Nova Gasolina com Mais Etanol Pode Ser um Problema para Motos – Entenda os Impactos

Recentemente, uma mudança significativa na composição da gasolina foi anunciada pelo Ministério de Minas e Energia do Brasil, e ela pode ter consequências inesperadas para os motociclistas. Na terça-feira (18/03), o Ministério divulgou os resultados dos testes de viabilidade técnica realizados em conjunto com o Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), com o objetivo de avaliar o uso de gasolina com 30% de etanol. De acordo com as autoridades, aumentar a quantidade de etanol na gasolina, atualmente de 27%, para 30% seria uma mudança técnica viável.

Além disso, o governo federal argumenta que essa alteração pode ser benéfica para o Brasil de diversas maneiras. Com mais etanol na gasolina, seria possível diminuir a dependência do país em relação às importações de combustíveis fósseis, além de uma possível redução de até R$ 0,13 por litro do preço da gasolina. Uma boa notícia para os consumidores, certo? Mas a realidade não é tão simples, especialmente quando se trata de veículos mais sensíveis, como as motocicletas.

Dianteira da Honda NXR 160 Bros 2025.
Honda NXR 160 Bros 2025

Embora o governo e as autoridades do setor de energia estejam otimistas, os testes realizados pelo IMT levantaram algumas preocupações em relação às motocicletas. A Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), entidade que reúne as principais fabricantes de motos no Brasil, expressou sua preocupação sobre os resultados dos testes realizados com as motos.

Durante os experimentos, 13 motocicletas foram usadas para testar o combustível com 30% de etanol. O que foi observado é que algumas delas tiveram dificuldades de partida, especialmente em condições de temperatura mais baixa, ou seja, “partida a frio”. Esse tipo de problema é esperado, já que os motores monocombustíveis de motos pequenas, especialmente aqueles com arrefecimento a ar, são mais suscetíveis a dificuldades quando expostos a maiores concentrações de etanol.

A Reação da Abraciclo: Apoio, Mas Com Cuidados

Em um comunicado oficial, a Abraciclo afirmou que, embora a entidade apoie o uso de biocombustíveis e a iniciativa do governo de ampliar a quantidade de etanol na gasolina, a associação está atenta aos possíveis impactos dessa mudança para o setor de motos. A entidade destacou que, apesar de os testes com o E30 (gasolina com 30% de etanol) terem levantado questões relevantes, o setor continua comprometido com a utilização de combustíveis sustentáveis, como o etanol. A posição da Abraciclo também menciona que, como parte do acompanhamento dos testes, a avaliação dos resultados e os ensaios indicaram que ajustes podem ser necessários para garantir o funcionamento seguro e adequado das motocicletas.

“A Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – ABRACICLO, entidade que representa o Setor de Duas Rodas no País, apoia o uso dos biocombustíveis e sua contribuição para a economia e o meio ambiente, sendo o Brasil pioneiro mundial no desenvolvimento e produção das motocicletas equipadas com tecnologia flex fuel. A Associação integrou o grupo de acompanhamento dos testes do E30, realizados pelo Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), e a avaliação dos resultados e ensaios indicaram pontos de atenção. O tema continuará sendo acompanhado visando a segurança e o adequado funcionamento das motocicletas em circulação.”

Por Que a Gasolina com Mais Etanol Pode Ser um Problema para as Motos?

Agora, se você está se perguntando por que as motocicletas são mais afetadas por essa mudança do que outros veículos, a explicação está no próprio funcionamento dos motores das motos. A gasolina com maior teor de etanol pode alterar o desempenho de motores monocombustíveis, que não foram projetados para lidar com concentrações mais altas de etanol. Isso se torna ainda mais evidente em motos pequenas, que possuem um sistema de arrefecimento a ar, que é menos eficiente para controlar a temperatura do motor, deixando-o mais suscetível a problemas relacionados ao combustível.

Lateral da Honda NXR 160 Bros 2025.
Honda NXR 160 Bros 2025

Em termos técnicos, o etanol tem uma capacidade de resfriamento superior à da gasolina, o que pode, em algumas circunstâncias, fazer com que o motor funcione de maneira inadequada, especialmente em arranques a frio. Além disso, o etanol tem uma taxa de evaporação mais alta, o que pode resultar em dificuldades para o motor “pegar” no momento de partida, um problema que se torna mais evidente em temperaturas mais baixas. Para veículos de maior porte, como carros, essas questões podem ser menos notáveis, já que muitos desses veículos possuem motores flex fuel e sistemas de gerenciamento eletrônico mais avançados, que ajudam a compensar essas mudanças. Porém, para motos, a situação é mais delicada.

O Que Diz a Legislação?

A alteração do teor de etanol na gasolina não é uma medida tomada de forma arbitrária. Na realidade, a legislação brasileira já permite que a mistura de etanol na gasolina seja aumentada até 35%, desde que sejam realizados estudos e que se prove a viabilidade técnica dessa alteração. A Lei 14.993, sancionada em 2024, regulamenta a produção e o uso de combustíveis sustentáveis no Brasil, e a mudança para 30% de etanol na gasolina está dentro dessa margem.

No entanto, a legislação também deixa claro que, para que essa mudança seja implementada de forma segura e eficaz, é necessário garantir que não haja impactos negativos no desempenho dos veículos, principalmente em relação aos mais vulneráveis, como as motocicletas. Para isso, o Ministério de Minas e Energia, junto com outras autoridades, está avaliando cuidadosamente os testes realizados e os impactos que essa alteração pode causar nos diferentes tipos de veículos.

Impacto no Mercado e no Preço dos Combustíveis

Além das preocupações com o desempenho das motocicletas, outra questão importante é o impacto no preço da gasolina. O governo argumenta que o aumento do teor de etanol poderia resultar em uma redução no custo do combustível, beneficiando diretamente o consumidor. Com mais etanol na mistura, menos gasolina seria necessária para o abastecimento, o que poderia, teoricamente, reduzir o preço da gasolina em até R$ 0,13 por litro. Isso se alinha com a estratégia de tornar o país mais independente da importação de combustíveis fósseis e incentivar a utilização de fontes renováveis, como o etanol.

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Embora essa seja uma proposta atraente para muitos consumidores, o setor de motocicletas está preocupado com os impactos dessa mudança, que pode afetar diretamente a confiabilidade e o desempenho das motos. A alteração do combustível pode ser mais desafiadora para os fabricantes de motos, que precisariam adaptar os motores para lidar com essa nova mistura. Isso geraria custos adicionais e poderia impactar a oferta de modelos adequados para essa nova realidade.

O Próximo Passo: O Que Esperar da Avaliação Final

Após a conclusão dos testes técnicos e a coleta de dados sobre os efeitos do E30, o projeto passará para a próxima fase, que envolverá uma nova avaliação pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). A expectativa é que o CNPE aprove a medida ainda este ano, com base nos resultados dos testes realizados. Caso o projeto seja aprovado, a mudança poderá entrar em vigor nos próximos meses, afetando diretamente a composição da gasolina comum utilizada no país.

Traseira da Honda NXR 160 Bros 2025.
Honda NXR 160 Bros 2025

No entanto, como a experiência com as motocicletas mostrou, a adaptação do setor de duas rodas a essa nova mistura pode exigir ajustes técnicos, novos testes e, possivelmente, mais regulamentações específicas para garantir que os veículos continuem funcionando de maneira segura e eficiente. A comunidade de motociclistas, portanto, seguirá acompanhando de perto as decisões do governo e os próximos passos dessa mudança que pode alterar profundamente o mercado de combustíveis no Brasil.

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Um jovem que está iniciando sua vida no mundo automobilístico, carregando uma enorme paixão sobre o assunto. Se formou no Ensino Médio e pretende se ingressar em uma faculdade. Um jovem que nos tempos vagos, se interessa em fazer atividades familiares e passar mais tempo com a família.
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Gabriel Schmoller
1 comentário
  • Responder

    Minha moto já está dando defeito na partida, já levei no mecânico fez todos os testes possíveis e nada era, chegamos a conclusão que sim poderia ser a gasolina pela nova mudança que teve. Só que esse problema vai resolver como? Quem tem moto de desfaz?
    Isso é muito estre, pega a moto

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