Novo SUV da Volkswagen vai mexer com o mercado!
A Volkswagen acaba de revelar ao público brasileiro um dos seus projetos mais ambiciosos dos últimos tempos: o SUV compacto Tera, totalmente desenvolvido em solo nacional. O modelo já nasce com a missão de ser um divisor de águas para a marca no Brasil, posicionando-se como uma das criações mais relevantes da montadora, ficando atrás apenas de ícones como o Fusca e o Gol.
Produzido na unidade de Taubaté (SP), o Tera foi projetado pelos engenheiros da marca aqui no país, sob o comando do designer José Carlos Pavone. Com isso, ele se torna um verdadeiro produto “made in Brazil”, pensado para o público brasileiro e para atender as particularidades das nossas ruas e preferências.

Mas o que torna esse SUV tão especial? Vamos mergulhar nos detalhes que estão fazendo do Tera o novo queridinho da Volkswagen — e, muito em breve, talvez das ruas brasileiras.
Guia do Conteúdo
Dimensões compactas, espaço inteligente
O Tera compartilha sua plataforma com o Polo e o Nivus, utilizando a consagrada base MQB-A0, mas suas proporções foram cuidadosamente ajustadas para oferecer o melhor aproveitamento de espaço.
Ele tem 4.151 mm de comprimento, 1.777 mm de largura, 1.504 mm de altura e entre-eixos de 2.566 mm. Isso o torna mais curto que o Nivus em 115 mm, porém mais largo e alto, o que reflete diretamente no espaço interno e na presença visual. Seu porta-malas comporta 350 litros, número respeitável para a categoria.
A ideia da Volkswagen foi clara: criar um SUV urbano com dimensões enxutas, mas que não deixe a desejar em conforto, tecnologia ou desempenho. E, até aqui, parece que acertaram em cheio.
Segurança que impressiona
Logo de cara, o Tera se destaca por trazer um pacote de segurança ativa digno de modelos mais caros. Mesmo nas versões de entrada, o SUV já vem equipado com seis airbags, freios com ABS, sistema de controle de estabilidade e tração, além de assistência de frenagem de emergência com detecção de pedestres.
Em versões mais completas, o modelo traz ainda controle de cruzeiro adaptativo (ACC), monitor de ponto cego, alerta de mudança de faixa com correção ativa, detecção de fadiga do motorista e câmera frontal multifuncional. Em resumo: o Tera não economizou nos recursos que tornam a condução mais segura e tranquila.
Interior refinado e com tecnologia de ponta
Ao entrar no Tera, fica claro que a Volkswagen quis entregar um ambiente que passa a sensação de qualidade superior. O painel é bem desenhado, com materiais agradáveis ao toque e excelente montagem. O destaque vai para o descansa-braço do banco do motorista ajustável em altura e integrado ao encosto, detalhe incomum na categoria.
No quesito tecnologia, o modelo é um show à parte. Ele vem com a central multimídia VW Play com tela de 10,1 polegadas, conectividade sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, e carregador de celular por indução com refrigeração ativa. E para completar, são quatro entradas USB-C bem distribuídas pela cabine, duas delas para os ocupantes do banco traseiro.
Mas a cereja do bolo tecnológico é o sistema de inteligência artificial Otto, um assistente virtual com IA generativa criado no Brasil, que promete transformar a forma como o motorista interage com o carro.

Motorização eficiente e variada
A gama de motores do Tera foi pensada para atender diferentes perfis de público. Estão disponíveis duas opções:
- 1.0 MPI (aspirado): 3 cilindros, com 84 cv no etanol e torque de 10,3 kgfm, sempre acoplado ao câmbio manual de 5 marchas. Voltado para quem busca economia e simplicidade.
- 1.0 TSI (turbo): também 3 cilindros, com 116 cv e 16,8 kgfm de torque, podendo ser combinado com câmbio manual de 5 marchas ou automático de 6 marchas. Essa versão oferece o equilíbrio ideal entre desempenho e consumo.
Segundo dados da própria Volkswagen, os consumos médios são bastante competitivos:
- Versão aspirada:
- Cidade: 9,1 km/l (E) / 13,2 km/l (G)
- Estrada: 10,2 km/l (E) / 14,7 km/l (G)
- Versão turbo:
- Cidade: 9 km/l (E) / 12,9 km/l (G)
- Estrada: 10,3 km/l (E) / 15 km/l (G)
Com um tanque de 49 litros, a autonomia na estrada pode superar 735 km, uma marca excelente para um SUV compacto.
Comportamento dinâmico refinado
Durante os testes realizados entre São Paulo e Taubaté (SP), o Tera se destacou por oferecer uma experiência de condução confortável e silenciosa. Isso se deve, em parte, a inovações como as nervuras estruturais no teto, que aumentam a rigidez da carroceria e reduzem vibrações e ruídos internos.
A suspensão tem bom acerto, a direção é leve e comunicativa, e os freios respondem com precisão. Nas curvas, o Tera passa confiança e mostra que o trabalho da engenharia brasileira foi mesmo bem feito.
Preços agressivos de lançamento
A Volkswagen preparou uma condição especial para as primeiras 999 unidades: R$ 99.990 na versão de entrada. Após o lote inicial, o preço parte de R$ 103.900.
Já as versões mais equipadas, com motor turbo e câmbio automático, chegam a R$ 139.990. Existe ainda a série especial Outfit The Town, com preço sugerido de R$ 142.290, que pode incluir o pacote completo de assistência à condução por R$ 2.839 adicionais.
O Tera chega para incomodar os líderes
Com tudo que oferece, o novo SUV compacto da Volkswagen vai direto ao ponto: desafiar rivais como Fiat Pulse, Renault Kardian e até versões de entrada do Chevrolet Tracker e Hyundai Creta.
A proposta da VW é clara: entregar um produto desenvolvido no Brasil, com acabamento acima da média, excelente pacote de segurança e tecnologia, motorização moderna e preços competitivos. Se a missão era criar um novo Gol ou um novo Fusca para a era dos SUVs, o Tera pode estar no caminho certo.
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O Brasil sabe fazer carro bom, sim!
O Tera não é apenas mais um SUV urbano: ele é uma prova da maturidade da engenharia brasileira dentro de uma multinacional. Reunindo tecnologia, segurança, design e custo-benefício, o modelo estreia com potencial real de se tornar um dos SUVs mais vendidos do país.
Para quem busca um carro novo com visual arrojado, bom espaço interno, recursos modernos e preços dentro da realidade brasileira, o Tera é, sem dúvida, uma das opções mais inteligentes do mercado neste momento.