Rodar na reserva estraga o carro? Entenda os riscos reais

Especialistas alertam que andar com o tanque quase vazio pode danificar a bomba de combustível e causar prejuízos no motor.

Rodar na reserva pode parecer inofensivo, mas não é só “lorota de frentista”. Especialistas confirmam que o hábito, comum entre motoristas que querem adiar o gasto com combustível, pode sim comprometer o funcionamento do sistema de alimentação do motor — especialmente da bomba de combustível.

A bomba é responsável por enviar o combustível do tanque até o motor, e quando há pouco líquido no reservatório, ela pode sofrer superaquecimento por falta de refrigeração. Com o tempo, isso reduz sua vida útil e pode gerar falhas de funcionamento.

Rodar na reserva estraga o carro.
Foto: Divulgação

Pane seca e sujeira no sistema

Outro risco é a chamada pane seca. Em tanques com pouco combustível, o marcador pode se tornar impreciso, levando o motorista a acreditar que ainda há autonomia — quando não há. Além disso, com o nível muito baixo, há maior chance de a bomba sugar resíduos que se acumulam no fundo do tanque, o que pode danificar filtros ou o próprio sistema de injeção.

Leia também:

Afinal, abastecer até a boca faz diferença?

Há quem defenda manter o tanque sempre cheio para preservar a bomba. Outros preferem rodar até quase zerar, acreditando que assim estão sempre usando combustível “fresco”. Mas, no dia a dia, isso não faz tanta diferença para carros em uso constante.

Se o veículo consome dois ou mais tanques por mês, o abastecimento em intervalos curtos ou longos não interfere diretamente no desempenho do combustível. O que realmente importa é não deixar o tanque chegar perto da reserva com frequência. Isso, sim, sobrecarrega os componentes e aumenta o risco de falhas.

Carros parados exigem outro cuidado

Para quem fica longos períodos sem usar o carro — 15 dias ou mais — a recomendação muda: o ideal é deixar o tanque cheio. Com menos ar dentro do reservatório, há menos chance de oxidação do combustível. Nesse caso, vale também optar por gasolina aditivada ou etanol, que têm maior resistência à degradação.

E sobre economia de combustível?

Rodar na reserva não traz economia real. O consumo depende da distância percorrida, não da frequência de abastecimento. Argumentar que abastecer em menor quantidade “gasta menos” é um erro comum. O risco de danos mecânicos causados por combustível baixo supera qualquer suposta vantagem.

Gostou do conteúdo? Compartilhe sua experiência nos comentários, deixe sua avaliação com as estrelinhas e siga nosso site para mais dicas sobre manutenção e cuidados com seu carro!

Avalie esse artigo

Redator online do Agora Motor, antes mesmo de concluir o ensino médio e fazer a carteira, Gabriel já está envolvido no universo automotivo. Produz conteúdos informativos e relevantes, com foco em lançamentos, notícias e tudo que movimenta o setor. Interessado em aprender e crescer na área, acompanha de perto as tendências do mercado e busca tornar a informação acessível a todos os leitores.
Posts relacionados
Notícias Como o Celular Virou a Ferramenta Número 1 do Motorista Brasileiro na Hora de Escolher o Carro

Existe uma cena que se repete em qualquer concessionária do país. Um casal entra para…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias Hyundai i20 é um crossover, mas que não chega a ser raiz

Havia um intervalo em dimensões, preços e propostas entre o hatch HB20 e o SUV…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias Melhores luvas para moto custo benefício: veja modelos e preços

Escolher as melhores luvas para moto custo benefício em 2025 e 2026 é uma tarefa…

Gabriel Schmoller
Notícias Brasil consolida domínio “mobile-only” no iGaming com 98,64% do tráfego vindo de smartphones

O Brasil disse adeus aos computadores e aparentemente estamos a passar de uma época de…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias Vendas de veículos leves em maio continuaram em alta!

Análises da Fenabrave sobre os resultados do mês passado apontam otimismo crescente até o fechamento…

Ivan Gustavo Willemann
Deixe seu comentário