Peugeot E-2008 vale o preço? SUV elétrico custa caro, mas surpreende em performance!

O mercado de carros elétricos ainda é visto com certa distância por muitos consumidores brasileiros, que encaram esses veículos como objetos tecnológicos futuristas e com preços altos demais.

No entanto, o Peugeot E-2008 GT 2025, SUV elétrico da Stellantis importado da França, desafia essa percepção com uma proposta que, embora custe quase R$ 270 mil, se aproxima bastante dos modelos fabricados na América do Sul, especialmente o crossover produzido em El Palomar, na Argentina. Mas será que o valor cobrado realmente justifica o que o carro oferece? Vamos analisar cada detalhe.

Dois Peugeot 2008 2025
Foto: Reprodução/Peugeot

Visual que não grita “elétrico”, mas entrega modernidade

A primeira impressão do Peugeot E-2008 GT é a de familiaridade: ele lembra muito o modelo flex vendido na região, diferindo em pequenos detalhes como as lentes sobre as barras triplas de LED na dianteira e rodas de liga leve aro 18, um pouco maiores que o aro 17 da versão nacional. Na traseira, as diferenças se resumem a detalhes do para-choque, teto e colunas pretas, logotipia GT e faróis full LED que reforçam a modernidade do modelo.

Apesar do visual não ser extravagante ou destoar radicalmente do seu “irmão” com motor a combustão, o E-2008 exibe um acabamento interno refinado, com bancos revestidos em couro e veludo que oferecem aquecimento e até função de massagem para o motorista, itens raros no segmento. O painel traz cluster digital 3D, multimídia com integração sem fio para Android Auto e CarPlay, além de sistema de monitoramento em 360 graus e ar condicionado automático, tudo para garantir conforto e tecnologia de ponta.

Interior confortável, porém com limitações no espaço

O espaço interno é mediano, típico dos SUVs compactos. Passageiros traseiros podem sentir certo aperto, especialmente em viagens mais longas. O porta-malas oferece 374 litros, suficiente para o uso cotidiano, com um prático sistema de nivelamento do assoalho e compartimento dedicado ao carregador do veículo. O console central substitui a tradicional alavanca de câmbio por um botão de seleção de marchas, reforçando a sensação de modernidade e exclusividade.

Motor elétrico mais potente e bateria que garante boa autonomia

Uma das principais atualizações do E-2008 GT para 2025 foi o aumento da potência do motor, que saiu de 136 para 156 cavalos, mantendo torque de 26,5 kgfm. O motor está posicionado na dianteira e conta com transmissão direta às rodas por meio de um diferencial de uma velocidade, característica comum em veículos elétricos.

A bateria também cresceu, passando de 50 para 54 kWh, o que proporciona uma autonomia real de até 360 km, embora no ciclo oficial do Inmetro o número seja 261 km. O SUV acelera de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos, com velocidade máxima limitada a 150 km/h.

Modos de condução e desempenho para todos os gostos

O Peugeot E-2008 oferece três modos de condução, que alteram significativamente sua performance e consumo de energia. No modo Eco, o veículo reduz consideravelmente a potência e a resposta ao acelerador, priorizando a economia e ampliando a autonomia para até 380 km. Esse modo é ideal para uso urbano e viagens mais longas, quando a eficiência energética é prioridade.

Peugeot 2008 2025

No modo Normal, o SUV entrega respostas rápidas e um comportamento mais dinâmico, o que deixa a condução mais agradável e segura em tráfego urbano e rodoviário. Já no modo Sport, o E-2008 transforma-se em um esportivo compacto, com acelerações vigorosas e retomadas rápidas, além de um bom controle de estabilidade que garante emoção ao volante sem perder a segurança.

Consumo de energia e recarga

No consumo energético, o E-2008 mostra bons números. Na estrada, mantém médias de 4,4 km/kWh a 120 km/h, 5,9 km/kWh a 100 km/h e 7,2 km/kWh a 80 km/h. Na cidade, o desempenho é ainda melhor, alcançando até 8,5 km/kWh. A recarga doméstica, realizada em tomadas 220V aterradas, leva pouco mais de oito horas para recuperar cerca de um terço da bateria, tempo que condiz com a rotina da maioria dos usuários.

Comportamento dinâmico e conforto

O carro oferece direção leve e precisa, com resposta rápida que facilita manobras e controle em alta velocidade. Os freios são eficientes e o sistema conta com modo Brake, que usa o freio-motor para preservar as pastilhas e ajudar na regeneração da bateria. A suspensão do E-2008 não é elevada, o que evita choques em lombadas, mas mantém um equilíbrio interessante entre conforto e firmeza, garantindo estabilidade nas curvas e sensação agradável ao dirigir.

No quesito segurança e assistência, o pacote ADAS inclui centralização automática na faixa, controle de velocidade com ajuste de distância, reconhecimento de placas que ajusta o limite automaticamente, alerta de fadiga, monitoramento de ponto cego e farol alto automático. Esses recursos reforçam a confiabilidade do veículo em diversas situações do dia a dia.

Preço elevado e comparação com concorrentes

O grande ponto de discussão sobre o Peugeot E-2008 GT é o seu preço, que beira os R$ 270 mil — quase R$ 100 mil mais caro que a versão flex top de linha. Essa diferença gera dúvidas sobre o custo-benefício do modelo, especialmente por ele não evidenciar visualmente seu status de elétrico, já que é bastante parecido com o modelo convencional.

Por outro lado, essa semelhança pode ser vista como uma vantagem a longo prazo, já que o carro compartilha peças e componentes produzidos na região, o que pode facilitar manutenção e reduzir custos futuros. No entanto, muitos consumidores esperam que essa proximidade com o modelo flex se traduza em preços mais competitivos.

No mercado, o E-2008 tem como principais rivais o Renault Megane E-Tech, francês, que custa cerca de R$ 280 mil, o BYD Yuan Plus, chinês, com preço de R$ 235,8 mil, e o Volvo EX30 Plus, que atinge R$ 280,9 mil. Cada um desses concorrentes traz propostas distintas, mas o Peugeot se destaca por sua semelhança com modelos locais e pela experiência de condução agradável.

Vale o investimento?

Se não fosse o valor cobrado, o Peugeot E-2008 GT seria uma das melhores opções de SUV elétrico no Brasil, especialmente para quem busca um modelo que combina tecnologia avançada com um interior confortável e visual menos “exótico”. O equilíbrio entre desempenho, autonomia e conforto faz do E-2008 uma opção sólida para quem quer entrar no universo dos elétricos com segurança e qualidade.

Peugeot E-2008 elétricos.
Peugeot E-2008

Porém, o preço elevado ainda é um obstáculo que pode afastar boa parte do público, que espera por um produto mais acessível para popularizar de vez essa tecnologia no país. A Stellantis poderia rever sua estratégia de preço para aproximar o elétrico do modelo flex, facilitando a decisão do consumidor.

De qualquer forma, o Peugeot E-2008 GT é uma prova de que é possível oferecer um SUV elétrico moderno, confortável e eficiente, mesmo que o desafio do custo ainda precise ser superado para conquistar um público maior.

Vale a pena vender o seu veículo no Feirão de carros usados?

Avalie esse artigo

Um jovem que está iniciando sua vida no mundo automobilístico, carregando uma enorme paixão sobre o assunto. Se formou no Ensino Médio e pretende se ingressar em uma faculdade. Um jovem que nos tempos vagos, se interessa em fazer atividades familiares e passar mais tempo com a família.
Posts relacionados
Notícias 6 sedãs usados por até R$ 40 mil para comprar ainda em 2025

O sedã sempre foi sinônimo de conforto e praticidade, ideal para quem busca um carro…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo Haval H6L surpreende com design imponente e interior luxuoso: confira as novidades

A Great Wall Motors (GWM) voltou a chamar atenção no mercado automotivo com o lançamento…

Gabriel Schmoller
Notícias Audi RS3 2026 chega com potência e luxo por R$ 660 mil

O Audi RS3 2026 já está disponível nas concessionárias de todo o país. A pré-venda…

Gabriel Schmoller
Notícias Honda HR-V tem desconto de até R$ 14 mil e motor turbo agrada empresas

A Honda iniciou outubro de 2025 com uma nova rodada de condições especiais para pessoas…

Gabriel Schmoller
Notícias Jeep Compass 2026 surpreende com queda de até R$ 20 mil: veja se vale apena aproveitar

O Jeep Compass 2026 chegou ao mercado brasileiro com uma estratégia ousada: reduzir preços para…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário