Quase R$ 90 mil por um Kwid? Veja o que mudou no compacto que já foi o mais barato do Brasil!

Prepare-se: o carro que já foi sinônimo de economia no Brasil está se distanciando cada vez mais do título de “mais acessível do mercado”. O Renault Kwid, na linha 2026, começou o mês de maio com um reajuste significativo em toda sua gama, empurrando o preço da versão mais equipada para bem perto da faixa dos R$ 90 mil. A atualização de valores surpreendeu muitos consumidores e acendeu o debate: ainda vale a pena apostar nesse compacto subcompacto?

Neste artigo, vamos explorar detalhadamente o que mudou na tabela de preços, quais versões continuam disponíveis, os novos equipamentos e, claro, discutir o impacto desse novo patamar de valor para o hatch da Renault no cenário automotivo nacional.

Renault Kwid 2025

Reajustes em todas as versões

Sem aviso prévio, a Renault aplicou um novo aumento nos preços de todas as versões do Kwid 2026. As quatro variantes — Zen, Intense, Iconic e Outsider — ficaram mais caras, com acréscimos que variam entre R$ 1.370 e R$ 1.470. A versão de entrada, que ainda tenta manter uma imagem mais “popular”, agora parte de R$ 79.790, enquanto a versão mais cara, a Outsider, já chega aos R$ 86.590.

E o mais curioso: mesmo sem grandes mudanças mecânicas ou visuais, o compacto subiu de preço com uma frequência que tem deixado muitos consumidores desconfiados. O aumento eleva o Kwid a um patamar de preço que há poucos anos era reservado a modelos compactos médios — e até alguns SUVs de entrada.

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Confira a nova tabela de preços do Renault Kwid 2026

VersãoPreço AnteriorPreço AtualAumento
Zen 1.0 SCe MTR$ 78.410R$ 79.790R$ 1.380
Intense 1.0 SCe MTR$ 81.620R$ 82.990R$ 1.370
Iconic 1.0 SCe MTR$ 85.020R$ 86.490R$ 1.470
Outsider 1.0 SCe MTR$ 85.140R$ 86.590R$ 1.450

Equipamentos e destaques de cada versão

Apesar dos aumentos, o Renault Kwid continua apostando em uma boa oferta de itens de série para justificar seu valor. Vamos passar por cada versão e o que elas oferecem:

Zen – A porta de entrada

A versão mais simples do Kwid já conta com um pacote razoável de segurança e tecnologia. Os destaques incluem:

  • Quatro airbags (frontais e laterais)
  • Controle de estabilidade (ESP)
  • Assistente de partida em rampa (HSA)
  • Sistema Start & Stop
  • Luzes diurnas em LED
  • Monitoramento da pressão dos pneus
  • Direção elétrica
  • Ar-condicionado e vidros elétricos dianteiros

Mesmo sendo a versão “de entrada”, o Zen não é tão espartano quanto o visual simples pode sugerir.

Renault Kwid E-tech verde carregando.
Foto: Divulgação

Intense – Um passo acima

Pagando um pouco mais, o comprador leva:

  • Retrovisores com ajuste elétrico
  • Central multimídia Media Evolution com tela de 8”
  • Câmera de ré
  • Apple CarPlay e Android Auto sem fio
  • Calotas com acabamento escurecido
  • Chave tipo canivete

O Intense busca equilibrar tecnologia com preço, sendo uma das versões mais procuradas por quem deseja um pouco mais de conforto sem chegar às cifras mais altas.

Iconic – A novidade que eleva o Kwid

A nova versão Iconic chegou com foco em visual e diferenciação. Ela substitui a antiga versão Intense com teto biton e traz:

  • Pintura com teto contrastante
  • Rodas de liga leve escurecidas de 14”
  • Retrovisores pintados em preto brilhante
  • Adesivos e detalhes em amarelo (Citron)
  • Bancos com novo revestimento
  • Acabamentos internos personalizados

É uma versão para quem quer estilo diferenciado em um carro urbano. Mas, com preço próximo de R$ 87 mil, será que esse apelo visual vale tanto?

Outsider – O aventureiro da família

Fechando a linha está a tradicional versão Outsider. Com visual aventureiro e foco em quem gosta de estilo mais robusto, ela traz:

  • Adesivos e molduras diferenciadas
  • Barras de teto funcionais
  • Bancos com acabamento exclusivo
  • Skid plates na dianteira e traseira
  • Detalhes internos em tom Citron
  • Rodas com calotas escurecidas tipo “liga leve”

Apesar de não oferecer tração nas quatro rodas ou altura maior do solo, o Outsider se apoia no visual para atrair um público mais jovem e urbano que busca algo diferente dos hatches convencionais.

Mecânica segue inalterada

Mesmo com os aumentos de preço, a parte mecânica do Kwid 2026 não passou por nenhuma atualização. Sob o capô, permanece o já conhecido motor 1.0 SCe aspirado, que desenvolve:

  • 71 cv com etanol
  • 68 cv com gasolina
  • 10 kgfm de torque com etanol
  • 9,4 kgfm com gasolina

Ele é sempre acoplado a uma transmissão manual de cinco marchas, o que reforça a proposta urbana e econômica do modelo. A ausência de uma opção com câmbio automático ainda é um ponto de crítica para alguns consumidores, especialmente em tempos em que até os subcompactos começam a oferecer automatizações.

Consumo: o ponto forte ainda está aqui

Se o preço assusta, o consumo ainda é o trunfo do Kwid. Ele continua figurando entre os veículos mais econômicos do Brasil, de acordo com os dados do Inmetro:

  • Com gasolina: 15,3 km/l na cidade e 15,7 km/l na estrada
  • Com etanol: 10,8 km/l na cidade e 11 km/l na estrada

Esses números ajudam o modelo a compensar o custo maior de aquisição com economia no uso diário, tornando-o atraente para quem roda bastante — como motoristas de aplicativo ou moradores de grandes centros urbanos.

O que o mercado diz?

Com os novos preços, o Renault Kwid deixou de ser o carro mais barato do Brasil, posição que agora pertence ao Fiat Mobi. Apesar disso, o Kwid ainda tem bom desempenho nas vendas, graças à sua proposta prática e ao visual simpático.

Por outro lado, a distância entre o que ele oferece e quanto custa está começando a incomodar. É possível encontrar carros compactos maiores, mais potentes e até com câmbio automático por valores similares ou pouco maiores.

Renault Kwid prata virando a esquina.
Foto: Divulgação

Vale a pena comprar um Renault Kwid 2026?

A resposta depende do seu perfil. Se o que você procura é um carro urbano, fácil de manter, com ótimo consumo e tecnologia básica para o dia a dia, o Kwid ainda faz sentido. Especialmente nas versões Zen ou Intense.

Mas, se você busca mais desempenho, espaço interno e conforto, talvez valha a pena considerar alternativas como o Fiat Mobi, o Chevrolet Onix Joy (em ofertas pontuais), ou mesmo carros seminovos com mais recursos — que agora disputam a mesma faixa de preço do Kwid novo.

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Um jovem que está iniciando sua vida no mundo automobilístico, carregando uma enorme paixão sobre o assunto. Se formou no Ensino Médio e pretende se ingressar em uma faculdade. Um jovem que nos tempos vagos, se interessa em fazer atividades familiares e passar mais tempo com a família.
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