Toyota Corolla é o campeão em economia de combustível no Brasil
Se você aprecia sedãs e tem como prioridade encontrar um modelo que não pese no bolso em termos de consumo de combustível, você está com sorte! O mercado brasileiro oferece diversas opções que se destacam por sua eficiência.
Neste artigo, vamos explorar os cinco sedãs mais econômicos do Brasil, conforme os dados mais recentes do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). A lista inclui desde modelos híbridos, como o inigualável Toyota Corolla Hybrid, até sedãs convencionais que são mais acessíveis e igualmente eficientes.
Guia do Conteúdo
5º lugar – Honda City 1.5 16V Flex CVT
O Honda City, na sua nova geração lançada em 2021, trouxe um aumento em suas dimensões. Agora, com 4,54 metros de comprimento e 1,74 metro de largura, ele superou as medidas de seu antecessor, que tinha 4,45 metros e 1,69 metro. Porém, o espaço para bagagens sofreu uma leve redução, passando de 536 litros para 519 litros. Apesar disso, o City ainda se mantém como referência em aproveitamento de espaço na categoria.

Equipado com um motor flex de 126 cv, que pode ser abastecido tanto com etanol quanto com gasolina, o City oferece uma performance consistente em todas as suas versões. O preço inicial do modelo é de R$ 115.300 para a versão LX, podendo chegar a R$ 140.500 na versão Touring. Mesmo na configuração básica, o City vem com um sistema multimídia de 8 polegadas, compatível com Apple CarPlay e Android Auto, além de controle de áudio no volante, câmera de ré, e um conjunto robusto de recursos de segurança, incluindo controle de estabilidade e tração (VSA) e assistente para partidas em aclives (HSA).
Consumo:
- Etanol: 9,2 km/l (cidade) e 10,5 km/l (estrada)
- Gasolina: 13,1 km/l (cidade) e 15,2 km/l (estrada)
- Consumo energético: 1,53 MJ/km
4º lugar – Hyundai HB20S
O Hyundai HB20S fez sua estreia em 2013 e compartilha as mesmas características de qualidade do hatch HB20, mas com a vantagem de um porta-malas mais espaçoso, que oferece 450 litros, comparado aos 300 litros do hatch. Com 4,23 metros de comprimento, o sedã tem 33 cm a mais que a versão hatch.

O HB20S está disponível em seis versões, começando pela Comfort Plus 1.0 MT, que é equipada com um motor aspirado de três cilindros, capaz de gerar até 80 cv, e uma transmissão manual de cinco marchas, com preço a partir de R$ 97.690. A versão mais avançada, Platinum Plus 1.0 TGDI AT, possui um motor turbo de três cilindros com até 120 cv, aliado a uma transmissão automática de seis marchas, custando R$ 127.990. Mesmo na versão de entrada, o modelo conta com diversas comodidades, como acendimento automático dos faróis, computador de bordo, direção elétrica e controle de velocidade de cruzeiro.
Consumo:
- Etanol: 9,6 km/l (cidade) e 10,8 km/l (estrada)
- Gasolina: 13,4 km/l (cidade) e 15,3 km/l (estrada)
- Consumo energético: 1,49 MJ/km
3º lugar – Fiat Cronos 1.0 6V Flex MT
O Fiat Cronos, que surgiu em 2018 como sucessor do Grand Siena, oferece uma alternativa maior ao hatch Argo, com a mesma plataforma que deu origem aos SUVs Pulse e Fastback. O Cronos se destaca pelo seu porta-malas de 525 litros, o maior entre os modelos apresentados, superando até mesmo SUVs maiores. Suas dimensões incluem 4,36 metros de comprimento, 1,72 metro de largura, 2,52 metros de entre-eixos e 1,50 metro de altura.

Os preços do Fiat Cronos variam de R$ 95.990 a R$ 114.990. Todas as versões já vêm equipadas com um sistema de freios com controle eletrônico que auxilia nas arrancadas em subidas (Hill Holder), central multimídia com tela sensível ao toque de 7 polegadas com suporte a Android Auto e Apple CarPlay, além de direção elétrica e monitoramento da pressão dos pneus (iTPMS).
Consumo:
- Etanol: 9,8 km/l (cidade) e 11 km/l (estrada)
- Gasolina: 13,4 km/l (cidade) e 15,6 km/l (estrada)
- Consumo energético: 1,47 MJ/km
2º lugar – Chevrolet Onix Plus 1.0 12V Flex MT
O Chevrolet Onix Plus chegou ao mercado em 2019, substituindo o Prisma, que ainda se mantém como o sedã de entrada (Joy Plus). O Onix Plus adota as mesmas qualidades que consagraram o hatch Onix, como conforto, robustez e um bom aproveitamento de espaço. O sedã oferece um porta-malas de 469 litros, quase 200 litros a mais que o hatch, que tem 275 litros.

A versão de entrada do Onix Plus conta com um motor aspirado 1.0 de três cilindros que produz até 82 cv de potência e uma transmissão manual de seis marchas. Com preço inicial de R$ 101.590, o modelo já vem equipado com seis airbags, acendimento automático dos faróis, sistema de freios ABS, além de um sistema de distribuição de frenagem (EBD) e assistência de frenagem de urgência (PBA).
Consumo:
- Etanol: 9,3 km/l (cidade) e 13,5 km/l (estrada)
- Gasolina: 12 km/l (cidade) e 17,4 km/l (estrada)
- Consumo energético: 1,42 MJ/km
1º lugar – Toyota Corolla 1.8 16V Hybrid
A Toyota fez um investimento significativo de R$ 1 bilhão na sua fábrica em Indaiatuba para lançar o Corolla Hybrid em setembro de 2018, marcando a chegada do primeiro carro flex híbrido produzido no Brasil. Este sedã é equipado com um motor 1.8 flex que entrega até 101 cv, em combinação com um motor elétrico de 72 cv, resultando em uma potência total de 122 cv, associada a uma transmissão automática do tipo CVT.

O preço inicial da versão Altis Hybrid do Toyota Corolla é de R$ 187.790. Este modelo vem com uma gama completa de recursos, incluindo ar-condicionado automático digital, sistema de entrada sem chave (smart entry), partida por botão (push start), e uma central multimídia com tela sensível ao toque de 9 polegadas, com suporte para Android Auto e Apple CarPlay. O painel digital TFT de 12,3 polegadas é uma adição que agrega sofisticação ao interior. Além disso, a segurança é uma prioridade, com 7 airbags, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, e o pacote Toyota Safety Sense, que oferece controle adaptativo de velocidade de cruzeiro e assistente de pré-colisão.
Consumo:
- Etanol: 12,8 km/l (cidade) e 11,1 km/l (estrada)
- Gasolina: 18,5 km/l (cidade) e 15,7 km/l (estrada)
- Consumo energético: 1,21 MJ/km
