross ou Fiat Pulse Audace Hybrid? Veja qual híbrido é melhor

A disputa entre Toyota Yaris Cross e Fiat Pulse Audace Hybrid T200 AT promete movimentar…

Gabriel Schmoller
Notícias Fiat Pulse Audace Híbrido: Desconto Imperdível de R$ 16,6 mil para CNPJ

A Fiat preparou uma oferta atraente para o Pulse Audace híbrido neste mês de outubro…

Gabriel Schmoller
Notícias Uber derruba SUVs “da moda”: veja quem foi expulso do Black

Em uma decisão que surpreende motoristas e entusiastas, a Uber decidiu retirar Citroën Basalt e…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário