Isenção de IPVA em SP: Só 2 carros híbridos escapam da cobrança em 2025!
A partir de janeiro de 2025, os motoristas paulistas terão uma grande novidade: a isenção total do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) para veículos híbridos e movidos exclusivamente a hidrogênio. A nova medida, aprovada pelo governo estadual, visa incentivar o uso de tecnologias mais limpas, reduzir a emissão de poluentes e acelerar a transição para um futuro mais sustentável no setor automotivo.
Mas o que poderia ser uma grande oportunidade para milhares de consumidores, na prática, se resume a um grupo extremamente restrito de veículos. Os critérios exigidos são tão específicos que, até agora, apenas dois modelos conseguiram se enquadrar nas exigências.

Guia do Conteúdo
Por Que Essa Isenção Foi Criada?
O Estado de São Paulo está seguindo uma tendência global: incentivar carros mais limpos e eficientes. A ideia central é simples — premiar quem escolhe veículos menos poluentes com benefícios fiscais. A isenção do IPVA representa uma economia significativa ao longo dos anos e pode fazer com que mais motoristas considerem a troca de carro como um investimento ambiental.
Além disso, essa medida impulsiona o setor automotivo a desenvolver e oferecer mais opções de veículos com baixa emissão, especialmente os que funcionam com fontes alternativas de energia como eletricidade, etanol ou hidrogênio.
O Que a Nova Lei Exige?
Apesar da proposta ser positiva, os critérios exigidos para que o veículo se encaixe na isenção do IPVA são rígidos. Veja os principais pontos:
- Tipo de motorização: O carro deve ser híbrido (com motor elétrico e a combustão), sendo que o motor a combustão precisa aceitar etanol (alternativa ou exclusivamente), ou deve ser movido apenas por hidrogênio.
- Potência mínima do motor elétrico: É necessário ter pelo menos 40 kW, o que equivale a 54 cavalos de potência.
- Sistema elétrico: A tensão do sistema deve ser de pelo menos 150 volts, com capacidade de regeneração de energia (sistema de freio regenerativo, por exemplo).
- Valor do veículo: O preço total — incluindo pintura, acessórios e tributos — não pode ultrapassar R$ 250 mil.
Ou seja: nada de carros híbridos leves com sistema elétrico de 12V, como muitos modelos populares oferecem hoje. E se o motor não aceitar etanol? Esqueça o benefício.
Quais Carros Realmente Estão Isentos?
Depois de aplicar todos os filtros da nova legislação, só dois modelos atualmente à venda no Brasil foram classificados como elegíveis à isenção total do IPVA em São Paulo a partir de 2025:
1. Toyota Corolla Hybrid
- Sedã médio
- Motorização híbrida com motor flex (aceita etanol)
- Potência combinada adequada
- Sistema elétrico dentro das exigências técnicas
2. Toyota Corolla Cross Hybrid
- SUV médio
- Usa o mesmo conjunto híbrido do Corolla sedã
- Também flex, com todos os requisitos técnicos atendidos
Ambos os veículos são fabricados no Brasil, especificamente no estado de São Paulo, o que também facilita a verificação de conformidade com a legislação fiscal.
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E os Outros Híbridos?
Infelizmente, muitos modelos que se dizem “híbridos” ou “ecológicos” ficam de fora da nova regra. E não é por pouco. Vamos dar uma olhada em alguns modelos populares que não terão direito à isenção — e por quê.

Fiat Pulse Hybrid
- Sistema híbrido leve (12V)
- Potência do motor elétrico inferior a 5 cv
- Não atende à exigência mínima de 150V ou regeneração de energia
Caoa Chery Tiggo 5X Pro Hybrid
- Apesar da potência satisfatória do motor elétrico, o motor a combustão usa apenas gasolina
- Fica de fora por não aceitar etanol
Kia Stonic
- Híbrido leve, com sistema elétrico de baixa tensão
- Motor elétrico de potência mínima e sem regeneração de energia
Honda Civic e:HEV
- Motor eficiente e potente, mas preço acima de R$ 250 mil
- Fica de fora por ultrapassar o limite de valor
Como Funciona a Isenção?
Se você tem ou pretende comprar um dos modelos que se encaixam nos critérios, a boa notícia é que a isenção será automática. Não será necessário preencher formulários, enviar e-mails ou contratar despachantes.
Contudo, se a isenção não for aplicada corretamente, o proprietário poderá solicitar a correção por meio do SIPET — o Sistema de Peticionamento Eletrônico do Governo de São Paulo. Para isso, serão exigidos:
- CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo)
- Documento de identidade (CPF ou CNPJ)
- Contrato de financiamento, se aplicável
As informações do veículo são automaticamente cruzadas com os dados do DETRAN-SP, então é fundamental que o cadastro esteja atualizado.
Vale a Pena Comprar um Híbrido Só Pela Isenção?
É uma pergunta válida — e a resposta depende do seu perfil de uso.
Se você roda bastante com o carro e quer economizar no combustível, a combinação de motor elétrico com etanol é excelente. Com a isenção do IPVA somada, o custo de propriedade cai drasticamente.
No entanto, a escolha de um híbrido deve ir além do imposto. É importante considerar o conforto, a tecnologia, o consumo e, claro, o preço. Carros híbridos ainda são significativamente mais caros que os equivalentes a combustão — e nem sempre o bolso do consumidor está preparado para esse salto.
O Que Acontece Após 2026?
A isenção do IPVA para carros híbridos e movidos a hidrogênio em São Paulo está prevista para acabar em 31 de dezembro de 2026. A partir daí, o imposto será reintroduzido de forma progressiva:
- 2027: 1%
- 2028: 2%
- 2029: 3%
- 2030: 4% (alíquota padrão)
Essa transição suave permite que consumidores e montadoras se adaptem gradualmente. A medida também evita uma perda abrupta de arrecadação por parte do estado.
Uma Medida Certa com Alvo Restrito
A nova política de isenção de IPVA em São Paulo é um avanço importante em direção à mobilidade sustentável. Mas, neste primeiro momento, o benefício é limitado a poucos modelos — e quase todos da mesma montadora.
A expectativa é que, com o tempo, mais fabricantes lancem veículos compatíveis com os critérios estabelecidos. A pressão do mercado e a promessa de economia fiscal são bons incentivos para isso.

Enquanto isso, se você pensa em trocar de carro e deseja aproveitar a isenção, a Toyota é, por enquanto, a única porta de entrada.
