Spin Nova por Preço de Onix? A Chevrolet Lançou uma Versão Misteriosa e Barata!
Em uma jogada surpreendente, a Chevrolet lançou uma nova versão da Spin 2025 voltada exclusivamente para o público PCD — e a chamou, literalmente, de “Sem Nome”. Isso mesmo: a minivan mais tradicional da marca agora tem uma nova configuração que custa o mesmo que um Onix LT turbo automático, mas com muito mais espaço e benefícios fiscais que colocam o modelo em destaque.
R$ 119.990. Esse é o preço da nova Spin destinada ao público com deficiência, o que, considerando a faixa atual de valores dos carros no Brasil, pode parecer um ótimo negócio. E, de fato, pode ser. Só que o “barato” vem com alguns cortes importantes — e com efeitos colaterais até nas versões mais caras da linha.

Ao longo deste artigo, você vai entender tudo sobre essa nova versão da Spin, o que ela entrega, o que falta, para quem ela é indicada, e por que o seu lançamento mexeu até com o preço das outras configurações da minivan. Será que vale a pena apostar nessa novidade “sem nome”? Acompanhe a análise completa.
Guia do Conteúdo
A Estratégia por Trás da Spin Sem Nome
A decisão da Chevrolet de lançar uma versão da Spin voltada exclusivamente ao público PCD não é por acaso. Nos últimos anos, a marca vinha perdendo espaço nesse nicho para rivais como Citroën C3 Aircross Feel Pack, Fiat Cronos e Renault Stepway, que vinham oferecendo condições e versões mais atrativas com isenção de IPI e ICMS.
O público PCD sempre foi fiel à Spin pelo espaço interno generoso, conforto e confiabilidade mecânica. Mas os preços cada vez mais altos da linha estavam afastando esse consumidor — até agora.
A versão “Sem Nome” chega com o objetivo de reposicionar a Spin como uma alternativa de valor, especialmente quando comparada a modelos menores, como o próprio Onix. A proposta é simples: menos luxo, mais acesso.
Preço Igual ao Onix, Mas com Muito Mais Espaço
Por R$ 119.990, o consumidor PCD tem acesso a um carro que oferece:
- Cinco lugares confortáveis
- Porta-malas de 553 litros (muito superior ao do Onix)
- Conjunto mecânico conhecido
- Equipamentos de segurança dignos de modelos mais caros
- E, claro, isenção total de IPI e ICMS, algo que não se aplica a muitas versões de outros carros com valores acima do teto legal.
Esse é o mesmo valor de um Chevrolet Onix LT turbo automático, que é menor, menos espaçoso e mais urbano. A ideia da marca é clara: se você quer espaço, mas precisa de preço acessível, a Spin PCD pode ser a resposta.
O Que a Spin Sem Nome Entrega?
Embora seja uma versão de entrada simplificada, a Spin Sem Nome não é exatamente “pelada”. A Chevrolet incluiu uma lista interessante de equipamentos de série, buscando equilibrar custo e funcionalidade.
Principais itens da Spin Sem Nome (PCD):
- Ar-condicionado analógico
- Faróis e lanternas em LED
- Piloto automático (não adaptativo)
- Central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay sem fio
- Wi-Fi nativo
- Painel de instrumentos 100% digital
- Vidros elétricos nas quatro portas com função um toque
- Banco do motorista com ajuste de altura
- Seis airbags
- Assistente de partida em rampas
- Controle de tração e estabilidade
Ou seja, é um carro com foco em segurança e conectividade, mesmo com a simplicidade em acabamentos e visual.
Design Externo e Acabamento: É Aqui que Moram os Cortes
A simplicidade da versão PCD fica mais evidente no lado estético. Para baratear a produção e enquadrar o modelo nos critérios de isenção fiscal, a Chevrolet fez alguns cortes visuais e de acabamento.
Pontos de economia visual:
- Calotas no lugar de rodas de liga leve
- Retrovisores com ajuste manual e sem pintura
- Grade frontal preta, sem detalhes cromados
- Régua da placa traseira sem pintura
- Sem rack de teto
- Maçanetas externas pretas
- Volante sem acabamento em couro
- Bancos em tecido simples
Ainda assim, o interior mantém acabamentos prateados nas saídas de ar e manopla de câmbio, e o painel digital ajuda a dar um toque de modernidade.

Mecânica: O Mesmo Coração de Sempre
A Spin Sem Nome PCD mantém o mesmo conjunto mecânico que já é bem conhecido e utilizado em outras versões da minivan.
Motorização:
- Motor 1.8 aspirado flex, quatro cilindros
- Potência: 111 cv com etanol
- Torque: 17,7 kgfm
- Câmbio: automático de seis marchas
- Aceleração de 0 a 100 km/h: 14,2 segundos
Esse motor não é referência em desempenho, mas é confiável, robusto e tem manutenção simples. Para um uso urbano e familiar, ele dá conta do recado — especialmente com o câmbio automático, que é suave e funcional.
Espaço Interno e Capacidade
Um dos grandes trunfos da Spin sempre foi o espaço interno. E a versão PCD mantém essa característica:
- Cinco lugares confortáveis
- Porta-malas com 553 litros de capacidade
- Amplo espaço para pernas e ombros
- Boa altura interna, ideal para idosos ou pessoas com mobilidade reduzida
Diferentemente de outras versões da Spin que têm sete lugares, a PCD tem somente cinco. Isso se deve tanto a critérios fiscais quanto à proposta de ser mais leve e acessível.
Concorrência Direta
O principal rival da Spin Sem Nome no segmento PCD é o Citroën C3 Aircross Feel Pack, que custa R$ 118.990 e também oferece isenções totais.
Comparando os dois:
| Modelo | Motor | Câmbio | Lugares | Porta-malas | Central multimídia | Valor PCD |
|---|---|---|---|---|---|---|
| Chevrolet Spin Sem Nome | 1.8 aspirado | Automático | 5 | 553 litros | 8” c/ Wi-Fi | R$ 119.990 |
| Citroën C3 Aircross Feel | 1.0 turbo | CVT | 5 | 493 litros | 10” c/ conectividade | R$ 118.990 |
A Spin vence em espaço e robustez mecânica. O C3 Aircross oferece motor mais moderno e visual mais arrojado. A escolha vai depender das prioridades do comprador.
Efeitos Colaterais: A Nova Versão Aumentou o Preço das Outras
A chegada da Spin Sem Nome mexeu com toda a linha. Com ela posicionada abaixo da antiga versão LT manual, a Chevrolet reajustou os preços das demais configurações, elevando o ticket médio da minivan.
Novos preços da linha Spin:
- Sem Nome (PCD): R$ 119.990
- LT Manual: R$ 132.990 (+R$ 3.900)
- LT Automática: R$ 139.390 (+R$ 4.100)
- LTZ (7 lugares): R$ 150.090 (+R$ 5.500)
- Premier (7 lugares): R$ 159.690 (+R$ 4.700)
Ou seja, quem não se enquadra no público PCD agora precisa pagar mais. O lançamento da versão mais acessível acabou, na prática, “puxando” para cima o restante da tabela.
Vale a Pena Comprar a Spin PCD?
Sim, se você se enquadra nos critérios legais e busca um carro grande, confortável, com manutenção fácil e preço competitivo. A Spin Sem Nome é ideal para:
- Famílias que precisam de espaço
- Pessoas com deficiência que têm direito à isenção total
- Quem busca um carro automático, seguro e robusto, sem luxo
Por outro lado, se você valoriza visual, acabamento refinado e performance, o modelo pode parecer simples demais. Nesse caso, talvez valha a pena investir em versões mais completas — ou mesmo em outros concorrentes com visual mais moderno.

Uma Jogada Inteligente da Chevrolet?
A Chevrolet acertou ao trazer de volta a acessibilidade para a Spin. A versão Sem Nome é, na verdade, uma Spin com nome nenhum, mas com proposta clara: oferecer o essencial por um preço justo, focando em segurança e espaço. Isso a torna uma das melhores opções do mercado para quem tem direito às isenções.
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Se por um lado ela entrega o básico, por outro oferece muito mais do que outros modelos na mesma faixa de preço. Afinal, qual carro automático de R$ 119 mil te dá seis airbags, Wi-Fi a bordo e espaço de SUV?
