VW Polo MPI: Mais Gol que o Próprio Gol e Consumo Surpreendente!

Quando a Volkswagen lançou o Polo Track no início de 2023, ninguém imaginava que essa versão 1.0 do popular hatch poderia gerar tantas dúvidas e comparações com o já saudoso Gol. Com um visual mais robusto e preço acessível, o Track surge como uma versão simples, porém funcional, do Polo.

Mas, ao lado dele, temos o Polo MPI, que custa um pouco mais caro e tem um visual atualizado. No entanto, ao olhar com mais atenção, não é exagero afirmar que o Polo MPI é, em muitos aspectos, mais parecido com o Gol do que o próprio Gol.

Polo MPI mais gol que o próprio gol.
Foto: Divulgação/ Volkswagen

Polo MPI x Gol: A Troca de Papéis

Com o fim de produção do Gol em 2022, a Volkswagen precisou repensar sua estratégia de entrada no mercado brasileiro. O Polo MPI é uma das versões que surge para preencher essa lacuna. Com preço mais acessível que o Polo tradicional, a versão MPI usa o mesmo motor 1.0 aspirado de 84 cv e 10,3 kgfm, o que coloca ele em uma faixa de desempenho muito próxima ao do Gol.

Embora o Polo MPI tenha uma dianteira mais moderna, com faróis full-LED, os traços espartanos do Gol, como os materiais mais simples e a falta de alguns recursos, ainda estão muito presentes no modelo.

O Polo MPI é, sem dúvida, um modelo de corte de custos da Volkswagen. Para se tornar mais acessível, a marca fez algumas escolhas que, embora práticas, não podem ser ignoradas. O preço, por exemplo, é de R$ 96.490, um pouco mais alto que o Polo Track, que custa R$ 92.990, mas os dois modelos apresentam muitas semelhanças, principalmente em termos de equipamentos e desempenho.

Desempenho e Consumo: Uma Surpresa Positiva

O Polo MPI não é um carro feito para acelerar nas estradas, e seu desempenho reflete isso. A aceleração de 0 a 100 km/h leva 17 segundos, o que é considerado lento para os padrões atuais. No entanto, a grande vantagem do modelo está em seu consumo, que impressiona. Em nossos testes, o Polo MPI alcançou uma média de 14,6 km/l no ciclo urbano e 17,8 km/l na estrada, números que até mesmo alguns carros híbridos têm dificuldade em atingir. Esse consumo eficiente coloca o modelo como uma excelente opção para quem busca um hatch econômico para o dia a dia.

O modelo mantém o conforto e a estabilidade em pisos irregulares, algo que já era uma marca registrada do Gol. Buracos e ondulações nas ruas não afetam a dirigibilidade do carro, que é agradável e silencioso. A suspensão do Polo MPI é bem ajustada para as condições brasileiras, o que facilita o uso diário em cidades com ruas danificadas.

Equipamentos: O Que Fica e o Que Sai

A grande diferença entre o Polo MPI e a versão Track está nos detalhes. O Polo MPI oferece um pacote básico de conforto, com ar-condicionado, computador de bordo e retrovisores e maçanetas pintados.

No entanto, o modelo não oferece alguns recursos mais esperados em carros dessa faixa de preço, como vidros elétricos traseiros ou retrovisores com ajuste elétrico. Esses são itens que o Gol costumava oferecer, e que agora estão ausentes no Polo MPI.

O carro também sofre com a falta de qualidade no áudio, já que a ausência de tweeters compromete a experiência sonora. Isso foi identificado também no Polo Track, e não é uma característica exclusiva do modelo MPI, mas é uma limitação presente também em versões superiores como o Polo Comfortline.

Uma das surpresas, no entanto, é o sistema multimídia. O Polo MPI traz a central VW Play, e a grande sacada é o preço desse opcional: apenas R$ 100. Para quem procura um mínimo de conectividade, essa oferta é difícil de ignorar. A central permite acesso a recursos modernos de entretenimento, sem precisar pagar muito por isso.

Polo MPI mais gol que o próprio gol.
Foto: Divulgação/ Volkswagen

Design: Simples, Mas Funcional

Apesar de sua simplicidade, o Polo MPI traz um visual mais moderno comparado ao Polo Track, especialmente com os faróis full-LED. Eles não só oferecem uma iluminação de melhor qualidade, alcançando 130 metros, como também são mais eficientes em termos de visibilidade. Isso representa um grande avanço em relação aos faróis halógenos do Track, que iluminam apenas 70 metros.

No entanto, o design do Polo MPI ainda carrega traços herdados do Gol, o que, para alguns, pode ser uma vantagem, pois garante que o modelo seja mais familiar e fácil de adaptar. Com a faixa brilhante no painel e a ausência de espelhos nos para-sóis do motorista, o Polo MPI é simples, mas tem toques de sofisticação que são bem-vindos para quem busca um carro prático e com um visual mais refinado.

O Que o Polo MPI Tem a Oferecer ao Consumidor Brasileiro?

Embora o Polo MPI não seja uma revolução, ele representa uma boa alternativa para quem busca um carro econômico e confortável para o dia a dia. A combinação de preço acessível e baixa manutenção fazem deste modelo uma escolha razoável para aqueles que não exigem muito em termos de desempenho, mas preferem um carro funcional, confortável e de baixo consumo.

Com um preço ligeiramente mais alto que o Track, o Polo MPI oferece um pouco mais de conforto, mas ainda peca em termos de equipamentos e qualidade de som. Porém, sua grande vantagem continua sendo a economia, tanto no consumo quanto no custo de manutenção.

Leia também!

Avalie esse artigo

Redator online do Agora Motor, antes mesmo de concluir o ensino médio e fazer a carteira, Gabriel já está envolvido no universo automotivo. Produz conteúdos informativos e relevantes, com foco em lançamentos, notícias e tudo que movimenta o setor. Interessado em aprender e crescer na área, acompanha de perto as tendências do mercado e busca tornar a informação acessível a todos os leitores.
Posts relacionados
Notícias Novo Dolphin 2026 surpreende com item inédito e visual repaginado

O Dolphin 2026 chega com mudanças importantes que mostram a evolução da BYD no segmento…

Gabriel Schmoller
Notícias Nova Honda PCX 2026 chega com novidades, preço atualizado e ficha técnica completa

A nova Honda PCX 2026 chega ao mercado brasileiro mantendo o posto de scooter mais…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo Corolla 2026 apresentado cheio de novidades e com versão de até 400 cv

O Toyota Corolla está prestes a entrar em uma nova fase tecnológica e de desempenho….

Gabriel Schmoller
Notícias 5 marcas de carros que o Brasil sente falta e deveriam voltar logo

O Brasil é um dos maiores mercados automotivos do mundo e, mesmo com a chegada…

Gabriel Schmoller
Notícias Ford oferece descontos de até R$ 80 mil na Ranger; veja como aproveitar

A Ford Ranger continua entre as picapes médias mais vendidas no Brasil. Desde sua chegada…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário