IIHS vai te surpreender: Um dos novos critérios de segurança é os Bancos traseiros!
A segurança veicular está evoluindo e, com isso, o foco dos testes de segurança também. O IIHS (Instituto de Seguradoras para Segurança Rodoviária) anunciou mudanças significativas em seus critérios para premiação de veículos, com ênfase inédita no banco traseiro dos carros.
Fundado em 1959 por três seguros, o IIHS, que atualmente opera de forma independente, tem se destacado ao aprimorar continuamente os padrões de segurança, concedendo prêmios anuais para os modelos mais seguros do mercado.
Em 2025, os critérios para qualificação para os prêmios passaram por uma revisão rigorosa, resultando em uma quantidade menor de modelos pré-qualificados.

Guia do Conteúdo
Menos Modelos Qualificados em 2025
Até o momento, apenas 48 modelos de carros, SUVs e picapes estão classificados para a premiação de 2025, uma redução especial em comparação com os 71 veículos que foram pré-qualificados nesta época no ano passado.
Essa redução reflete o rigor crescente das critérios do IIHS para garantir que os veículos ofereçam proteção de ponta a todos os ocupantes, especialmente aqueles no banco trazeiro.
Foco No Banco Traseiro: Um Novo Capítulo da Segurança
Por muitos anos, os testes de segurança foram focados, principalmente, na proteção do motorista e do passageiro do banco dianteiro. Contudo, o IIHS decidiu expandir a sua avaliação para incluir a segurança dos passageiros no banco traseiro, uma preocupação crescente à medida que os carros modernos se tornam mais sofisticados.
As novas funcionalidades apresentam melhorias nas estruturas dos veículos, incluindo um avanço significativo nos sistemas de airbags e cintos de segurança, que agora precisam ser ainda mais eficazes para mitigar os efeitos de impactos para todos os ocupantes, não apenas para aqueles que se sentam na frente.
Historicamente, as inovações mais importantes na segurança automotiva, como o fortalecimento da estrutura dos veículos e o aprimoramento dos airbags, foram focadas no banco dianteiro.
Com isso, o banco traseiro ficou muitas vezes em segundo plano. A introdução de medidas de proteção para os passageiros que viajam atrás promete alterar esse cenário.
Novos Testes Com Foco na Realidade do Trânsito
Um dos principais avanços é a introdução de um manequim adicional no teste, representando uma mulher de menor estatura ou uma criança de 12 anos sentada no banco traseiro, atrás do motorista.
Isso se deve ao reconhecimento de que a dinâmica dos impactos é diferente para passageiros de estatura menor. As novas análises que guiarão as avaliações visam medir com mais precisão os ferimentos mais comuns entre os ocupantes do banco traseiro, como lesões no pescoço, coluna e cabeça.
Essas mudanças são um reflexo das transformações na maneira como os fabricantes de automóveis se preocupam com a segurança dos passageiros.
Enquanto o banco dianteiro continuava a ser a principal área de foco, o banco traseiro agora se torna um ponto essencial de atenção, especialmente considerando que, mesmo nos carros mais seguros, a segunda fileira de assentos continua a ser, de forma geral, a posição mais segura para crianças menores de 13 anos.

Impacto nas Picapes e SUVs
Uma das grandes surpresas da lista de pré-qualificados para o prêmio de 2025 é a ausência de minicarros, sedãs, minivans e picapes pequenos. Essa é uma mudança específica, especialmente para os consumidores que consideram essas categorias como opções populares para viagens familiares.
No entanto, devido ao tamanho e à robustez dos seus modelos, apenas duas picapes de grande porte conseguem se qualificar para a premiação: o Rivian R1T e o Toyota Tundra.
A lista de veículos selecionados é composta, em sua maior parte, por SUVs, que, devido ao seu tamanho e design, procuram se ajustar melhor às novas exigências de segurança.
Essa exclusão de categorias menores pode ser um reflexo da complexidade envolvida em oferecer um alto nível de proteção em veículos menores, onde o espaço para implementação de sistemas de segurança mais avançados pode ser mais restrito.
Além disso, as picapes de maior porte e os SUVs, com suas estruturas mais robustas, oferecem mais possibilidades para a inclusão de novos mecanismos de proteção sem comprometer o desempenho.
O Que Esperar Para o Futuro da Segurança Automotiva
Essas mudanças nos critérios de segurança do IIHS marcam um avanço significativo para a indústria automotiva. A introdução do banco traseiro como uma prioridade nos testes vai, sem dúvida, incentivar os fabricantes a investir ainda mais em tecnologias que aumentam a proteção dos passageiros traseiros.
Isso também é um reflexo das mudanças nos padrões de mobilidade e das novas necessidades da sociedade, em que cada vez mais famílias optam por carros maiores, como SUVs, para acomodar mais pessoas de forma confortável e segura.
O IIHS, ao adotar essas novas critérios, está alinhado com as tendências globais de segurança, buscando criar um ambiente mais seguro para todos os ocupantes do veículo, independentemente da posição em que estão sentados.
Essa mudança é mais um passo em direção a carros cada vez mais seguros e adaptados às necessidades reais dos consumidores.
O que isso significa para os consumidores?
Para os consumidores, a mudança nos critérios de segurança significa que, ao escolher um veículo, será ainda mais importante considerar a proteção oferecida aos passageiros que viajam no banco traseiro.
Em particular, as famílias e aqueles que frequentemente transportam crianças serão beneficiados diretamente pelas mudanças. Além disso, a presença de novos critérios de avaliação poderá fornecer uma imagem mais clara de como os carros se comportam em situações de impacto, oferecendo uma base sólida para decisões de compra mais informadas.
Com uma mudança no foco para os ocupantes do banco traseiro, podemos esperar que mais veículos se tornem ainda mais seguros nos próximos anos. Isso também deve levar a mais inovações tecnológicas, já que os fabricantes de carros serão desafiados a superar os novos padrões estabelecidos pelo IIHS.
Os consumidores poderão escolher veículos que ofereçam proteção de ponta em todas as áreas, garantindo não apenas a segurança do motorista, mas também de todos os passageiros.

A Segurança Como Prioridade Máxima
A mudança nas avaliações do IIHS é uma indicação clara de que a segurança automotiva está evoluindo para atender a novas necessidades. Embora os avanços tenham sido significativos nos bancos dianteiros, agora é uma vez que os ocupantes do banco traseiro recebem mais atenção.
Com a introdução de manequins adicionais e novas parâmetros de avaliação, os testes de segurança foram incluídos mais completos e realistas, refletindo melhor a complexidade dos acidentes de trânsito e o impacto sobre todos os ocupantes do veículo.
A indústria automotiva deve, agora, se adaptar a essas novas critérios, oferecendo aos consumidores carros mais seguros e inovadores. A estreia do IIHS de 2025 será, sem dúvida, um reflexo dessas mudanças e um marco para a segurança veicular no futuro.
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