Ferrari quer enganar seus sentidos: carro elétrico terá câmbio e ronco falsos!

A Ferrari está prestes a entrar de vez na era elétrica, mas de uma forma completamente diferente do que os fãs poderiam imaginar. Em vez de simplesmente seguir a cartilha dos veículos silenciosos e suaves movidos a bateria, a lendária fabricante italiana decidiu recriar a alma dos seus carros a combustão dentro de um novo universo elétrico. E, sim, isso inclui roncos de motor e troca de marchas – tudo 100% simulado.

Essa estratégia ousada foi revelada após dois pedidos de patente registrados recentemente, que mostram que a marca do cavallino rampante está desenvolvendo um sistema que simula o comportamento de um motor a combustão e de uma transmissão tradicional, mesmo que o carro seja totalmente elétrico.

Ferrari 12 Cilindri vermelha parada na diagonal.
Foto: Divulgação

A Ferrari elétrica que “engana” como nunca antes

A Ferrari já havia prometido que seu primeiro modelo elétrico seria algo emocional, com identidade própria e uma “assinatura sonora única”. Agora, tudo começa a fazer sentido. Um protótipo já foi visto circulando em Maranello (Itália), emitindo sons que lembravam claramente um motor real – o que, na época, parecia apenas um detalhe curioso.

Mas agora entendemos: era parte de um plano muito maior.

Como funciona o sistema de simulação da Ferrari?

Segundo as patentes, o novo sistema elétrico da Ferrari não apenas reproduz sons de motor, mas também simula mudanças de marcha como se houvesse uma transmissão real ali dentro. E mais: o comportamento do carro muda com base nessas marchas virtuais.

Os destaques do sistema incluem:

  • Marchas virtuais: acionadas manualmente por aletas atrás do volante, como nos modelos esportivos tradicionais.
  • Torque simulado: o sistema ajusta o torque do motor elétrico de acordo com a marcha virtual selecionada e a pressão no acelerador.
  • Som digital imersivo: alto-falantes internos e externos reproduzem um ronco de motor que pode ser personalizado com sons históricos, modernos ou até futuristas.
  • Experiência tátil e auditiva: até os sons das trocas de marcha são simulados para dar mais realismo.
  • Gravação de motores reais: a Ferrari pretende capturar sons de motores clássicos da marca para usar como base para os sons digitais.

Ou seja, você estará dirigindo um carro elétrico, mas com a sensação – sonora e de desempenho – de estar ao volante de uma Ferrari a combustão.

Interna da Ferrari 12 Cilindri.
Foto: Divulgação

Por que simular um câmbio e ronco de motor em um EV?

A resposta é simples: emoção. A Ferrari sabe que seus carros são mais do que velocidade e desempenho técnico – eles são, antes de tudo, uma experiência sensorial.

Elon Musk pode ter redefinido o que um EV pode fazer em números, mas a Ferrari quer redefinir como ele deve fazer você se sentir.

A concorrência já começou a trilhar o mesmo caminho

Embora a Ferrari esteja levando o conceito a um novo patamar, não é a primeira a embarcar nessa ideia. A Hyundai, com o esportivo Ioniq 5 N, já criou um sistema semelhante, que imita um motor turbo de 4 cilindros a 8.000 rpm e uma transmissão de dupla embreagem de oito marchas. No modelo sul-coreano, o sistema chega a limitar o torque para dar a sensação de subida de giro antes da troca de marcha.

A Kia, marca irmã da Hyundai, também aplicou o recurso nos EV6 e EV9 GT. Já a Dodge lançou o sistema Fratzonic Chambered Exhaust, que apenas gera som (sem simular torque ou marchas), e a BMW admitiu estar trabalhando em algo parecido com o da Hyundai.

Por outro lado, marcas como a Porsche rejeitam a ideia, defendendo que um EV deve abraçar sua natureza silenciosa e futurista.

O que esperar do primeiro Ferrari EV?

A Ferrari já confirmou oficialmente que seu primeiro carro elétrico será lançado ainda este ano, com entregas previstas para 2026. Embora o modelo ainda esteja envolto em segredo, tudo indica que esse novo sistema de câmbio virtual e sons imersivos poderá estrear com ele.

Mas, atenção: isso não significa que todos os futuros modelos elétricos da marca terão esse recurso. A adoção poderá variar de acordo com o tipo de veículo e o perfil de público-alvo.

Além disso, a empresa poderá permitir que o motorista escolha entre vários perfis de som e comportamento do câmbio simulado: desde algo mais tradicional, até uma experiência futurista e completamente nova – abrindo espaço para a customização da experiência de dirigir.

Ferrari SF90 2025.

A nostalgia como estratégia

Ao simular o que um motor e um câmbio fariam num carro que, na prática, não tem nenhum dos dois, a Ferrari está mostrando que entende o valor emocional de suas raízes. Isso pode ser visto como uma ponte entre o passado glorioso e o futuro elétrico.

Não se trata apenas de “fingir” ser algo que não é. Trata-se de recriar, com tecnologia, a sensação visceral que sempre definiu um Ferrari.

E se isso funcionar tão bem quanto promete, outras marcas premium poderão seguir o mesmo caminho. Afinal, quem disse que um carro elétrico precisa ser sem graça?

Descubra os Segredos Ocultos do Ford F-100

Avalie esse artigo

Um jovem que está iniciando sua vida no mundo automobilístico, carregando uma enorme paixão sobre o assunto. Se formou no Ensino Médio e pretende se ingressar em uma faculdade. Um jovem que nos tempos vagos, se interessa em fazer atividades familiares e passar mais tempo com a família.
Posts relacionados
Notícias Nova BMW F 450 GS 2026 promete revolucionar o mercado de trails

A BMW F 450 GS 2026 está prestes a chegar ao público mundial, consolidando a…

Gabriel Schmoller
Notícias O carro esportivo da Volkswagen que custa menos de R$ 100 mil e faz 0 a 100 em 8,4s

O Volkswagen Polo GTS 2020 chegou como a versão mais esportiva do hatch, resgatando a…

Gabriel Schmoller
Notícias Mitsubishi Eclipse Cross Tarmac chega exclusivo por menos de R$ 200 mil

O Eclipse Cross Tarmac é a nova edição especial do SUV médio da Mitsubishi, limitada…

Gabriel Schmoller
Notícias Toyota Yaris Cross ou CAOA Chery Tiggo 7 Pro? Veja qual SUV é melhor

O mercado brasileiro de SUVs nunca esteve tão competitivo, e a disputa entre o Toyota…

Gabriel Schmoller
Notícias Jeep Commander Diesel tem mais de R$ 24 mil de desconto em oferta especial

O Jeep Commander Overland 2.2 turbodiesel está com uma oferta exclusiva para quem possui CNPJ,…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário