3 SUVs automáticos que saem por menos de R$ 100 mil para PCD

Comprar um SUV automático por menos de R$ 100 mil ainda é possível — mas só para alguns.

Nos dias atuais, quando comprar um carro automático zero-quilômetro exige desembolsar bem mais de R$ 100 mil, ainda há uma categoria de consumidores que consegue escapar dessa realidade: as pessoas com deficiência (PCD). Isso se deve ao conjunto de benefícios previstos em lei e a incentivos das próprias montadoras, que tornam possível adquirir modelos com câmbio automático por valores que surpreendem — em alguns casos, até R$ 30 mil abaixo do preço original.

Essa possibilidade, no entanto, está longe do conhecimento de muitos brasileiros. Pouco divulgada, a venda de veículos com isenção de impostos pode abrir caminho para que consumidores com direito a esse benefício adquiram até mesmo um SUV automático moderno, completo e confortável por menos de R$ 100 mil.

Quem pode?

Para ter acesso aos descontos, o comprador precisa se enquadrar nos critérios do público PCD definidos pelo governo. Isso inclui condições físicas, mentais ou sensoriais que limitem mobilidade ou autonomia, mesmo que de forma parcial. O processo envolve laudo médico, CNH especial (em alguns casos) e a aprovação de isenções junto aos órgãos estaduais e federais.

P

Modelos disponíveis

Três SUVs com câmbio automático e bons níveis de equipamentos se destacam atualmente como alternativas acessíveis para o público PCD: o Fiat Pulse Drive, o Nissan Kicks Play Active Plus e o Citroën Basalt Feel Turbo. Todos são vendidos por valores abaixo de R$ 100 mil quando aplicadas as isenções fiscais e os descontos das fabricantes.

Entre eles, há diferenças importantes de design, motorização e proposta, o que permite que cada consumidor escolha o que melhor se encaixa às suas necessidades.

Fiat Pulse Drive

Fiat Pulse Drive branco.
Foto: Divulgação | Fiat Pulse Drive branco.

Começando pelo Pulse, ele é o mais compacto da lista, mas também um dos mais equilibrados. O modelo parte de R$ 111.990 na tabela de preços comum, mas após aplicação das isenções e bônus, o valor para o público PCD fica em torno de R$ 92.609.

Sob o capô está o motor 1.3 Firefly, que entrega até 107 cavalos. Combinado ao câmbio CVT que simula sete marchas, o conjunto oferece um desempenho honesto e consumo controlado, ideal para o uso urbano e deslocamentos frequentes.

O modelo conta ainda com ar-condicionado, direção elétrica, assistente de partida em rampas, controles de tração e estabilidade e uma central multimídia com espelhamento de celular. Um pacote enxuto, mas bem pensado para quem busca funcionalidade.

Nissan Kicks Play

Nissan Kicks Play prata parado na diagonal.
Foto: Divulgação | Nissan Kicks Play prata parado na diagonal.

O Nissan Kicks aparece como uma alternativa para quem valoriza espaço interno e um visual mais sóbrio. A versão oferecida para o público PCD é a Play Active Plus, que tem preço cheio de R$ 117.990, mas cai para R$ 89.990 com os descontos aplicados.

Equipado com motor 1.6 flex, entrega até 113 cv e 15,3 kgfm de torque. O câmbio CVT mantém o bom desempenho e melhora o consumo, enquanto a suspensão confortável e a direção leve completam a proposta de um carro voltado para quem busca conforto e segurança.

O Kicks também traz boa lista de equipamentos, com destaque para a central multimídia com conectividade, controles eletrônicos de segurança e bom nível de acabamento. Sua carroceria maior garante mais espaço para ocupantes e bagagem, o que o torna ideal para famílias.

Citroën Basalt Feel

Citroën Basalt Feel Vermelho.
Foto: Divulgação | Citroën Basalt Feel Vermelho.

Entre as opções disponíveis, o Citroën Basalt é a mais recente e também a mais ousada em termos de visual e desempenho. Seu estilo de SUV cupê o destaca na rua, e o motor 1.0 turbo com até 130 cavalos garante agilidade sem sacrificar o consumo.

Com preço cheio de R$ 118.290, ele pode ser adquirido por R$ 94.789,67 na modalidade PCD. A transmissão CVT reforça o foco em suavidade, enquanto o pacote de equipamentos surpreende: ar-condicionado digital, seis airbags, central multimídia moderna e controles eletrônicos de segurança.

O Basalt é a escolha ideal para quem quer fugir do visual tradicional e deseja um SUV com cara e desempenho de carro mais caro.

Consumo e manutenção

Um ponto em comum entre os três modelos é o bom equilíbrio entre desempenho e consumo. Tanto os motores aspirados do Pulse e do Kicks quanto o turbo do Basalt são eficientes, e o câmbio CVT colabora para manter os giros baixos, reduzindo o gasto de combustível.

Outro fator importante é o custo de manutenção. Todos os modelos têm boa rede de assistência técnica no Brasil e planos de revisão com preços tabelados, o que evita surpresas no pós-venda.

Equipamentos de série

Mesmo sendo versões voltadas ao público PCD, os SUVs listados não decepcionam na lista de itens de série. Ar-condicionado, direção elétrica, freios ABS, controle de tração e estabilidade e assistente de partida em rampas estão presentes nos três.

A central multimídia também é item comum, e permite espelhamento de smartphones com Android Auto e Apple CarPlay. Ou seja, os consumidores com isenção não precisam abrir mão de conforto, conectividade e segurança.

Design e proposta

O design também é um fator que pode influenciar a escolha. O Pulse tem uma pegada urbana, moderna, mas discreta. O Kicks é mais conservador e robusto, ideal para quem valoriza conforto e confiabilidade. Já o Basalt aposta no visual cupê para atrair quem quer um SUV estiloso com pegada esportiva.

As três opções atendem diferentes estilos de vida e preferências visuais, mas sem deixar de lado os elementos essenciais de um bom carro para o dia a dia.

Vale a pena?

Para quem tem direito às isenções PCD, esses modelos representam oportunidades que dificilmente serão vistas pelo público em geral. A economia no valor de compra pode ultrapassar R$ 25 mil, e o custo-benefício é bastante positivo, considerando o que entregam em termos de conforto, segurança e tecnologia.

Em um mercado com preços tão inflacionados, pagar menos de R$ 100 mil por um SUV automático novo é uma vantagem considerável — e só possível por meio desse tipo de benefício legal.

Se você se encaixa no perfil de PCD e está em busca de um SUV automático com preço acessível, vale muito a pena considerar o Fiat Pulse, o Nissan Kicks ou o Citroën Basalt. Cada um com sua proposta, mas todos com preços justos e boa oferta de equipamentos.

Agora queremos saber de você: qual desses SUVs mais combina com seu estilo? Deixe seu comentário, avalie este conteúdo e siga acompanhando nossas publicações para não perder nenhuma oportunidade no mundo automotivo.

Avalie esse artigo

Redator online do Agora Motor, antes mesmo de concluir o ensino médio e fazer a carteira, Gabriel já está envolvido no universo automotivo. Produz conteúdos informativos e relevantes, com foco em lançamentos, notícias e tudo que movimenta o setor. Interessado em aprender e crescer na área, acompanha de perto as tendências do mercado e busca tornar a informação acessível a todos os leitores.
Posts relacionados
Notícias Toyota Yaris Cross desafia o VW T-Cross: veja quem é o melhor

A chegada do Toyota Yaris Cross ao mercado brasileiro promete agitar o segmento dos SUVs…

Gabriel Schmoller
Notícias Renault Boreal 2026 chega com preço agressivo para bater de frente com o Compass

A Renault apresenta oficialmente o Boreal 2026, seu novo SUV médio que promete disputar de…

Gabriel Schmoller
Notícias Volkswagen Tera High fica mais barato que Polo com oferta especial de outubro

O Volkswagen Tera, SUV compacto da marca alemã, chega ao mercado brasileiro com uma promoção…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo Jetta GLI 2026 chegou nas lojas: confira seu preço irresistível

O Novo Jetta GLI 2026 finalmente chegou às concessionárias brasileiras, trazendo novidades que prometem atrair…

Gabriel Schmoller
Notícias Tudo que sabemos sobre o Toyota Yaris Cross até 14 de outubro: Novidades, preço, versões, ficha técnica, e consumo

O Toyota Yaris Cross é um dos lançamentos mais aguardados do ano, mas sua chegada…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário