Você não vai acreditar: esses carros turbo custam menos que um 0 km
Nos últimos anos, os motores turbinados deixaram de ser exclusividade dos carros esportivos ou de luxo. O avanço da tecnologia e as novas exigências ambientais impulsionaram uma verdadeira revolução no mercado automotivo brasileiro.
Hoje, até mesmo modelos compactos já saem de fábrica equipados com motores turbo, oferecendo melhor desempenho, economia de combustível e menos emissão de poluentes. No entanto, o alto preço dos veículos novos tem afastado muitos consumidores das concessionárias. Como solução, o mercado de usados aparece como alternativa atrativa.
Guia do Conteúdo
1. Volkswagen Up! High TSI 2016 — desempenho e economia por menos de R$ 50 mil
Apesar de ter saído de linha, o Volkswagen Up! High TSI 2016 segue como uma das opções mais interessantes entre os usados. Compacto, leve e eficiente, o modelo se destaca pelo motor 1.0 TSI, primeiro turbo flex com injeção direta produzido no Brasil. A versão High traz um bom pacote de equipamentos e desempenho surpreendente para sua categoria.

O motor entrega até 105 cv com etanol e 101 cv com gasolina, com torque máximo de 16,8 kgfm em ambos os combustíveis. Graças ao baixo peso do veículo (menos de 1.000 kg), o Up! acelera de 0 a 100 km/h em apenas 9,1 segundos. O consumo é outro destaque: chega a fazer até 16,1 km/l na estrada com gasolina.
Além da economia, o modelo oferece itens como ar-condicionado, direção elétrica, vidros e travas elétricas, rádio com Bluetooth, computador de bordo e volante multifuncional. E tudo isso por cerca de R$ 49.900 na Tabela Fipe. Um valor extremamente competitivo para um carro com motor turbo e histórico confiável.
2. Hyundai HB20 Evolution TGDI 2020 — design moderno e turbo eficiente
A segunda geração do Hyundai HB20 chegou em 2020 com muitas mudanças, inclusive sob o capô. A versão Evolution TGDI trouxe o moderno motor 1.0 turbo com injeção direta, entregando 120 cv de potência e 17,5 kgfm de torque. Com visual arrojado e bom acabamento, esse HB20 é uma das opções mais completas da lista.

Equipado com câmbio automático de seis marchas, ele oferece consumo competitivo: 13,9 km/l na estrada com gasolina. Além disso, conta com um pacote recheado de tecnologia, incluindo ar-condicionado digital, central multimídia com tela de 8″, conectividade sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, sensor de estacionamento traseiro e rodas de liga leve.
Na Tabela Fipe de junho, seu preço gira em torno de R$ 62.600, tornando-o uma alternativa com ótimo custo-benefício frente a carros populares novos com motor aspirado e menos recursos.
3. Chevrolet Onix Hatch LT Turbo 2020 — segurança, conforto e força de sobra
Outro campeão de vendas que figura entre os melhores usados turbo é o Chevrolet Onix Hatch LT 1.0 Turbo 2020. Mesmo na versão intermediária, o modelo já oferece motor turbo de 116 cv, torque de 16,8 kgfm e desempenho muito satisfatório, com aceleração de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos. O consumo também agrada, com até 16 km/l na estrada com gasolina.

O Onix LT traz como destaques: seis airbags, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, central multimídia MyLink com tela de 7″, computador de bordo, ar-condicionado, direção elétrica, e vidros elétricos nas quatro portas com função um-toque.
No mercado de usados, é possível encontrar esse modelo por cerca de R$ 65.800 — um investimento que entrega desempenho superior e mais segurança que muitos modelos 0 km que ultrapassam os R$ 80 mil atualmente.
4. Volkswagen Polo Comfortline 200 TSI 2018 — espaço e desempenho equilibrados
Para quem busca um carro com mais espaço interno e conforto de rodagem, o Volkswagen Polo Comfortline 200 TSI 2018 pode ser a escolha ideal. Utilizando o mesmo motor do Up! TSI, o hatchback médio entrega 128 cv de potência e 20,4 kgfm de torque, com câmbio automático de seis marchas.

O desempenho é consistente, com aceleração de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos. Já o consumo, segundo o Inmetro, chega a 14,1 km/l com gasolina na estrada. O conjunto agrada tanto no uso urbano quanto em viagens.
Entre os equipamentos, o Polo oferece: controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, central multimídia com tela sensível ao toque, volante multifuncional, retrovisores com ajuste elétrico, rodas de liga leve e ar-condicionado.
Seu preço médio no mercado gira em torno de R$ 68.500, sendo uma opção mais robusta e espaçosa do que os hatches compactos de entrada vendidos atualmente.
5. Volkswagen Virtus Comfortline 200 TSI 2018 — conforto de sedã por preço de compacto
Fechando a lista com chave de ouro, temos o Volkswagen Virtus Comfortline 200 TSI 2018, sedã derivado do Polo que entrega mais espaço, porta-malas generoso de 521 litros e conforto extra para a família. Com o mesmo conjunto mecânico 1.0 TSI de 128 cv e câmbio automático, o Virtus acelera de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos e tem consumo de até 14,6 km/l com gasolina.

Além do desempenho e da economia, o Virtus se destaca pela lista de equipamentos: saída de ar para o banco traseiro, central multimídia, volante multifuncional, retrovisores elétricos, assistente de rampa, controle de estabilidade, direção com ajuste de altura e profundidade, rodas aro 15″ e freios a disco nas quatro rodas.
Na Tabela Fipe, seu preço gira em torno de R$ 70.200, o que o coloca abaixo de muitos sedãs compactos 0 km menos equipados e sem motorização turbo.
Vale mais um usado turbo ou um novo aspirado?
Com os preços dos carros novos cada vez mais altos e a lista de equipamentos cada vez mais enxuta nos modelos de entrada, os seminovos com motor turbo aparecem como uma excelente alternativa. Além de entregarem mais potência e desempenho, os modelos listados aqui ainda oferecem níveis superiores de tecnologia, segurança e conforto.
Claro, é importante lembrar que um carro usado requer atenção redobrada na hora da compra. Faça uma boa pesquisa de histórico, leve a um mecânico de confiança e confira se as revisões foram realizadas corretamente. Alguns desses modelos ainda contam com garantia de fábrica vigente, dependendo da quilometragem e tempo de uso.
Você Está Comprando o Corolla Cross Errado?
Mais por menos é possível
Encontrar um carro turbo por menos de R$ 70 mil, hoje em dia, parece um feito raro. Mas como mostramos nesta seleção, ainda é possível unir desempenho, economia e equipamentos com um bom custo-benefício. Enquanto os modelos 0 km mais simples ultrapassam os R$ 80 mil, essas cinco opções provam que buscar no mercado de usados pode render muito mais do que apenas economia: pode significar conforto, segurança e prazer ao dirigir.
Antes de fechar negócio, compare, pesquise e teste. O mercado de seminovos continua sendo uma ótima opção para quem quer mais por menos — e, com os modelos turbinados, você ainda garante uma pitada extra de emoção ao volante.
