Gasolina adulterada: 6 testes que você deve realizar se suspeitar do posto de combustíveis

Você sabia que, por lei, os consumidores têm o direito de solicitar testes de qualidade do combustível quando desconfiar da sua procedência durante o abastecimento? Esses testes são realizados de forma gratuita e são bastante rápidos, mas, segundo o Instituto Combustível Legal (ICL), menos de 5% dos consumidores tomam essa iniciativa. Carlo Faccio, diretor do instituto, ressalta a importância de que os cidadãos estejam cientes desse direito. “Se, inicialmente, os atendentes do posto não estiverem dispostos a ajudar, você pode registrar uma denúncia na Agência Nacional de Petróleo. Pedir o teste também ajuda a fiscalizar e combater práticas de cartel, além de garantir a livre concorrência no setor.”

Quais os recursos do novo site para instalação de um eletroposto da Volvo?
Um eletroposto da Volvo em São Sebastião/SP – Fonte/Reprodução: Volvo.

1. Avaliação visual do combustível

  • Descrição: Este teste permite ao consumidor verificar a aparência da gasolina, do óleo diesel ou do etanol em uma proveta.
  • Objetivo: Avaliar se o combustível está turvo ou contém impurezas.

2. Verificação de volume ou vazão

  • Descrição: Este teste assegura que a quantidade de combustível indicada na bomba corresponde realmente ao que foi abastecido no veículo.
  • Como funciona: Em um medidor específico, são colocados 20 litros do combustível retirado da bomba. A diferença máxima permitida entre o que a bomba indica e o que foi medido é de 100 ml a mais ou 60 ml a menos. Superando esses limites, há indícios de adulteração no combustível ou na bomba.

3. Teste da proveta

  • Descrição: Este teste verifica se a porcentagem de etanol anidro na gasolina comum está em conformidade com a legislação. A gasolina comum deve conter 27% de etanol, enquanto a premium deve ter 25%, com uma variação permitida de até 1%.
  • Como funciona: Um funcionário do posto mistura 50 ml da gasolina com 50 ml de uma solução de água com sal em uma proveta. Após 15 minutos de repouso, realiza-se a leitura do nível da mistura, usando a fórmula V = (A x 2) + 1, para verificar se a quantidade de álcool está adequada.

4. Teste do termodensímetro

  • Descrição: O termodensímetro deve estar disponível nas bombas de etanol.
  • Objetivo: A quantidade de álcool no combustível deve estar entre 92,5% e 95,4% para etanol comum e entre 95,5% e 97,7% para etanol premium. Para garantir a qualidade do produto, verifique se a linha vermelha do densímetro está centralizada e se o combustível não apresenta impurezas, colorações alaranjadas ou azuis.
Governo recebe mais de mil denúncias de preços altos em postos
Governo recebe mais de mil denúncias de preços altos em postos

5. Teste do densímetro para gasolina e diesel

  • Descrição: Utiliza um densímetro de vidro calibrado, além de uma proveta de um litro e um termômetro de imersão total, junto com uma tabela de densidades.
  • Como funciona: O teste deve indicar a massa correta do combustível a 20°C. Ao inserir o densímetro no líquido, ele se afunda até que um volume equivalente ao seu peso seja deslocado. O nível do líquido deve mostrar um ponto na escala que confirme a densidade do combustível.

6. Teste do densímetro para massa e teor alcoólico do etanol

  • Descrição: Semelhante ao teste para gasolina e diesel, verifica a qualidade do etanol.
  • Como funciona: O resultado deve estar dentro dos padrões estabelecidos na tabela de conversão para massa específica a 20°C e o teor alcoólico medido em graus INPM, conforme aferido pelo Instituto Nacional de Pesos e Medidas.

Fonte: UOL

Avalie esse artigo

Um jovem que está iniciando sua vida no mundo automobilístico, carregando uma enorme paixão sobre o assunto. Se formou no Ensino Médio e pretende se ingressar em uma faculdade. Um jovem que nos tempos vagos, se interessa em fazer atividades familiares e passar mais tempo com a família.
Posts relacionados
Notícias Brasil atinge marca histórica nas vendas de motos antes do fim do ano

Faltando mais de um mês para o encerramento de 2025, o mercado brasileiro de motocicletas…

Gabriel Schmoller
Notícias Usados Volkswagen 1.4 TSI que surpreendem pelo custo-benefício

A popularização dos motores turbo no Brasil transformou o modo como o público avalia desempenho,…

Gabriel Schmoller
Notícias O que escolher pelo preço do MG4 XPower? A resposta surpreende

O MG4 XPower se tornou um dos elétricos mais comentados do mercado brasileiro. Com estilo…

Gabriel Schmoller
Notícias Nova linha Jeep e Fiat híbrida promete sacudir o mercado em 2026

A Stellantis finalmente tornou oficial uma das mudanças mais comentadas do último ano: a chegada…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo Yaris Cross surpreende e pode virar o SUV mais econômico do país

O Toyota Yaris Cross finalmente desembarca no mercado brasileiro após meses de expectativa e diversas…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário