Está Pensando em Comprar a Nova XRE 190? Veja 3 Motivos Que Podem Fazer Você Mudar de Ideia!

A nova Honda XRE 190 2025 chegou ao mercado com cara renovada, novos recursos e aquela proposta de sempre: ser a trail ideal para o uso urbano com pegada aventureira. Com visual mais moderno e pequenas melhorias no pacote de equipamentos, ela se apresenta como uma das opções mais desejadas entre as motos de entrada para quem quer sair das ruas e encarar algumas estradinhas de terra.

Mas, por trás do design imponente e da fama de confiabilidade da Honda, ainda existem alguns pontos que fazem muitos motociclistas pararem para pensar: será que vale mesmo a pena pagar quase R$ 30 mil por essa trail 190cc? A resposta não é tão simples. Por isso, listamos aqui três razões bem fortes para pensar duas vezes antes de fechar negócio em uma XRE 190 0km.

Honda XRE 190 2025 na diagonal.
Foto: Reprodução

Se você está em dúvida entre ela e rivais como Yamaha Crosser, Dominar 400 ou mesmo pensando em pular direto para uma Sahara 300, essa leitura vai abrir seus olhos.

Potência: A diferença é menor do que parece

Quem olha para a XRE 190 esperando um salto de desempenho em relação à Honda Bros 160, pode acabar um pouco decepcionado. Sim, a XRE tem mais motor. Mas será que essa potência extra realmente faz tanta diferença?

A parte técnica

A XRE 190 utiliza um motor monocilíndrico OHC Flex arrefecido a ar, com exatos 184,4 cm³, entregando 16 cv de potência com etanol e 15,9 cv com gasolina, além de um torque de 1,66 kgf.m com etanol e 1,65 kgf.m com gasolina.

Já a Bros 160, com motor de 162,7 cm³, entrega 14,3 cv (etanol) e 14,2 cv (gasolina) com torque de 1,45 kgf.m. Em outras palavras, a diferença de potência e torque existe, mas é muito sutil – estamos falando de menos de 2 cv a mais, o que na prática não se traduz necessariamente em um ganho perceptível para a maioria dos usuários.

E o desempenho na prática?

O desempenho da XRE 190 ainda é bastante voltado para o uso urbano e pequenas viagens, mantendo uma condução suave e relativamente confortável em rodovias. No entanto, quem espera uma moto com mais “pegada”, especialmente em subidas, ultrapassagens e viagens mais longas, pode acabar sentindo falta de mais vigor.

Neste cenário, faz mais sentido considerar modelos como a Honda Sahara 300, que tem um motor mais encorpado, entrega mais de 25 cv e está mais preparada para o uso misto – embora com um custo mais elevado. Outras boas alternativas são:

  • Yamaha Lander 250 – Com 20,7 cv e excelente capacidade off-road.
  • Bajaj Dominar 400 – Com nada menos que 40 cv, além de um pacote técnico bem recheado.

Essas opções entregam mais desempenho, seja para estrada, seja para quem quer uma motocicleta que não fique limitada ao uso urbano.

Ainda faltam equipamentos de série? Sim, e isso pesa

A Honda tentou atualizar a XRE 190 para torná-la mais atraente em 2025. E conseguiu algumas melhorias sim:

  • Painel tipo Blackout, com boa visualização
  • Farol em LED, mais moderno e eficiente
  • Porta USB-C, muito bem-vinda para quem usa GPS no celular
  • Suspensão dianteira atualizada
  • Freio com ABS na roda dianteira

Mas será que isso é suficiente?

Honda XRE 190 2025 dianteira.
Foto: Reprodução

Comparando com a concorrência…

Quando colocamos a XRE 190 lado a lado com outras opções do mercado, percebemos que ela ainda não entrega o melhor custo-benefício em equipamentos.

A Bajaj Dominar 400, por exemplo, traz uma lista de série muito mais robusta, incluindo:

  • ABS nas duas rodas
  • Protetores de mãos, motor e cárter
  • Para-brisa e bagageiro
  • Banco bipartido com encosto para o garupa
  • Painel completo com mais informações
  • Potência de 40 cv

Além disso, motos como a Yamaha Crosser 150, apesar de menor cilindrada, já vêm com farol em LED, ABS na dianteira e preço mais competitivo.

Ponto de atenção

A Honda, historicamente, sempre entregou motos confiáveis, com manutenção simples e grande rede de assistência. Porém, no quesito tecnologia e equipamentos de série, outras marcas estão avançando mais rápido. E isso tem feito com que motociclistas mais exigentes comecem a olhar com mais atenção para as rivais – especialmente quando se comparam os valores cobrados.

Preço elevado para o que entrega

O terceiro ponto – e talvez o mais sensível – é o preço. A XRE 190 2025 está custando, em média, R$ 26.376 segundo a Tabela Fipe. Em alguns estados e concessionárias, com taxas e documentações, ela pode chegar a bater R$ 28.000 ou mais.

Comparando com concorrentes diretas:

ModeloPotênciaEquipamentosPreço médio Fipe
Honda XRE 19016 cvLED, USB-C, ABS dianteiroR$ 26.376
Yamaha Crosser 150 ABS12,4 cvLED, ABS dianteiroR$ 23.277
Honda Bros 16014,3 cvBásicoR$ 25.369
Bajaj Dominar 40040 cvABS nas 2 rodas, painel completo, acessóriosR$ 25.901
Yamaha Lander 25020,7 cvPainel digital, boa ciclísticaR$ 28.000 aprox.

Como se pode ver, por praticamente o mesmo valor, você pode escolher motos com:

  • Mais potência
  • Mais equipamentos
  • Mais versatilidade de uso

E no caso da Crosser 150, se o foco for economia e uso urbano, ela entrega quase tudo o que a XRE promete, mas por um preço bem mais camarada.

Vale a pena a XRE 190?

Não dá pra dizer que a Honda XRE 190 é uma má escolha – longe disso. Ela tem uma reputação de robustez, economia, baixa manutenção e excelente pós-venda. Além disso, continua sendo uma ótima porta de entrada para quem quer começar no segmento trail, com mais conforto e presença do que modelos urbanos tradicionais.

No entanto, o mercado atual está mais competitivo do que nunca. E por isso, vale (e muito!) colocar todas as cartas na mesa antes de decidir.

Pontos fortes da XRE 190:

  • Design atualizado e bonito
  • Confiabilidade da marca Honda
  • Bom consumo de combustível
  • Conforto para o uso diário

Mas fique atento a:

  • Potência limitada para a categoria
  • Ausência de ABS nas duas rodas
  • Equipamentos de série mais simples
  • Preço próximo (ou até superior) a motos mais completas

Pesquise antes de acelerar!

Se você está pensando em investir quase R$ 30 mil em uma motocicleta, a dica mais valiosa é: pesquise bastante, teste os modelos e compare as fichas técnicas com calma. A Honda XRE 190 pode sim ser o modelo certo para seu perfil – mas não necessariamente é a melhor opção do ponto de vista técnico ou financeiro.

Pessoa pilotando uma XRE 190 2023
A XRE 190 é uma das motos da Honda em 2023, que tem um grande destaque entre os motoboys. Foto: Divulgação.

Em um mercado onde modelos como a Dominar 400 entregam o dobro de potência e um arsenal de equipamentos por praticamente o mesmo valor, vale a pena olhar além do “H” no tanque.

Descubra os Segredos Ocultos do Ford F-100

Agora me conta: você escolheria a XRE 190 ou olharia com mais carinho para outra opção? Quer que eu monte uma comparação personalizada com base nas suas preferências? É só dizer!

Avalie esse artigo

Um jovem que está iniciando sua vida no mundo automobilístico, carregando uma enorme paixão sobre o assunto. Se formou no Ensino Médio e pretende se ingressar em uma faculdade. Um jovem que nos tempos vagos, se interessa em fazer atividades familiares e passar mais tempo com a família.
Posts relacionados
Notícias Cinco carros que deixaram o Brasil mas ainda fazem sucesso no exterior

O mercado automotivo global muda rapidamente, e nem todos os modelos que conquistam consumidores em…

Gabriel Schmoller
Notícias Nova Nissan Frontier Pro PHEV está pronta para chegar no mercado brasileiro

A Nissan está prestes a dar um passo marcante em sua história com o lançamento…

Gabriel Schmoller
Notícias BYD deixa seus carros mais baratos: porém nem todos podem aproveitar

A BYD atualizou recentemente a tabela de preços de alguns de seus modelos, trazendo valores…

Gabriel Schmoller
Notícias Toyota surpreende e amplia garantia para 10 anos no Brasil

A Toyota anunciou uma mudança significativa para o mercado brasileiro ao ampliar a garantia de…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo BYD Dolphin é visto em testes e está cheio de novidades

O novo BYD Dolphin foi flagrado pela primeira vez em testes na China e revelou…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário