SUV da VW por R$ 99 mil? A verdade que ninguém te contou!
Imagine entrar no site da Volkswagen e se deparar com um SUV novinho, com visual moderno, tecnologias atuais e preço abaixo de R$ 100 mil. Acha que é bom demais para ser verdade? Pois é exatamente esse o ponto que vem gerando confusão e comentários entre os interessados no novo Volkswagen Tera, o mais novo integrante da linha de SUVs compactos da marca alemã.
Anunciado com grande alarde pelo preço simbólico de R$ 99.990, o Tera chegou ao mercado com a missão clara de atrair a atenção de quem busca um carro com visual aventureiro, preço acessível e a confiabilidade da marca Volkswagen. Mas, afinal, esse valor realmente está valendo? E o que o Tera entrega em cada versão? A seguir, você vai entender todos os detalhes – e as pegadinhas – por trás desse lançamento que promete movimentar o mercado.

Guia do Conteúdo
Preço promocional: verdade ou ilusão?
Logo no lançamento, o que mais chamou atenção foi o valor inicial de R$ 99.990. Em um cenário onde qualquer SUV compacto já parte facilmente dos R$ 110 mil, esse preço caiu como uma bomba no mercado.
Mas, antes de sair correndo para a concessionária, um alerta importante: esse valor é promocional e limitado a apenas 999 unidades da versão de entrada, chamada MPI. Além disso, mesmo antes da chegada do modelo às lojas (prevista para o dia 5 de junho), o site da própria Volkswagen já exibia o preço “cheio” de R$ 103.990 para essa mesma versão.
Ou seja, mesmo que a promoção não tenha oficialmente começado, o configurador do carro já mostra o preço regular, gerando dúvidas legítimas entre os consumidores. Afinal, o modelo de R$ 99.990 “acabou” antes mesmo de começar?
Volkswagen Tera MPI: o que você leva na versão mais barata?
A configuração de entrada é equipada com o motor 1.0 aspirado de três cilindros, o mesmo usado no Polo Track. Esse propulsor rende 84 cv com etanol e 77 cv com gasolina, com torque máximo de 10,3 kgfm, independentemente do combustível. O câmbio é manual de cinco marchas.
Esse conjunto não impressiona em performance. O Tera MPI acelera de 0 a 100 km/h em 13,8 segundos, um tempo modesto até mesmo entre os SUVs mais baratos. Porém, entrega baixo consumo de combustível: 13,2 km/l na cidade e 14,7 km/l na estrada com gasolina, segundo o Inmetro.
Em termos de equipamentos, mesmo sendo a versão de entrada, o Tera MPI vem bem recheado:
- Seis airbags
- Central multimídia de 10,1” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio
- Painel digital de 8”
- Ar-condicionado
- Rodas de aço com calotas de 15”
- Faróis e lanternas em LED
- Piloto automático
- Frenagem autônoma de emergência
- Detector de fadiga
- Sensor de estacionamento traseiro
Ou seja, por R$ 99.990 (caso você consiga encontrar uma das 999 unidades promocionais), o pacote é bastante competitivo.
Cores e seus preços: até pintar o carro encarece
Outro detalhe curioso do configurador é o preço cobrado pelas cores. Só uma opção é gratuita: o Preto Ninja. Quem quiser o carro em Branco Cristal precisa pagar R$ 600. As opções metálicas – Azul Ártico, Prata Lunar, Vermelho Hypernova e Cinza Platinum – têm custo adicional de R$ 1.750.
Ou seja, se você quiser um carro mais estiloso, pode esquecer o preço promocional. Um Tera MPI “com cor” já pode ultrapassar os R$ 105 mil com facilidade.
As versões mais caras do Tera: vale a pena subir de nível?
Além da versão MPI, o Tera chega com mais três versões:
• Tera TSI MT – R$ 116.990
É a primeira a usar o motor 1.0 turbo 170 TSI, com até 116 cv e 16,8 kgfm de torque. Acelera de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos e mantém o câmbio manual. Vem com mais itens de acabamento, rodas de 16 polegadas, aplique em tecido no painel e volante multifuncional com acabamento premium.
• Tera Comfort – R$ 126.990
Essa versão já traz o câmbio automático de seis marchas (o mesmo do Polo e Nivus), roda de liga leve de 16 polegadas, e adiciona controle de cruzeiro adaptativo (ACC). O ar-condicionado Climatronic Touch é opcional.

• Tera High – R$ 139.990
A topo de linha, com visual e conforto dignos de segmentos superiores. Traz:
- Painel digital de 10,25”
- Rodas de 17”
- Ar-condicionado Climatronic Touch (de série)
- Bancos de couro sintético
- Carregador de celular por indução
- Acabamentos com materiais recicláveis no painel e portas
E ainda existem dois pacotes opcionais para essa versão:
Pacote Outfit The Town – R$ 2.300: adição de teto preto, rodas escurecidas, revestimentos exclusivos e logotipia especial.
Pacote ADAS – R$ 2.839: assistentes de faixa, ponto cego, saída de vaga, park assist e travel assist.
Plataforma e espaço interno
O Volkswagen Tera utiliza a plataforma MQB A0, compartilhada com o Polo, Virtus e Nivus. Suas dimensões são equilibradas para a categoria:
- Comprimento: 4,15 metros
- Largura: 1,78 m
- Altura: 1,50 m
- Entre-eixos: 2,57 m
- Porta-malas: 350 litros
- Tanque de combustível: 49 litros
Na prática, ele se posiciona como um SUV compacto voltado para uso urbano, com espaço adequado para até quatro adultos e bagagem moderada.
Consumo de combustível por versão
A eficiência energética é um dos destaques do Tera, principalmente nas versões automáticas. Veja os dados de consumo segundo o Inmetro:
Versão MPI (1.0 aspirado):
- Gasolina: 13,2 km/l (cidade) / 14,7 km/l (estrada)
- Etanol: 9,1 km/l (cidade) / 10,2 km/l (estrada)
Versão TSI (1.0 turbo manual):
- Gasolina: 12,9 km/l (cidade) / 15 km/l (estrada)
- Etanol: 9 km/l (cidade) / 10,3 km/l (estrada)
Versões Comfort/High (automáticas):
- Gasolina: 12,2 km/l (cidade) / 14,5 km/l (estrada)
- Etanol: 8,6 km/l (cidade) / 10,3 km/l (estrada)
Esses números colocam o Tera como um dos SUVs compactos mais econômicos do mercado, especialmente com gasolina.
O que esperar nas concessionárias?
A grande expectativa é como as concessionárias vão lidar com a promessa das 999 unidades por R$ 99.990. Com tamanha repercussão na mídia e redes sociais, é possível que esse lote esgote rapidamente ou nem esteja disponível em todas as lojas.
Muitos consumidores já relatam que, ao consultarem vendedores, ouviram que “a versão promocional não está disponível”, ou que há listas de espera para garantir o modelo pelo preço anunciado.
Portanto, prepare-se para ter que negociar e talvez aceitar o preço cheio se quiser levar o SUV para casa ainda neste semestre.
Golpe de marketing ou oportunidade real?
O Volkswagen Tera chegou com um grande apelo: ser um SUV acessível, completo e com a assinatura de uma das marcas mais respeitadas do país. O valor de R$ 99.990 na versão de entrada foi o gancho perfeito para atrair atenção, gerar manchetes e levar milhares de interessados ao configurador oficial.
Porém, essa estratégia promocional tem um limite bem claro: é válida apenas para um lote restrito de unidades e pode não estar acessível para todos os consumidores. A realidade é que, fora da promoção, o Tera já entra na casa dos R$ 104 mil — e pode passar de R$ 145 mil com opcionais.

Ainda assim, o modelo tem predicados sólidos: boas versões, bom consumo, design equilibrado e um pacote de equipamentos muito interessante para a categoria. A briga vai ser boa entre ele, Fiat Pulse, Renault Kardian, Nivus e cia.
Se você está de olho em um SUV compacto e quer fugir do lugar-comum, o Tera é sim uma opção válida. Mas, se sua intenção é aproveitar o tal “SUV por menos de R$ 100 mil”, prepare-se para correr — ou talvez se frustrar.
