O Segredo da Nissan: Novo Kicks Pode Ser Só o Começo de Algo Muito Maior!

Você pode até achar que o novo Nissan Kicks brasileiro é “apenas mais uma geração” do SUV compacto que já conhecemos, mas a realidade vai muito além disso. O que está por trás da produção nacional do novo modelo pode ser a jogada mais estratégica da Nissan nos últimos anos. Um movimento que não só reposiciona o Kicks no mercado, como também abre as portas para a chegada de um novo SUV maior – um concorrente direto de pesos-pesados como Jeep Compass, Corolla Cross, VW Taos e outros nomes de respeito no segmento.

Neste artigo, você vai entender:

  • O que muda na nova geração do Kicks nacional
  • O que esperar do SUV maior que está por vir
  • Por que a Nissan está deixando de lado os sedãs
  • Como a estratégia de exportação pode mudar o jogo
  • E o que isso tudo significa para o mercado brasileiro de SUVs

Segura esse volante e vem com a gente!

🇧🇷 Produção confirmada no Brasil: o novo Kicks é só o começo

A fábrica da Nissan em Resende (RJ) será responsável por produzir a nova geração do Nissan Kicks. A montadora já confirmou a informação oficialmente e, segundo fontes ligadas ao setor, esse investimento vai muito além do lançamento de um novo modelo.

Para entender o peso dessa decisão, é importante lembrar que a Nissan tem enfrentado uma certa instabilidade no Brasil nos últimos anos. Embora conte com modelos confiáveis, como Versa e Sentra, é o Kicks quem realmente segura a onda em termos de vendas. Por isso, faz sentido que a marca aposte alto na evolução do seu campeão de vendas – e que use essa nova fase como trampolim para voos mais altos.

Novo Nissan Kicks azul na estrada.
Novo Nissan Kicks azul na estrada Foto: Divulgação

Duas gerações convivendo juntas?

Sim, você não leu errado. A Nissan não vai “matar” a geração atual do Kicks de imediato. Pelo contrário: ela será mantida em linha com o nome Kicks Play, para diferenciá-la da nova versão. Essa tática já foi usada por outras marcas (como a Fiat com Argo e Argo Drive, por exemplo) e tem um objetivo claro: atacar diferentes faixas de preço e manter a base de clientes atual sem assustar ninguém com reajustes bruscos.

Segmento aquecido, concorrência pesada

A estratégia é clara: reforçar sua presença no segmento de SUVs. Isso porque, enquanto seus sedãs Versa e Sentra lutam para se manter relevantes num mercado que prefere veículos mais altos e espaçosos, o segmento de SUVs só cresce.

E a Nissan está atenta a esse movimento. Ela sabe que seu foco precisa estar nesse tipo de veículo – onde o retorno é maior e a demanda, mais constante.

Mas o verdadeiro plano é ainda mais ambicioso

O novo Kicks é apenas a ponta do iceberg. O projeto de longo prazo da Nissan inclui a produção de um segundo SUV, maior e mais sofisticado, com lançamento previsto para 2027.

Embora a marca ainda não tenha revelado o nome ou detalhes oficiais do modelo, a imprensa especializada já especula bastante. E o que se sabe até agora é:

  • Ele será posicionado acima do Kicks
  • Vai disputar mercado com Jeep Compass, Toyota Corolla Cross, Volkswagen Taos, Chery Tiggo 7 e outros SUV médios
  • Terá chances reais de roubar vendas desses rivais, especialmente se vier com preço competitivo

A ideia da Nissan é clara: usar o Kicks como “chave de entrada” para uma nova fase no Brasil, que inclui não só renovação de portfólio, mas posicionamento em segmentos superiores – algo que, hoje, a marca ainda não explora totalmente por aqui.

Traseira do Novo Nissan Kicks azul.
Traseira do Novo Nissan Kicks azul Foto: Divulgação

Aposta em exportação e fim da produção na Argentina

Outro ponto que escancara a reestruturação estratégica da Nissan é a decisão de encerrar a produção de veículos na Argentina até o fim de 2026. A fábrica de Santa Isabel, em Córdoba, atualmente é responsável por modelos como a picape Frontier, que também terá sua produção transferida para o México.

Com isso, a fábrica de Resende se tornará um polo estratégico para exportação. A nova geração do Kicks, assim como o futuro SUV médio, serão exportados para mais de 19 países da América Latina. Isso representa um passo importante para tornar a produção brasileira mais sustentável financeiramente e aumentar a relevância da planta fluminense no mapa global da marca.

O que já sabemos sobre a nova geração do Kicks nacional

Enquanto o novo SUV médio ainda é um mistério, o Kicks 2025 nacional já tem algumas cartas na mesa. E, como esperado, a principal novidade está sob o capô.

Motorização: adeus ao aspirado?

Por aqui, o novo Kicks será equipado com o motor 1.0 turbo de 130 cv, o mesmo que estreou recentemente no Renault Kardian. Esse propulsor substitui o antigo 1.6 aspirado e deve oferecer mais torque, melhor resposta e consumo otimizado.

Vale lembrar que a Renault e a Nissan fazem parte da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, então o compartilhamento de motores entre os modelos das marcas é cada vez mais comum.

Nos Estados Unidos, o Kicks vendido por lá (produzido no México) utiliza um motor 2.0 aspirado. Porém, como o foco da versão nacional é manter preços competitivos, a opção pelo 1.0 turbo faz mais sentido.

O que esperar do futuro SUV médio?

Ainda sem nome, sem imagens e sem ficha técnica oficial, o próximo SUV da Nissan segue envolto em especulações. Mas algumas coisas já parecem certas:

  • Vai usar a mesma base da nova geração do Kicks
  • Deve herdar o motor 2.0 aspirado utilizado na versão americana
  • Terá foco em conforto, espaço interno e tecnologia
  • Pode contar com versões híbridas ou eletrificadas em algum momento, seguindo a tendência do mercado

Se chegar com um bom pacote de equipamentos, conectividade de ponta e uma estratégia de preço inteligente, pode ser um forte concorrente no segmento de SUVs médios, que cresce ano após ano no Brasil.

E os sedãs da marca?

Com o crescimento dos SUVs e o sucesso consolidado do Kicks, a Nissan deve reduzir ainda mais os esforços com sedãs. Modelos como o Versa e o Sentra continuam no portfólio, mas sem grandes expectativas de renovação ou destaque no futuro próximo.

O que isso indica? Que o foco total da Nissan nos próximos anos será SUV e crossover. E com razão: é o que o consumidor brasileiro quer – e onde estão as maiores margens de lucro hoje.

Como isso afeta o mercado automotivo?

A Nissan está longe de ser uma das marcas líderes no Brasil, mas com essa nova estratégia, ela se posiciona para um crescimento sustentável e com mais foco.

  • A manutenção do Kicks atual como versão mais barata (Kicks Play) pode segurar vendas de entrada
  • A nova geração do Kicks, com mais tecnologia e motor moderno, pode roubar clientes de modelos como VW Nivus e Fiat Pulse
  • O futuro SUV médio tem potencial de disputar diretamente com Compass e Corolla Cross, incomodando gigantes

Se a marca acertar nos preços e na qualidade, pode finalmente conquistar um espaço maior e mais competitivo no mercado brasileiro.🏁 Conclusão: O Kicks é só o começo da nova fase da Nissan no Brasil

Descubra os Segredos Ocultos do Ford F-100

O anúncio da produção do novo Kicks nacional não é apenas o lançamento de uma nova geração, mas sim o primeiro passo de um plano ambicioso da Nissan para renovar sua atuação no Brasil e América Latina.

Com a promessa de um SUV médio vindo por aí, fim da produção na Argentina, exportações para 19 países e foco total no segmento que mais cresce, a marca japonesa parece estar pronta para virar a página e entrar com força em uma nova fase – mais moderna, mais estratégica e mais conectada com o que o consumidor procura hoje.

Frente do Novo Nissan Kicks azul.
Frente do Novo Nissan Kicks azul Foto: Divulgação

Agora é aguardar para ver se a Nissan vai conseguir entregar tudo isso com o equilíbrio certo entre custo, conteúdo e desempenho.

Mas uma coisa é certa: o futuro da Nissan por aqui tem cada vez mais cara de SUV. E, se depender do novo Kicks, esse futuro pode ser promissor.

Avalie esse artigo

Um jovem que está iniciando sua vida no mundo automobilístico, carregando uma enorme paixão sobre o assunto. Se formou no Ensino Médio e pretende se ingressar em uma faculdade. Um jovem que nos tempos vagos, se interessa em fazer atividades familiares e passar mais tempo com a família.
Posts relacionados
Notícias Porsche anuncia fim do Macan a combustão e foca no elétrico

A Porsche segue em uma transformação global, acelerando a eletrificação de sua linha e gradualmente…

Gabriel Schmoller
Notícias Nova BMW F 450 GS 2026 promete revolucionar o mercado de trails

A BMW F 450 GS 2026 está prestes a chegar ao público mundial, consolidando a…

Gabriel Schmoller
Notícias O carro esportivo da Volkswagen que custa menos de R$ 100 mil e faz 0 a 100 em 8,4s

O Volkswagen Polo GTS 2020 chegou como a versão mais esportiva do hatch, resgatando a…

Gabriel Schmoller
Notícias Mitsubishi Eclipse Cross Tarmac chega exclusivo por menos de R$ 200 mil

O Eclipse Cross Tarmac é a nova edição especial do SUV médio da Mitsubishi, limitada…

Gabriel Schmoller
Notícias Toyota Yaris Cross ou CAOA Chery Tiggo 7 Pro? Veja qual SUV é melhor

O mercado brasileiro de SUVs nunca esteve tão competitivo, e a disputa entre o Toyota…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário