Volkswagen Tera High custa apenas 13 mil a mais que a versão comfort: Confira se vale apena investir

Descubra se a diferença de R$ 13 mil entre o Tera Comfort e o High compensa no uso real e veja o que muda em cada versão do SUV.

O Volkswagen Tera chegou com força ao mercado nacional, e logo surgiu a dúvida: qual versão vale mais a pena, a Comfort ou a High? Ambas compartilham o mesmo motor, design e estrutura, mas a diferença de R$ 13 mil entre os dois modelos levanta questionamentos importantes, principalmente sobre custo-benefício no uso diário.

Enquanto a versão Comfort parte de R$ 126.990, a High tem preço sugerido de R$ 139.990. A diferença parece relevante, mas será que ela se traduz em mais conforto, tecnologia e segurança na prática? Para responder a essa pergunta, é preciso ir além da ficha técnica e avaliar como cada item impacta a experiência ao volante.

Itens de conforto

Na comparação entre os dois modelos, a primeira vantagem do Tera High está no ar-condicionado. Enquanto a versão Comfort traz um sistema convencional, a High é equipada com ar digital Climatronic, que permite controle mais preciso da temperatura e oferece visual mais moderno ao painel.

Outro destaque é o revestimento dos bancos. O acabamento em couro da versão High confere um ar de sofisticação ao interior do SUV e facilita a limpeza, especialmente para quem tem filhos ou animais. Na versão Comfort, o tecido é simples e mais suscetível ao desgaste com o tempo.

Tecnologia embarcada

A central multimídia é idêntica nas duas versões: tela de 10,1 polegadas com sistema VW Play e conectividade completa. No entanto, o painel digital difere bastante. O High vem com tela de 10,25 polegadas, com melhor resolução e mais funções, enquanto a Comfort traz um painel menor, de 8 polegadas.

Interna do Volkswagen Tera.
Foto: Divulgação | Interna do Volkswagen Tera.

Outros detalhes tecnológicos ajudam a justificar a diferença de preço. A versão High inclui carregamento de celular por indução, cada vez mais desejado pelos usuários, além de câmera de ré — item ausente na Comfort, que pode fazer falta em manobras em locais apertados ou escuros.

Ajuda na condução

A versão mais cara também entrega vantagens em recursos de assistência. O Tera High oferece sensores de estacionamento tanto dianteiros quanto traseiros, enquanto a Comfort traz apenas os traseiros. Essa diferença se traduz em mais tranquilidade em vagas apertadas e trânsito urbano.

Outro item ausente na Comfort e presente no High é o sensor de chuva, que aciona automaticamente os limpadores dianteiros quando necessário. Pequenos detalhes como esse elevam o nível de comodidade e tornam o uso do carro mais fluido e menos dependente de ações manuais do motorista.

Detalhes internos

O interior do Tera High conta com iluminação ambiente, que melhora a percepção de sofisticação e proporciona mais conforto visual à noite. Também há o espelho retrovisor interno com função antiofuscante automática, que reduz o brilho de faróis de outros veículos durante a condução noturna.

Além disso, o acabamento interno no High tem toques em couro nas portas e tapetes de carpete, enquanto a Comfort mantém materiais mais simples, com forração em tecido e ausência de itens visuais que criam uma sensação de categoria superior.

Design externo

Visualmente, as diferenças são sutis, mas existem. O High utiliza rodas de liga leve aro 17 com pneus de perfil 205/55, que passam um ar mais robusto e esportivo. Já a versão Comfort adota rodas menores, de 16 polegadas, com pneus 205/60, que oferecem um pouco mais de conforto, mas menor impacto visual.

Volkswagen Tera na estrada.
Foto: Divulgação | Volkswagen Tera High vale os 13 mil a mais que a versão comfort? Confira!

Essas mudanças não afetam diretamente o desempenho ou a altura do carro, mas conferem à versão High uma aparência mais sofisticada. Para quem valoriza design, esse detalhe pode pesar na hora da decisão.

Equipamentos iguais

Apesar das diferenças, há pontos em que as duas versões são idênticas. Ambas compartilham o mesmo conjunto mecânico: motor 1.0 TSI flex, com até 116 cv de potência quando abastecido com etanol, e torque de 16,8 kgfm a 1.750 rpm. A transmissão também é igual, com câmbio automático de seis marchas.

Itens de segurança como seis airbags, controles de tração e estabilidade, frenagem automática de emergência (AEB) e piloto automático adaptativo (ACC) estão presentes nas duas versões. Ou seja, mesmo a versão mais básica já entrega um bom pacote de proteção e assistência ao condutor.

Consumo e desempenho

Outro ponto em comum é o consumo. O Tera, independentemente da versão, registra médias de 8,6 km/l com etanol na cidade e 10,3 km/l na estrada. Com gasolina, os números sobem para 12,2 km/l em trajetos urbanos e 14,5 km/l em rodovias.

A autonomia também é igual, já que o tanque de 49 litros está presente nas duas versões. Com gasolina, o modelo pode percorrer até 711 km em estradas, enquanto com etanol, o alcance urbano é de cerca de 421 km. Portanto, quem escolhe a Comfort ou a High não encontrará surpresas nesse quesito.

Espaço interno

As dimensões também são idênticas. Ele mede 4,15 metros de comprimento, com entre-eixos de 2,56 metros. Essa distância garante um espaço interno confortável para quatro adultos e uma criança, além de bom aproveitamento nos bancos traseiros.

O porta-malas oferece 350 litros de capacidade, o que é suficiente para o uso urbano e pequenas viagens. Para quem busca mais espaço de bagagem, esse talvez não seja o SUV ideal, mas dentro da categoria, o volume está de acordo com os concorrentes diretos.

Volkswagen Tera em movimento.
Foto: Divulgação | Diferença entre a versão High e a versão Comfort.

Para quem vale

A decisão entre Comfort e High deve partir do perfil de uso e do que o motorista espera do carro. A versão Comfort já oferece um nível alto de segurança, conectividade e desempenho, com preço competitivo dentro do segmento. É uma boa escolha para quem quer economizar e ainda assim ter um veículo completo.

Por outro lado, o Tera High se destaca por entregar um pacote mais refinado, com recursos que tornam o uso mais prático e confortável. O acréscimo de R$ 13 mil pode parecer alto, mas em comparação com modelos concorrentes, ainda se mostra razoável para o que é oferecido.

E ai, Vale apena?

Optar pela versão High é investir em experiência. A sensação ao volante é mais prazerosa, o ambiente interno mais sofisticado, e a tecnologia embarcada facilita o dia a dia. Para quem pode pagar a diferença, não há dúvida de que o valor extra compensa no uso real.

Já o Comfort atende bem quem não abre mão da segurança e da eficiência, mas pode viver sem alguns luxos. A Volkswagen foi cuidadosa ao manter o mesmo desempenho nas duas versões, o que equilibra bem a relação custo-benefício.

Gostou da análise? Comente aqui embaixo qual versão você escolheria e por quê. Continue acompanhando nossas publicações clicando aqui para comparativos completos, novidades do setor automotivo e tudo o que você precisa saber antes de trocar de carro.

Veja também: Novo VW Tera High: O SUV de R$ 140 Mil Que Vai Te Fazer Repensar Suas Prioridades

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Redator online do Agora Motor, antes mesmo de concluir o ensino médio e fazer a carteira, Gabriel já está envolvido no universo automotivo. Produz conteúdos informativos e relevantes, com foco em lançamentos, notícias e tudo que movimenta o setor. Interessado em aprender e crescer na área, acompanha de perto as tendências do mercado e busca tornar a informação acessível a todos os leitores.
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