Peugeot e-2008 GT encanta, mas tem dois poréns que podem te deixar com o pé atras!
O Peugeot e-2008 GT chegou ao mercado com a proposta de conquistar os olhares de quem busca um SUV elétrico estiloso e moderno.

Seu design agressivo e acabamento refinado chamam atenção em qualquer cenário urbano. Mas será que isso é o suficiente para valer o investimento?
Apesar de oferecer uma série de qualidades, dois aspectos em particular podem fazer o consumidor repensar a compra — e um deles nem é culpa da montadora. Vamos entender melhor o que torna o e-2008 GT uma opção interessante, mas com ressalvas.
Guia do Conteúdo
Design arrojado é destaque do SUV francês
Logo de cara, o e-2008 GT se impõe pelo visual. A frente traz uma grade com efeito tridimensional e acabamento escurecido, acompanhada pelo novo logo da marca. Os faróis de LED possuem assinatura dividida em três segmentos e os DRLs em formato de garra de leão reforçam a identidade visual agressiva do modelo.

A unidade testada tinha pintura metálica vermelha Elixir com teto preto, combinação indisponível nas versões a combustão. O conjunto inclui rodas aro 18 escurecidas, retrovisores pretos e molduras de caixa de roda salientes. Na traseira, lanternas escurecidas interligadas por uma faixa preta com o nome “Peugeot” ao centro e um discreto spoiler criam um ar futurista.
O porta-malas, com 374 litros, deixa a desejar em comparação aos concorrentes do segmento.
Interior refinado com toque esportivo
Ao entrar no e-2008 GT, o motorista encontra um ambiente que mescla sofisticação e esportividade. Os bancos são revestidos em alcântara, têm design esportivo e aquecimento individual. O assento do condutor conta com ajustes elétricos, inclusive lombar. O volante pequeno com base reta é regulável em altura e profundidade, contribuindo para a experiência de direção esportiva.

O painel, com acabamento macio e detalhes que imitam fibra de carbono, se destaca com o sistema i-Cockpit 3D, que projeta informações em camadas tridimensionais. O câmbio eletrônico E-Toggle e o acabamento em preto brilhante no console central reforçam o visual moderno.
Há também modos de condução (Eco, Normal e Sport) e a opção B para intensificar a frenagem regenerativa.
Conforto para quatro, mas com limitações no espaço traseiro
Embora o e-2008 GT acomode quatro adultos com relativo conforto, a parte traseira não é seu ponto forte. O assento central é estreito e o túnel central elevado compromete o espaço para as pernas. Além disso, não há saídas de ar-condicionado para o banco traseiro, o que pode incomodar os ocupantes em dias quentes.
Leia também:
Em compensação, o teto solar panorâmico ajuda na ventilação e contribui para a sensação de amplitude. Passageiros de até 1,80 m conseguem viajar sem esbarrar a cabeça no teto. As portas são pesadas, o que dificulta o acesso para pessoas com mobilidade reduzida, e um detalhe incômodo é a borracha inferior que raspa nos calçados ao entrar.
Motorização elétrica eficiente e silenciosa
Equipado com motor dianteiro de 158 cv e torque de 26,5 kgfm, o e-2008 GT entrega desempenho satisfatório para a proposta. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 8,9 segundos e a velocidade máxima é de 150 km/h. A bateria de 54 kWh garante uma autonomia de 261 km segundo o Inmetro, mas na prática é possível superar essa marca — em testes, foi registrado alcance de 284 km com 78% da carga.
O carregador embarcado de 11 kW permite recarga rápida de 80% em cerca de 30 minutos em estações mais potentes. Isso, claro, se você tiver acesso a um carregador rápido com essa capacidade.
A ausência de ruídos é outro ponto positivo, trazendo mais conforto para o trânsito urbano.
Direção firme e suspensão bem acertada
A condução do e-2008 GT é prazerosa, graças à suspensão dianteira McPherson e traseira com eixo de torção. A calibragem mais firme garante estabilidade nas curvas e boa absorção das irregularidades nas vias. A direção, apesar de levemente pesada, transmite segurança e ganha suavidade em manobras devido à assistência elétrica.
Esse comportamento esportivo é reforçado pela plataforma CMP, que oferece bom equilíbrio e controle, mesmo em velocidades mais altas. O torque imediato do motor elétrico também contribui para uma condução ágil e eficiente no dia a dia.
Tecnologia de ponta para o dia a dia
O e-2008 GT traz uma lista generosa de equipamentos. Entre os destaques estão:
- Quatro portas USB
- Ar-condicionado digital e automático
- Chave presencial
- Partida por botão
- GPS integrado
- Central multimídia com tela sensível ao toque e conectividade sem fio para Android Auto e Apple CarPlay
Além disso, o painel 3D é totalmente digital e personalizável, exibindo informações de bateria, percurso, velocidade e mais, bem na linha de visão do motorista.
Os comandos do ar-condicionado são acessíveis por botões físicos, mas poderiam ter atalhos mais diretos na tela para facilitar ajustes rápidos durante a condução.
Segurança completa com assistentes modernos
No quesito segurança, o SUV da Peugeot impressiona com a presença de diversos recursos ADAS (sistemas avançados de assistência ao condutor). Entre eles:
- Piloto automático adaptativo
- Alerta de permanência em faixa
- Frenagem autônoma de emergência
- Leitor de placas de trânsito
- Detector de fadiga
- Monitoramento de ponto cego
- Airbags frontais, laterais e de cortina
Sensores de estacionamento, câmera 360°, iluminação full LED e controle de estabilidade completam o pacote. Porém, um ponto de atenção é o controle do piloto automático adaptativo, que exige tirar os olhos da estrada para ser ativado — algo que poderia ser mais intuitivo.
Vale a pena investir no Peugeot e-2008 GT?
Apesar de suas muitas qualidades, o Peugeot e-2008 GT tem dois aspectos que pesam contra sua compra. O primeiro é o preço elevado: R$ 259.990 no configurador da marca. Para efeito de comparação, o Volvo EX30 parte de R$ 229.950, o BYD Yuan Plus custa R$ 235.800 e o Yuan Pro, R$ 182.800.
O segundo ponto negativo é a infraestrutura de recarga para veículos elétricos no Brasil, ainda limitada e concentrada em grandes centros. Esse, no entanto, é um desafio que vai além do controle da montadora.

Uma opção interessante com ressalvas
O Peugeot e-2008 GT se destaca pelo design marcante, interior sofisticado, bom desempenho e ampla lista de equipamentos. É um SUV elétrico que agrada quem quer estilo e modernidade na garagem. Porém, o alto valor e a falta de pontos de recarga podem afastar interessados.
Se você está preparado para entrar no mundo dos elétricos e tem acesso a um ponto de recarga em casa ou no trabalho, o e-2008 GT pode sim ser uma escolha interessante — principalmente se estilo e tecnologia forem prioridade.