O novo 208 GTI vai chocar os fãs: elétrico, potente e mais rápido que nunca!

Prepare-se: o ícone esportivo da Peugeot está de volta. E agora, mais ousado, moderno e 100% elétrico. O nome GTI retorna ao catálogo da montadora francesa com a missão de liderar uma nova era — onde o desempenho não depende mais de gasolina e sim de kilowatts.

Leia Também: O fim do HB20 como você conhece!

Sim, é oficial: o novo Peugeot 208 GTI será lançado no próximo mês. E os entusiastas já estão em contagem regressiva para um dos lançamentos mais aguardados de 2025 no segmento dos hatches esportivos. A apresentação mundial está marcada para um dos eventos mais simbólicos do automobilismo: as 24 Horas de Le Mans, no dia 11 de junho.

Peugeot e-208 verde na estrada com um por do sol no fundo.
Peugeot e-208 verde na estrada com um por do sol no fundo Foto: Divulgação

O retorno da lendária sigla GTI não é apenas um revival emocional. É um marco. Representa a transição da Peugeot do universo da combustão para o da eletrificação esportiva, apostando em design, performance e inovação tecnológica.

Neste artigo, você vai descobrir tudo o que se sabe (e o que se especula) sobre o novo Peugeot 208 GTI: design, desempenho, tecnologia, chances no Brasil e por que esse pode ser o GTI mais radical da história da marca.

GTI: um nome com peso — e agora eletrificado

O GTI nasceu como sinônimo de esportividade compacta. Desde os primeiros modelos da década de 80, essa sigla sempre significou diversão ao volante, design marcante e motores ágeis.

Mas o mundo mudou — e os esportivos também. E a Peugeot decidiu que se era para trazer o 208 GTI de volta, teria que ser com um novo propósito: desempenho limpo e eletrificado, sem abrir mão da alma esportiva que fez história.

Diferente do último GTI, lançado com o 308 em 2021 e aposentado pouco depois, o novo 208 GTI será exclusivamente elétrico. E com números que já fazem ele ser apontado como o 208 mais potente de todos os tempos.

O que esperar do novo Peugeot 208 GTI?

Mesmo sem divulgar todas as especificações, a Peugeot já deixou escapar informações que animam os apaixonados por esportivos compactos. Baseado na moderna plataforma CMP (Common Modular Platform) do grupo Stellantis, o novo 208 GTI deve compartilhar componentes com modelos esportivos de marcas como Alfa Romeo, Lancia e Abarth.

Ou seja, dá pra esperar algo de peso.

Os rumores mais fortes indicam que o modelo terá o mesmo conjunto mecânico do novo Alfa Romeo Junior Veloce — um motor elétrico que entrega até 279 cv de potência e bateria de 54 kWh, números significativamente superiores ao Peugeot e-208 atual (que tem 136 cv e 51 kWh).

Com esses números, a aceleração de 0 a 100 km/h deve acontecer em cerca de 6 segundos, o que o colocaria no mesmo patamar de esportivos a combustão muito mais caros.

Além disso, há fortes indícios de que o novo GTI trará:

  • Suspensão esportiva rebaixada
  • Amortecedores recalibrados
  • Rodas exclusivas maiores
  • Freios aprimorados
  • Interior com acabamento esportivo
  • Painel digital personalizado com foco na performance

Tudo isso para garantir que o DNA GTI — esportivo, direto, firme e envolvente — esteja presente, mesmo sem o ronco de um motor a combustão.

Peugeot e-208 verde na estrada.
Peugeot e-208 verde na estrada Foto: Divulgação

Visual renovado, mas fiel à linhagem

O novo 208 GTI deve seguir o visual ousado e moderno do 208 reestilizado já visto na Europa, mas com tempero extra: detalhes exclusivos, como grade diferenciada, assinatura em LED agressiva e elementos visuais com apelo esportivo.

A cabine também deve ser um show à parte. Espera-se que o modelo conte com o i-Cockpit atualizado, bancos com costuras vermelhas, pedaleiras metálicas, detalhes em preto brilhante e o tradicional logo GTI, que volta a ocupar seu lugar de destaque no volante e na carroceria.

Lançamento oficial: palco perfeito para um esportivo

A Peugeot escolheu as lendárias 24 Horas de Le Mans, uma das provas mais emblemáticas do automobilismo mundial, para o grande lançamento do 208 GTI elétrico. O evento acontece em 11 de junho de 2025, e o novo GTI promete ser um dos destaques fora das pistas.

Mais do que um simples lançamento, esse retorno do GTI é um recado claro: a Peugeot quer se posicionar como referência no segmento de esportivos elétricos acessíveis, uma categoria que está apenas começando a ganhar força no mundo.

E o Brasil? Teremos o novo GTI por aqui?

Essa é uma pergunta que ainda não tem resposta definitiva. O histórico da Peugeot no Brasil com modelos elétricos é limitado. Em 2022, a marca trouxe o e-208 europeu com motor de 136 cv — mas, com preço elevado (R$ 244.990), o modelo não empolgou em vendas.

Hoje, a Peugeot aposta em modelos mais acessíveis para o mercado nacional, como o 208 GT híbrido-leve, que combina o motor 1.0 turbo de até 130 cv com câmbio CVT que simula 7 marchas — o mesmo conjunto do Fiat Pulse.

Porém, com a evolução do mercado elétrico e os incentivos crescentes, não é impossível imaginar o novo GTI desembarcando por aqui em algum momento. Ainda mais se a Stellantis decidir nacionalizar a montagem ou equilibrar os custos de importação.

Comparando: novo GTI x antigos GTIs

ModeloMotorPotência0-100 km/hCombustível
208 GTI (2014)1.6 THP turbo173 cv6,9 segundosGasolina
308 GTI (2020)1.6 THP turbo270 cv6 segundosGasolina
Novo 208 GTI (2025)Elétrico (estimado)279 cv~6 segundosEnergia elétrica

O novo GTI supera todos os antecessores em potência, sem emitir uma gota de CO₂. Uma revolução silenciosa — mas poderosa.

O que o novo Peugeot 208 GTI representa?

Mais do que a volta de um nome querido, o novo GTI representa uma mudança de paradigma: mostra que esportividade e sustentabilidade podem coexistir.

A Peugeot quer provar que um hatch elétrico pode ser divertido, rápido e cheio de personalidade. E, ao que tudo indica, está no caminho certo.

O futuro da esportividade começa agora

Com visual agressivo, desempenho empolgante e a alma GTI devidamente preservada, o novo Peugeot 208 GTI chega para redefinir o que se espera de um hot hatch em 2025.

Se antes esportivo significava barulho e fumaça, agora significa aceleração instantânea, design futurista e responsabilidade ambiental. O novo GTI é a prova viva disso.

Interna do Peugeot 208 2025
Foto: Reprodução/Peugeot

Fique ligado no lançamento durante as 24 Horas de Le Mans e prepare-se: a nova era dos compactos esportivos elétricos acaba de começar — e ela tem sangue francês nas veias.

Avalie esse artigo

Um jovem que está iniciando sua vida no mundo automobilístico, carregando uma enorme paixão sobre o assunto. Se formou no Ensino Médio e pretende se ingressar em uma faculdade. Um jovem que nos tempos vagos, se interessa em fazer atividades familiares e passar mais tempo com a família.
Posts relacionados
Notícias 5 carros incríveis que deveriam estar à venda no Brasil agora

O mercado automotivo brasileiro está sempre em expansão, mas ainda há lacunas claras na oferta…

Gabriel Schmoller
Notícias Descubra como financiar um carro pela Caixa e pagar menos em 2025

Comprar um carro é o objetivo de muitos brasileiros, mas o preço à vista nem…

Gabriel Schmoller
Notícias Esqueceu o celular no Uber? O que realmente acontece e quem paga a conta

Perder o celular é sempre um momento de tensão, e quando isso acontece em um…

Gabriel Schmoller
Notícias Nova Ducati Monster V2 2026 promete revolução no visual e na performance

A Ducati está prestes a apresentar uma das atualizações mais esperadas do mundo das duas…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo sedã híbrido da Geely custa menos que muito SUV e é cheio de tecnologia

O mercado automobilístico global está passando por uma transformação intensa, impulsionada por avanços tecnológicos e…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário