O que ninguém te conta sobre o VW Nivus: verdade revelada!
Lançado em 2020, o Volkswagen Nivus chegou ao mercado brasileiro como uma aposta ousada da marca. Compartilhando a mesma base do Polo, mas com um visual que flerta com o segmento de SUVs cupês, o Nivus logo chamou atenção nas ruas.
Seu design inclinado na traseira, que lembra bastante carros esportivos, conquistou muitos consumidores em busca de um modelo mais moderno e com pegada diferenciada. O resultado foi imediato: sucesso de vendas.

Guia do Conteúdo
Os 5 motivos que fazem o Nivus valer a compra
1. Desempenho acima da média
O motor 200 TSI do Nivus entrega até 128 cv com torque de 20,4 kgfm a apenas 2.000 rpm. Acoplado ao câmbio automático de seis marchas, o SUV vai de 0 a 100 km/h em cerca de 10 segundos e atinge velocidade máxima de 192 km/h. Para quem quer ainda mais emoção, existe a versão GTS, com motor 250 TSI 1.4 de até 150 cv e torque de 25,5 kgfm. Nessa versão, o Nivus acelera de 0 a 100 km/h em apenas 8,4 segundos e atinge até 206 km/h.
Esse desempenho torna o Nivus um dos mais ágeis da categoria, principalmente quando comparado a SUVs compactos de entrada com motores aspirados.
2. Consumo eficiente
Além de rápido, o Nivus também surpreende pela eficiência. Na versão 200 TSI com etanol, o consumo urbano é de 8,3 km/l e na estrada, 9,9 km/l. Com gasolina, os números sobem para 11,9 km/l na cidade e 14,1 km/l na estrada. Na versão mais potente (250 TSI), o desempenho não fica muito atrás: com etanol, são 8,1 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada; com gasolina, 11,6 km/l e 14,2 km/l, respectivamente.
Esses dados são certificados pelo Inmetro e colocam o Nivus entre os SUVs compactos mais econômicos do Brasil.
3. Equipamentos de série
Mesmo nas versões de entrada, o Nivus entrega um pacote generoso de equipamentos. Controle de cruzeiro adaptativo (ACC), frenagem automática de emergência (AEB), seis airbags, ar-condicionado digital Climatronic, sensores de estacionamento e central multimídia com tela ampla são apenas alguns dos destaques.
Esse conjunto tecnológico não é facilmente encontrado em modelos da mesma faixa de preço. Para quem busca segurança e comodidade, o Nivus sai na frente.
4. Porta-malas que surpreende
Apesar de ter um visual esportivo e dimensões compactas, o Nivus oferece um porta-malas de 415 litros. Para efeito de comparação, o Chevrolet Tracker tem 393 litros, o Peugeot 2008 oferece 374 litros e até mesmo o VW T-Cross — que parece maior — fica atrás, com apenas 373 litros.
Ou seja, o Nivus entrega espaço suficiente para viagens, bagagens e rotina urbana sem abrir mão do estilo.
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5. Design com apelo esportivo
O grande trunfo visual do Nivus é seu estilo de SUV cupê. A linha de cintura alta, os faróis alongados e, principalmente, o caimento suave do teto até a traseira, conferem ao modelo uma aparência sofisticada e esportiva. Não é exagero dizer que ele atrai olhares por onde passa.
Para quem busca fugir do “padrão SUV quadradão”, o Nivus é uma opção que alia beleza com praticidade.
Os 5 motivos que fazem muita gente desistir do Nivus
1. Acabamento interno decepcionante
Apesar do visual externo moderno, por dentro o Nivus deixa a desejar. Muitos donos relatam o uso excessivo de plásticos duros, principalmente nas portas e no painel. Isso não apenas passa uma sensação de carro mais simples, como também contribui para o surgimento de ruídos com o tempo.
Outro problema recorrente está no volante com revestimento de couro sintético, que tende a apresentar desgaste precoce em alguns casos, mesmo com pouco uso.
2. Espaço interno limitado
A proposta de SUV cupê cobra seu preço no interior. O caimento do teto prejudica o espaço para quem vai no banco de trás, especialmente passageiros mais altos. Em viagens longas, isso pode gerar desconforto — principalmente se o veículo estiver com todos os assentos ocupados.
Se você prioriza conforto no banco traseiro, vale olhar com mais atenção para o VW T-Cross ou o Fiat Fastback, que oferecem mais espaço e ergonomia.
3. Vulnerabilidade do sistema ACC
Um problema amplamente discutido nas redes sociais envolve o módulo do controle adaptativo de cruzeiro (ACC). Até a linha 2024, esse componente era facilmente removido por criminosos, já que fica instalado atrás do emblema na grade frontal. Em poucos segundos, ele pode ser furtado.
O preço dessa peça pode ultrapassar R$ 4 mil, e em alguns casos, já chegou a mais de R$ 10 mil nas concessionárias. A Volkswagen só resolveu a questão recentemente, com ajustes a partir da linha 2025.
4. Suspensão mais dura
A suspensão do Nivus é afinada para entregar maior estabilidade, o que de fato acontece. Porém, o conforto acaba sendo sacrificado. Em pisos irregulares ou ruas com muitos buracos, o carro transmite bastante as imperfeições, o que pode incomodar no uso diário.
Para quem quer suavidade ao dirigir, o Citroën Basalt ou mesmo o Fiat Pulse oferecem uma experiência mais agradável.

5. Ausência de faróis IQ.Light
Apesar de ser um dos modelos mais tecnológicos da Volkswagen, o Nivus não oferece os faróis IQ.Light nem mesmo como opcional na versão GTS. Essa tecnologia, presente em outros modelos da marca como o Polo e o Virtus, utiliza LEDs inteligentes com assinatura visual marcante e iluminação adaptativa.
A ausência do recurso pode desapontar quem busca o que há de mais moderno em iluminação automotiva.