Os 10 Carros Mais Vendidos de Todos os Tempos no Brasil: Prepare-se para Se Surpreender com o 1º Lugar!

O Brasil possui um mercado automotivo único, onde modelos globais convivem com carros que são projetados especificamente para atender às necessidades dos consumidores brasileiros. Essa combinação resulta em uma lista de vendas muito interessante, onde algumas marcas e modelos se tornaram sinônimos de confiabilidade, resistência e sucesso no país.

A lista dos 10 carros mais vendidos de todos os tempos no Brasil traz uma mistura de veículos que marcaram diferentes gerações de motoristas, com modelos de várias décadas ainda figurando entre os mais procurados. Desde os populares carros de entrada até os modelos mais sofisticados, cada um desses veículos tem uma história para contar.

Vamos explorar esses carros que não só dominaram o mercado, mas também se tornaram ícones no imaginário coletivo brasileiro, e entenda o que os tornou tão especiais.

1º Lugar: Volkswagen Gol – 6,9 Milhões de Unidades

Período: 1980 até hoje

O Gol é, sem dúvida, o grande campeão quando se trata de carros mais vendidos no Brasil. Desde o seu lançamento em 1980, o Gol rapidamente conquistou os corações dos brasileiros, tornando-se um verdadeiro ícone automotivo. A Volkswagen acertou em cheio ao projetar um carro que atendesse a todas as necessidades do consumidor local: um modelo robusto, com mecânica simples, manutenção acessível e que, ao mesmo tempo, oferecesse um design atrativo e moderno para a época.

gol g6 branco
Foto: Divulgação/ Volkswagen

Nos primeiros anos de produção, o Gol já se destacava por sua economia de combustível, o que fez com que ele fosse amplamente adotado como veículo de família e até mesmo para o uso comercial. Além disso, a mecânica do Gol foi sempre uma das suas principais vantagens, já que o modelo era fácil de ser mantido e tinha peças relativamente baratas. Durante sua longa trajetória, o Gol passou por várias atualizações, mas sempre manteve sua essência, o que fez dele um carro extremamente popular.

Com o Gol, a Volkswagen consolidou sua posição no mercado brasileiro e, por muito tempo, ele foi o carro mais vendido do país, mantendo a liderança por 26 anos consecutivos. Embora o modelo tenha começado a mostrar sinais de cansaço nos últimos anos, ele continua sendo um dos carros mais vendidos do Brasil, especialmente em sua versão mais simples.

Em 2024, a Volkswagen planeja substituir o Gol por uma linha de SUVs pequenos, fabricados sobre a plataforma MQB, mas ainda não há uma decisão final sobre a continuidade do nome Gol. O que é certo é que o modelo vai sempre ocupar um lugar especial na história automotiva do Brasil.

2º Lugar: Fiat Uno – 3,2 Milhões de Unidades

Período: 1984 a 2021

Lançado em 1984, o Fiat Uno foi um marco no mercado brasileiro, sendo o primeiro projeto global da montadora italiana a ser oferecido no país. O modelo revolucionou o mercado de compactos, trazendo inovações tanto no design quanto na eficiência de uso do espaço. O Uno tinha um formato arrojado e muito distinto de outros carros da época, com linhas mais curvadas e compactas, o que lhe conferia um bom coeficiente aerodinâmico. Isso, aliado a um motor econômico e uma excelente oferta de versões, fez com que o Uno se destacasse no Brasil.

fiat uno way azul
Foto: Divulgação

A “Botinha Ortopédica”, como era carinhosamente chamada, foi um modelo revolucionário que combinava a proposta de um carro econômico e funcional com um design único. Sua mecânica simples e a manutenção barata o tornaram um carro extremamente acessível para as classes populares, o que contribuiu para o seu sucesso. Além disso, o Uno foi um grande rival do Gol nas décadas seguintes, sempre figurando entre os carros mais vendidos do Brasil.

A segunda geração do Uno, que chegou ao mercado brasileiro no início dos anos 1990, foi um sucesso ainda maior. A Fiat, com o Uno, conseguiu garantir uma boa fatia de mercado, competindo diretamente com o Gol e outros carros compactos. O modelo passou por várias atualizações ao longo dos anos, e sua produção foi mantida até 2021, quando finalmente foi descontinuado. Mesmo com a chegada de novos modelos e novas tecnologias, o Uno nunca perdeu sua popularidade entre os brasileiros, com mais de 3,2 milhões de unidades emplacadas.

3º Lugar: Volkswagen Fusca – 3 Milhões de Unidades

Período: 1959 a 1986 e 1993 a 1996

O Fusca é, sem dúvida, um dos carros mais icônicos da história automobilística do Brasil. Lançado em 1959, o modelo logo se tornou parte do cotidiano dos brasileiros e não foi apenas o carro mais vendido por várias décadas, mas também um verdadeiro símbolo de um país em desenvolvimento. Seu formato peculiar, a mecânica extremamente simples e sua durabilidade fizeram do Fusca um modelo indispensável para diversas famílias brasileiras, especialmente em uma época em que o país ainda se encontrava em processo de industrialização.

volkswagen fusca bage
Foto: Divulgação

A versão “Besouro” ou “Fusca”, como ficou conhecido, foi responsável por mudar a forma como os brasileiros viam o carro popular. Seu motor traseiro e sua tração traseira conferiram uma estabilidade única ao modelo, e sua manutenção barata fez com que o Fusca fosse um dos carros mais procurados para quem buscava um automóvel funcional e de baixo custo.

Embora tenha sido aposentado em 1986, o Fusca foi trazido de volta em 1993, após um apelo popular durante o governo do presidente Itamar Franco, sendo chamado de “Fusca Itamar”. O modelo ainda conseguiu conquistar o público, mas sua produção foi encerrada definitivamente em 1996. Apesar de sua aposentadoria, o Fusca segue sendo um dos carros mais amados pelos brasileiros, com grande número de entusiastas que ainda mantém o modelo em bom estado no mercado de usados.

4º Lugar: Fiat Palio – 2,5 Milhões de Unidades

Período: 1996 a 2017

O Fiat Palio surgiu em 1996 como uma resposta da Fiat ao sucesso do Gol. O modelo foi um grande lançamento e imediatamente conquistou a confiança dos brasileiros, se tornando um dos carros mais vendidos do Brasil por muitos anos. O Palio foi um dos primeiros modelos globais da Fiat, e sua produção no Brasil tinha como objetivo consolidar a marca italiana no mercado latino-americano. Com um design moderno e eficiente, o Palio agradou tanto pela sua mecânica simples quanto pela versatilidade de versões que atendiam a diferentes perfis de consumidores.

Fiat Palio verde em fundo verde
Foto: Reprodução/Fiat

Durante sua produção, o Palio passou por várias modificações e atualizações, incluindo uma versão perua (Palio Weekend), picape e até um sedã (Palio Siena), o que aumentou ainda mais sua popularidade. O modelo também foi oferecido em várias versões de acabamento, com motores que iam de 1.0 até 1.6, e isso ajudou a Fiat a atrair uma ampla gama de consumidores. Além disso, o Palio foi um dos carros preferidos pelas famílias brasileiras que buscavam um veículo de custo acessível, com bom desempenho e baixo custo de manutenção.

O Palio foi reformulado várias vezes ao longo dos anos, mas em 2017 a Fiat decidiu descontinuá-lo, dando lugar a novos modelos como o Argo. No entanto, o legado do Palio, com seus 2,5 milhões de unidades emplacadas, continua sendo um dos maiores sucessos da Fiat no Brasil.

5º Lugar: Chevrolet Celta – 1,7 Milhão de Unidades

Período: 2000 a 2015

O Chevrolet Celta foi um dos maiores sucessos da General Motors no Brasil. Lançado no final dos anos 1990, o modelo chegou para disputar o mercado de compactos, sendo uma opção de entrada que rapidamente conquistou o público. Fabricado na planta de Gravataí (RS), o Celta trouxe consigo um design simples e eficiente, com um preço competitivo e um desempenho satisfatório para o que se esperava de um carro popular.

Chevrolet celta marrom na diagonal.
Foto: Divulgação

Uma das maiores inovações do Celta foi a sua comercialização através da internet, algo pioneiro para a época. O modelo estava disponível com motor 1.0 de 60 cv e configurado inicialmente como um hatch de duas portas. Mesmo sendo um carro de baixo custo, o Celta sempre ofereceu um bom nível de acabamento e conforto, o que o tornou ideal para quem buscava praticidade e economia sem abrir mão de um design moderno para a época.

Durante seus 15 anos de produção, o Celta passou a oferecer outras opções de motorização, como o motor 1.4, e versões especiais. Ele disputou o mercado com outros compactos populares, como o Gol e o Palio, mas se manteve firme nas vendas, principalmente nas faixas de entrada. Além disso, o modelo foi um dos primeiros a incorporar itens de segurança como airbag duplo frontal e freios ABS, atendendo às exigências da legislação brasileira.

Em 2015, a General Motors decidiu descontinuar o modelo, mas o legado do Celta como um dos carros mais vendidos do país segue vivo, com ele ainda sendo encontrado em grande número no mercado de usados, devido à sua resistência e baixo custo de manutenção.

6º Lugar: Chevrolet Chevette – 1,6 Milhão de Unidades

Período: 1973 a 1993

Lançado pela General Motors em 1973, o Chevette foi um marco importante na indústria automobilística brasileira. O modelo foi um dos primeiros da Chevrolet a se adaptar ao mercado nacional, e foi desenvolvido a partir do Projeto T, que originou a quarta geração do Opel Kadett. O Chevette se destacava por ser um carro compacto e acessível, mas com um nível de acabamento e conforto superior ao de outros modelos da mesma categoria.

Chevrolet chevette na estrada.
Foto: Divulgação

Sua mecânica robusta e o motor 1.4, com tração traseira e câmbio de marchas macio, conquistaram rapidamente o público brasileiro. Durante sua produção, o Chevette foi um grande sucesso de vendas, sendo produzido também em variantes hatch e sedã, com versões mais esportivas, como o Chevette GP e o Chevette Tubarão, que foi uma reestilização do modelo feita em 1983.

O modelo permaneceu na linha da Chevrolet até 1993, quando foi descontinuado para dar lugar ao moderno Corsa. No entanto, o Chevette já tinha deixado sua marca no Brasil, com uma legião de fãs e uma excelente aceitação entre motoristas que buscavam um carro confiável e econômico. Apesar de sua aposentadoria, o Chevette continua sendo um carro muito querido no mercado de carros clássicos e também é possível encontrar unidades bem conservadas até hoje.

7º Lugar: Chevrolet Corsa Sedan/Classic (Geração 1) – 1,5 Milhão de Unidades

Período: 1995 a 2016

O Chevrolet Corsa foi outro grande sucesso da montadora americana no Brasil, especialmente sua versão sedã, que foi lançada em 1995. O Corsa Sedan surgiu como uma alternativa ao mercado de sedãs compactos, com um design simples, mas eficiente, e um ótimo custo-benefício. O modelo rapidamente se tornou um dos mais vendidos no país, conquistando motoristas que buscavam um carro acessível, com bom desempenho e um bom espaço interno.

Frente do Chevrolet Classic.
O Classic era inicialmente chamado de Corsa sedan. Foto: Divulgação

Uma das características que tornou o Corsa Sedan popular foi a sua versatilidade. Além da versão hatch, que já fazia sucesso, a variante sedã foi um grande acerto da GM, oferecendo um bom porta-malas e um desempenho suficiente para o dia a dia. O Corsa Sedan esteve disponível em várias motorizações ao longo dos anos, desde o motor 1.0 até o 1.6, e sempre teve um bom equilíbrio entre conforto, desempenho e economia.

Em 2002, a segunda geração do Corsa foi lançada, mas a versão sedã continuou a ser produzida sob o nome de Classic. O Corsa Classic teve vida longa, sendo produzido até 2016, quando foi finalmente descontinuado, mas a linha Corsa Sedan continuou a ser uma das mais queridas do Brasil, com mais de 1,5 milhão de unidades emplacadas.

8º Lugar: Volkswagen Kombi – 1,5 Milhão de Unidades

Período: 1950 a 2013

A Volkswagen Kombi foi mais do que um simples carro comercial: ela se tornou um símbolo de versatilidade e resistência, especialmente em uma época em que os veículos utilitários eram escassos. Lançada em 1950, a Kombi conquistou uma legião de fãs por ser robusta, confiável e prática. Durante suas mais de seis décadas de produção no Brasil, a Kombi foi utilizada para os mais diversos fins, desde transporte de mercadorias até viagens familiares e até como veículo para empresas.

volkswagen kombi azul com branca
Foto: Divulgação

Com sua capacidade de carga de 1 tonelada e um motor traseiro, a Kombi era praticamente imbatível em termos de durabilidade. Ela foi usada em diversas variantes, incluindo modelos de transporte de passageiros e de carga. Mesmo com o advento de novos veículos comerciais e utilitários, a Kombi manteve-se firme no mercado brasileiro, sempre com um design simples e um motor que não decepcionava.

A produção da Kombi foi encerrada em 2013, mas a despedida do modelo foi feita com uma edição especial chamada “Last Edition”, em homenagem aos seus últimos anos de produção. O modelo continua sendo muito querido por entusiastas e colecionadores, e é comum ver unidades da Kombi restauradas circulando pelas ruas do Brasil.

9º Lugar: Ford Corcel – 1,3 Milhão de Unidades

Período: 1969 a 1985

O Ford Corcel foi um dos carros mais importantes da história da montadora no Brasil. Lançado em 1969, ele se tornou um dos carros mais vendidos do país, especialmente por se destacar no segmento de sedãs médios. O Corcel foi resultado da compra da Willys-Overland pela Ford, que permitiu a adaptação do modelo francês Renault 12 para o mercado brasileiro.

Ford Corcel 1 vermelho na estrada de terra.
Foto: Divulgação.

Com uma mecânica simples e confiável, o Corcel conquistou o público pela sua robustez e também pelo seu bom nível de acabamento. Durante sua produção, o modelo passou por várias atualizações, com a introdução de novos motores e versões mais modernas. A versão Corcel II, lançada em 1977, foi um grande sucesso, e ajudou a consolidar o nome do modelo no mercado brasileiro.

O Corcel teve vida longa no Brasil, sendo produzido até 1985, quando foi finalmente descontinuado para dar lugar ao Ford Escort. Até hoje, o Corcel é lembrado com carinho por quem teve o prazer de dirigir um, e continua sendo um dos carros mais icônicos da história do automóvel brasileiro.

10º Lugar: Ford Fiesta – 1,2 Milhão de Unidades

Período: 1995 a 2019

O Ford Fiesta foi um modelo fundamental para a montadora americana no Brasil, especialmente após a dissolução da parceria com a Volkswagen na Autolatina. Lançado no Brasil em 1995, o Fiesta chegou importado da Espanha como a terceira geração do compacto, e foi rapidamente aceito pelos consumidores brasileiros, que passaram a gostar da sua combinação de design moderno, bom desempenho e preço acessível.

Foto frontal de um Ford Fiesta em 2023 vermelho andando em uma estrada
O modelo apresenta um visual extremamente aerodinâmico e chamativo. Foto: Divulgação.

Leia Também: Renault Descontinua Modelos Populares: Saiba Tudo Sobre a Mudança!

A produção do Fiesta foi iniciada no Brasil em 1996, e o modelo rapidamente ganhou popularidade, principalmente com a chegada da quarta geração, em 2002. O Fiesta se tornou um dos carros mais vendidos do Brasil, sendo fabricado no Brasil até 2014, quando a versão importada do México passou a ser a principal. Durante sua produção, o Fiesta passou por várias atualizações e ganhou versões mais sofisticadas, como o Fiesta Rocam e o New Fiesta, além da versão esportiva com motor turbo.

Em 2019, a Ford anunciou a descontinuação do modelo, encerrando a produção do Fiesta no Brasil. No entanto, o legado do modelo, com mais de 1,2 milhão de unidades vendidas, permanece na memória dos motoristas que tiveram a oportunidade de dirigir um Fiesta.

Avalie esse artigo

Um jovem que está iniciando sua vida no mundo automobilístico, carregando uma enorme paixão sobre o assunto. Se formou no Ensino Médio e pretende se ingressar em uma faculdade. Um jovem que nos tempos vagos, se interessa em fazer atividades familiares e passar mais tempo com a família.
Posts relacionados
Notícias VW Tera 2026 tem ficha técnica completa revelada: motor, consumo e versões

A Volkswagen apresentou todos os detalhes técnicos do seu novo SUV compacto: o VW Tera…

Gabriel Schmoller
Notícias Fiat lança descontos de até R$ 26 mil para PCD: veja quais modelos estão mais baratos

A Fiat iniciou uma nova fase de sua campanha para o público PCD (Pessoas com…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo Taos 2026 promete surpreender com visual renovado e mais tecnologia

O Volkswagen Taos 2026 foi finalmente revelado e chega “em breve” ao mercado brasileiro com…

Gabriel Schmoller
Notícias Toyota Yaris Cross pode ser o híbrido mais acessível do Brasil

O mercado automotivo brasileiro está prestes a ganhar um novo protagonista entre os SUVs compactos…

Gabriel Schmoller
Notícias O Toyota Yaris Cross vai mudar tudo: Descubra se vale esperar pelo SUV híbrido

A Toyota está prestes a dar um passo importante no mercado brasileiro com o lançamento…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário