VW Polo, HB20 ou Onix? Veja qual hatch é a melhor compra até R$ 90 mil!
Se você está com um orçamento de até R$ 90 mil e quer um hatch moderno, eficiente e equipado, provavelmente está entre três modelos: Volkswagen Polo Track, Hyundai HB20 1.0 aspirado e Chevrolet Onix 1.0. Esses três compactos estão entre os mais vendidos do país e se destacam por oferecer um bom pacote de equipamentos, baixo consumo de combustível e manutenção relativamente acessível.
Mas, na prática, qual deles vale mais a pena? Neste comparativo detalhado, vamos analisar ponto a ponto para ajudar você a fazer a melhor escolha possível com o seu dinheiro.

Guia do Conteúdo
Motorização e desempenho: força suficiente para o dia a dia
A primeira comparação importante é sobre o coração de cada carro: o motor. Todos trazem opções 1.0 aspirado de três cilindros, voltadas à economia e uso urbano.
VW Polo Track conta com o motor 1.0 MPI de 84 cv com etanol e 77 cv com gasolina, com torque de 10,3 kgfm (E) ou 9,6 kgfm (G). Esse conjunto é bem conhecido e já foi usado em diversas versões do Gol, Fox e Voyage. A aceleração de 0 a 100 km/h fica em cerca de 13,5 segundos. A velocidade máxima passa dos 170 km/h, suficiente para estrada. O câmbio é manual de 5 marchas.
Hyundai HB20 1.0 aspirado tem 80 cv com etanol e 75 cv com gasolina, torque de até 10,2 kgfm. É um dos modelos mais leves da categoria, o que ajuda no desempenho geral. A aceleração de 0 a 100 km/h leva cerca de 13,8 segundos. O câmbio também é manual de cinco marchas.
Chevrolet Onix 1.0 vem com 82 cv (E) e 78 cv (G), com torque de 10,6 kgfm com etanol. O desempenho é semelhante ao dos rivais, com aceleração em 13,3 segundos. A direção é precisa, e o carro entrega uma experiência de condução confortável e segura no dia a dia.
Resumo: Em termos de desempenho, o Onix leva pequena vantagem, seguido de perto pelo Polo. O HB20 é o mais econômico, mas também o mais “manso” nas respostas ao acelerador.
Vale a pena vender o seu veículo no Feirão de carros usados?
Consumo de combustível: economia é prioridade
Se a meta é rodar muito e gastar pouco, o consumo é ponto-chave.
VW Polo Track faz cerca de 9,6 km/l na cidade e 14 km/l na estrada com etanol. Com gasolina, os números sobem para algo em torno de 13,9 km/l (cidade) e 15,5 km/l (estrada).
Hyundai HB20 1.0 aspirado se destaca na economia: roda cerca de 9,8 km/l na cidade e 13,1 km/l na estrada com etanol. Com gasolina, pode chegar a até 15,5 km/l em uso rodoviário.
Chevrolet Onix 1.0 entrega médias de 9,3 km/l (cidade) e 13,3 km/l (estrada) com etanol. Com gasolina, seus números são próximos aos do Polo, com ligeira vantagem em uso urbano.
Resumo: O HB20 é o mais eficiente no uso geral. Se a economia de combustível for sua prioridade, ele se sobressai.
Equipamentos de série: o que cada um oferece?
Aqui começam a aparecer diferenças importantes. Mesmo todos sendo versões mais acessíveis, a lista de itens pode variar bastante.

VW Polo Track traz ar-condicionado, direção elétrica, vidros e travas elétricas, computador de bordo, sistema multimídia com tela de 6,5”, espelhamento de smartphone com fio, controle de estabilidade (ESP), assistente de partida em rampa e quatro airbags.
Hyundai HB20 1.0 Sense também oferece ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos dianteiros, central multimídia de 8” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, volante multifuncional, dois airbags, controle de tração e estabilidade.
Chevrolet Onix 1.0 tem ar-condicionado, direção elétrica progressiva, quatro airbags, central multimídia de 8”, espelhamento com fio, sistema “siga-me/leve-me” com acendimento automático dos faróis e controle de tração e estabilidade.
Resumo: Polo Track é o único que vem com controle de estabilidade e assistente de rampa de série nessa faixa. O HB20 entrega multimídia maior e sem fio. O Onix é o mais equilibrado em equipamentos.
Conforto e espaço interno: quem leva melhor?
Apesar de compactos, os três modelos atendem bem quem busca espaço para a cidade e até viagens curtas.
VW Polo Track tem 2,56 m de entre-eixos e bom espaço no banco traseiro. O porta-malas leva 300 litros. O acabamento interno é simples, mas funcional. O isolamento acústico é um dos melhores da categoria.
Hyundai HB20 é o menor entre os três, com 2,53 m de entre-eixos. O porta-malas tem 300 litros também. O banco traseiro é o menos espaçoso, mas o acabamento agrada. A ergonomia é um destaque.
Chevrolet Onix tem entre-eixos de 2,55 m, com espaço semelhante ao Polo. O porta-malas tem 275 litros, menor que o dos rivais. O banco dianteiro é confortável, mas o acabamento interno peca em detalhes visuais.
Resumo: Polo e Onix são mais espaçosos que o HB20, mas o HB20 pode agradar pelo acabamento mais moderno e bem montado.
Segurança: quais recursos cada um traz?
VW Polo Track se destaca nesse quesito. Ele oferece quatro airbags, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa e estrutura de carroceria bem avaliada em testes de impacto.
Hyundai HB20 entrega dois airbags, mas também tem controle de tração e estabilidade. Ausência de airbags laterais pode ser um ponto negativo para alguns consumidores.
Chevrolet Onix traz quatro airbags e todos os controles eletrônicos de estabilidade e tração, ficando no meio-termo entre Polo e HB20.
Resumo: O Polo Track sai na frente em segurança entre os modelos analisados.
Preço e custo-benefício: o que vale mais pelo seu dinheiro?
Na hora de bater o martelo, o preço pode ser decisivo.
VW Polo Track custa em torno de R$ 89.990. Pelo que entrega em segurança e estrutura, é uma escolha racional para quem roda bastante e valoriza itens como ESP.
Hyundai HB20 Sense 1.0 parte de R$ 93.310. O valor é um pouco mais alto, mas compensa pela economia de combustível e tecnologia interna.
Chevrolet Onix 1.0 tem versões partindo de R$ 87.790, o mais barato entre os três. É o mais “bem resolvido” quando se pensa em conforto, conectividade e visual, embora perca em espaço e consumo.

Resumo: O Onix oferece o melhor preço inicial. O Polo entrega mais segurança e robustez. O HB20 é mais tecnológico e econômico.
Qual hatch comprar por até R$ 90 mil?
Quer um carro com foco em segurança, estabilidade e uso intenso? Vá de VW Polo Track. Ele pode não ter o visual mais chamativo, mas é sólido, confiável e está bem equipado para sua categoria.
Se você prioriza tecnologia interna, economia e conforto para o dia a dia, o Hyundai HB20 é a opção mais moderna e econômica. Só peca em espaço traseiro e em ter menos airbags.
O Chevrolet Onix é ideal se você quer um hatch urbano com visual jovem, bom custo inicial e equilíbrio entre equipamentos e conforto. Não se destaca em tudo, mas entrega um bom pacote por menos.
No fim, a melhor escolha depende do seu perfil de uso. Todos os três modelos têm méritos e pontos a melhorar, mas são fortes representantes do segmento dos hatches compactos no Brasil.
