VW Polo, HB20 ou Onix? Veja qual hatch é a melhor compra até R$ 90 mil!

Se você está com um orçamento de até R$ 90 mil e quer um hatch moderno, eficiente e equipado, provavelmente está entre três modelos: Volkswagen Polo Track, Hyundai HB20 1.0 aspirado e Chevrolet Onix 1.0. Esses três compactos estão entre os mais vendidos do país e se destacam por oferecer um bom pacote de equipamentos, baixo consumo de combustível e manutenção relativamente acessível.

Mas, na prática, qual deles vale mais a pena? Neste comparativo detalhado, vamos analisar ponto a ponto para ajudar você a fazer a melhor escolha possível com o seu dinheiro.

Onix vermelho Flex na diagonal.
Onix vermelho Flex na diagonal Foto: Divulgação

Motorização e desempenho: força suficiente para o dia a dia

A primeira comparação importante é sobre o coração de cada carro: o motor. Todos trazem opções 1.0 aspirado de três cilindros, voltadas à economia e uso urbano.

VW Polo Track conta com o motor 1.0 MPI de 84 cv com etanol e 77 cv com gasolina, com torque de 10,3 kgfm (E) ou 9,6 kgfm (G). Esse conjunto é bem conhecido e já foi usado em diversas versões do Gol, Fox e Voyage. A aceleração de 0 a 100 km/h fica em cerca de 13,5 segundos. A velocidade máxima passa dos 170 km/h, suficiente para estrada. O câmbio é manual de 5 marchas.

Hyundai HB20 1.0 aspirado tem 80 cv com etanol e 75 cv com gasolina, torque de até 10,2 kgfm. É um dos modelos mais leves da categoria, o que ajuda no desempenho geral. A aceleração de 0 a 100 km/h leva cerca de 13,8 segundos. O câmbio também é manual de cinco marchas.

Chevrolet Onix 1.0 vem com 82 cv (E) e 78 cv (G), com torque de 10,6 kgfm com etanol. O desempenho é semelhante ao dos rivais, com aceleração em 13,3 segundos. A direção é precisa, e o carro entrega uma experiência de condução confortável e segura no dia a dia.

Resumo: Em termos de desempenho, o Onix leva pequena vantagem, seguido de perto pelo Polo. O HB20 é o mais econômico, mas também o mais “manso” nas respostas ao acelerador.

Vale a pena vender o seu veículo no Feirão de carros usados?

Consumo de combustível: economia é prioridade

Se a meta é rodar muito e gastar pouco, o consumo é ponto-chave.

VW Polo Track faz cerca de 9,6 km/l na cidade e 14 km/l na estrada com etanol. Com gasolina, os números sobem para algo em torno de 13,9 km/l (cidade) e 15,5 km/l (estrada).

Hyundai HB20 1.0 aspirado se destaca na economia: roda cerca de 9,8 km/l na cidade e 13,1 km/l na estrada com etanol. Com gasolina, pode chegar a até 15,5 km/l em uso rodoviário.

Chevrolet Onix 1.0 entrega médias de 9,3 km/l (cidade) e 13,3 km/l (estrada) com etanol. Com gasolina, seus números são próximos aos do Polo, com ligeira vantagem em uso urbano.

Resumo: O HB20 é o mais eficiente no uso geral. Se a economia de combustível for sua prioridade, ele se sobressai.

Equipamentos de série: o que cada um oferece?

Aqui começam a aparecer diferenças importantes. Mesmo todos sendo versões mais acessíveis, a lista de itens pode variar bastante.

Volkswagen Polo 2026 branco na diagonal.
Foto: Divulgação

VW Polo Track traz ar-condicionado, direção elétrica, vidros e travas elétricas, computador de bordo, sistema multimídia com tela de 6,5”, espelhamento de smartphone com fio, controle de estabilidade (ESP), assistente de partida em rampa e quatro airbags.

Hyundai HB20 1.0 Sense também oferece ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos dianteiros, central multimídia de 8” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, volante multifuncional, dois airbags, controle de tração e estabilidade.

Chevrolet Onix 1.0 tem ar-condicionado, direção elétrica progressiva, quatro airbags, central multimídia de 8”, espelhamento com fio, sistema “siga-me/leve-me” com acendimento automático dos faróis e controle de tração e estabilidade.

Resumo: Polo Track é o único que vem com controle de estabilidade e assistente de rampa de série nessa faixa. O HB20 entrega multimídia maior e sem fio. O Onix é o mais equilibrado em equipamentos.

Conforto e espaço interno: quem leva melhor?

Apesar de compactos, os três modelos atendem bem quem busca espaço para a cidade e até viagens curtas.

VW Polo Track tem 2,56 m de entre-eixos e bom espaço no banco traseiro. O porta-malas leva 300 litros. O acabamento interno é simples, mas funcional. O isolamento acústico é um dos melhores da categoria.

Hyundai HB20 é o menor entre os três, com 2,53 m de entre-eixos. O porta-malas tem 300 litros também. O banco traseiro é o menos espaçoso, mas o acabamento agrada. A ergonomia é um destaque.

Chevrolet Onix tem entre-eixos de 2,55 m, com espaço semelhante ao Polo. O porta-malas tem 275 litros, menor que o dos rivais. O banco dianteiro é confortável, mas o acabamento interno peca em detalhes visuais.

Resumo: Polo e Onix são mais espaçosos que o HB20, mas o HB20 pode agradar pelo acabamento mais moderno e bem montado.

Segurança: quais recursos cada um traz?

VW Polo Track se destaca nesse quesito. Ele oferece quatro airbags, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa e estrutura de carroceria bem avaliada em testes de impacto.

Hyundai HB20 entrega dois airbags, mas também tem controle de tração e estabilidade. Ausência de airbags laterais pode ser um ponto negativo para alguns consumidores.

Chevrolet Onix traz quatro airbags e todos os controles eletrônicos de estabilidade e tração, ficando no meio-termo entre Polo e HB20.

Resumo: O Polo Track sai na frente em segurança entre os modelos analisados.

Preço e custo-benefício: o que vale mais pelo seu dinheiro?

Na hora de bater o martelo, o preço pode ser decisivo.

VW Polo Track custa em torno de R$ 89.990. Pelo que entrega em segurança e estrutura, é uma escolha racional para quem roda bastante e valoriza itens como ESP.

Hyundai HB20 Sense 1.0 parte de R$ 93.310. O valor é um pouco mais alto, mas compensa pela economia de combustível e tecnologia interna.

Chevrolet Onix 1.0 tem versões partindo de R$ 87.790, o mais barato entre os três. É o mais “bem resolvido” quando se pensa em conforto, conectividade e visual, embora perca em espaço e consumo.

HB20 2024.
Visual do HB20 2024.

Resumo: O Onix oferece o melhor preço inicial. O Polo entrega mais segurança e robustez. O HB20 é mais tecnológico e econômico.

Qual hatch comprar por até R$ 90 mil?

Quer um carro com foco em segurança, estabilidade e uso intenso? Vá de VW Polo Track. Ele pode não ter o visual mais chamativo, mas é sólido, confiável e está bem equipado para sua categoria.

Se você prioriza tecnologia interna, economia e conforto para o dia a dia, o Hyundai HB20 é a opção mais moderna e econômica. Só peca em espaço traseiro e em ter menos airbags.

O Chevrolet Onix é ideal se você quer um hatch urbano com visual jovem, bom custo inicial e equilíbrio entre equipamentos e conforto. Não se destaca em tudo, mas entrega um bom pacote por menos.

No fim, a melhor escolha depende do seu perfil de uso. Todos os três modelos têm méritos e pontos a melhorar, mas são fortes representantes do segmento dos hatches compactos no Brasil.

Avalie esse artigo

Um jovem que está iniciando sua vida no mundo automobilístico, carregando uma enorme paixão sobre o assunto. Se formou no Ensino Médio e pretende se ingressar em uma faculdade. Um jovem que nos tempos vagos, se interessa em fazer atividades familiares e passar mais tempo com a família.
Posts relacionados
Notícias Jeep Compass: Descontos Surpreendentes de Até R$ 31 Mil para CNPJ

A Jeep anunciou em novembro de 2025 novas condições para aquisição do Compass, especialmente voltadas…

Gabriel Schmoller
Notícias Fiat Strada 2023: A picape cabine dupla que surpreende pelo conforto

A Fiat Strada é referência no segmento de picapes compactas há mais de 20 anos….

Gabriel Schmoller
Notícias O Novo Haval H6 2026 Esconde Mudanças Surpreendentes que Poucos Esperavam

O Haval H6 2026 surge com uma proposta mais ousada dentro do segmento de SUVs…

Gabriel Schmoller
Notícias O retorno surpreendente do Captiva EV e os rivais que brigam pelo mesmo preço

O tão aguardado retorno do Captiva EV ao portfólio da Chevrolet marca uma mudança clara…

Gabriel Schmoller
Notícias Os carros que mudaram tudo e transformaram a imagem de grandes marcas

A reputação de uma montadora é resultado de anos de esforço, mas um único carro…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário