5 hatches aproveitam IPI zero e disparam nas vendas

Confira como o IPI zero impulsionou as vendas de hatches no Brasil e quais modelos se destacam.

O mercado de hatches compactos ganhou fôlego nas últimas semanas graças ao benefício do IPI zero. O programa, que reduz o imposto sobre produtos industrializados para veículos novos, eficientes e produzidos no país, ajudou marcas a alavancar suas vendas e trouxe movimento extra às concessionárias. Entre janeiro e julho de 2025, o Volkswagen Polo lidera o ranking de automóveis mais vendidos, ficando atrás apenas da Fiat Strada quando considerados comerciais leves.

A iniciativa do governo, válida até o final de 2026, se concentra em modelos com baixa emissão de poluentes e materiais de alta reciclabilidade. Os números confirmam o efeito positivo: só na primeira quinzena de agosto, 103.116 unidades foram vendidas, aumento de 9,3% em relação a julho, segundo a Bright Consulting.

Crescimento em alta

O segmento de hatchbacks registrou aumento de 31,1% sobre julho, com 22.102 unidades emplacadas. Apesar disso, ainda está 5,3% abaixo do mesmo período em 2024. O mix permanece majoritariamente aspirado, com 83% das vendas, e uma leve queda nos modelos turbo.

O Polo e o Fiat Argo, ambos incluídos no programa Carro Sustentável, lideram o movimento. Suas versões de entrada apresentam preços competitivos, consumo eficiente e boa lista de itens de série, tornando-os escolhas populares entre os consumidores conscientes do custo-benefício.

Fiat Argo

Fiat Argo na diagonal.
Foto: Divulgação | Fiat Argo na diagonal.

O Fiat Argo Drive 1.0, lançado em 2017, se beneficia do IPI zero e se destaca por preço competitivo, R$ 91.990. Equipado com motor 1.0 6V aspirado, tricilíndrico, entrega 75 cv com etanol e 71 cv com gasolina, além de torques de 10,7 kgfm e 10 kgfm, respectivamente, acoplado a câmbio manual de cinco marchas.

O consumo é semelhante ao do Polo, com 9,4 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada com etanol, e 13,6 km/l e 14,5 km/l na gasolina. O Argo traz ar-condicionado, central multimídia de 7” com Apple Carplay e Android Auto sem fio, regulagem de altura do farol e computador de bordo. Foram 3.740 unidades emplacadas na primeira quinzena de agosto.

Polo Track

Polo Track na diagonal.
Foto: Divulgação | Polo Track na diagonal.

O Volkswagen Polo Track, lançado no início de 2023, tornou-se uma referência no segmento de hatches compactos. A versão de entrada, com preço inicial de R$ 92.660, é equipada com motor 1.0 12V aspirado, três cilindros, oferecendo 84 cv com etanol e 77 cv com gasolina. O torque chega a 10,3 kgfm no etanol e 9,6 kgfm na gasolina, acoplado a câmbio manual de cinco marchas.

Veja também: Renault Kardian tem descontos inéditos e financiamento especial

O modelo apresenta consumo urbano de 9,3 km/l com etanol e 13,5 km/l com gasolina, enquanto na estrada atinge 10,8 km/l e 15,7 km/l, respectivamente, segundo dados do Inmetro. Entre os equipamentos de série estão ar-condicionado, quatro airbags, direção elétrica, assistente de partida em rampas e computador de bordo. Na primeira quinzena de agosto, 4.208 unidades foram emplacadas.

Fiat Mobi

Fiat Mobi branco parado na diagonal.
Foto: Divulgação | Fiat Mobi branco parado na diagonal.

O Fiat Mobi Like é um dos hatches mais acessíveis do mercado, custando R$ 79.060 na versão de entrada. O motor Firefly 1.0 6V tricilíndrico oferece 75 cv com etanol e 71 cv com gasolina, com torque de 10,7 kgfm e 10 kgfm. O câmbio é manual de cinco marchas.

No consumo, o Mobi Like faz 9,8 km/l na cidade e 10,6 km/l na estrada com etanol, e 14 km/l e 15,1 km/l com gasolina. Os itens de série incluem ar-condicionado, direção elétrica, computador de bordo, assistente de partida em rampa e sensor de pressão dos pneus. Foram 1.919 unidades emplacadas na primeira quinzena de agosto.

Hyundai HB20

Hyundai HB20 Comfort branco parado na diagonal em um fundo branco.
Foto: Divulgação | Hyundai HB20 Comfort branco parado na diagonal em um fundo branco.

O Hyundai HB20 Comfort, presente no Brasil desde 2012, combina eficiência e tradição. O modelo vem com motor 1.0 12V tricilíndrico aspirado, rendendo 80 cv com etanol e 75 cv com gasolina. O torque atinge 10,2 kgfm e 9,6 kgfm, com câmbio manual de cinco marchas.

O consumo é de 9,9 km/l na cidade e 10,7 km/l na estrada com etanol, e 13,3 km/l e 15,4 km/l com gasolina, segundo Inmetro. Entre os itens de série estão seis airbags, direção elétrica progressiva, piloto automático, sensor crepuscular, assistente de partida em rampa e sinalização de frenagem de emergência. Na primeira quinzena de agosto, 2.178 unidades foram vendidas.

Polo Sense

Volkswagen Polo Sense na diagonal.
Foto: Divulgação | Volkswagen Polo Sense na diagonal.

A versão Sense do Polo é a única do grupo com motor turbo e câmbio automático. O motor TSI 1.0 12V tricilíndrico entrega 116 cv com etanol e 109 cv com gasolina, com torque de 16,8 kgfm, acoplado a caixa automática de seis marchas.

O consumo urbano é de 9 km/l com etanol e 13,1 km/l com gasolina, enquanto na estrada atinge 11,1 km/l e 16,1 km/l, respectivamente. Entre os itens adicionais estão retrovisores elétricos com função tilt down, faróis de LED, sensores de estacionamento traseiros, sistema Kessy, Start-Stop e central multimídia de 10,1”. Foram 1.419 unidades emplacadas na primeira quinzena.

O IPI zero mostra-se um incentivo relevante para o mercado de hatches, permitindo que modelos compactos e eficientes conquistem mais consumidores. A combinação de preços competitivos, consumo econômico e equipamentos modernos garante que modelos como Argo, Polo Track, Mobi, HB20 e Polo Sense continuem em destaque nas vendas.

Se você está pensando em trocar de carro ou aproveitar os benefícios do programa, essas opções oferecem bom equilíbrio entre custo, desempenho e tecnologia. Vale acompanhar as atualizações do mercado para não perder oportunidades de compra.

Comente sua experiência com os modelos citados, avalie nossas informações e acompanhe nosso site para mais dicas sobre carros e promoções.

Leia também: Renault Kardian tem descontos inéditos e financiamento especial

Avalie esse artigo

Redator online do Agora Motor, antes mesmo de concluir o ensino médio e fazer a carteira, Gabriel já está envolvido no universo automotivo. Produz conteúdos informativos e relevantes, com foco em lançamentos, notícias e tudo que movimenta o setor. Interessado em aprender e crescer na área, acompanha de perto as tendências do mercado e busca tornar a informação acessível a todos os leitores.
Posts relacionados
Notícias Descubra como financiar um carro pela Caixa e pagar menos em 2025

Comprar um carro é o objetivo de muitos brasileiros, mas o preço à vista nem…

Gabriel Schmoller
Notícias Esqueceu o celular no Uber? O que realmente acontece e quem paga a conta

Perder o celular é sempre um momento de tensão, e quando isso acontece em um…

Gabriel Schmoller
Notícias Nova Ducati Monster V2 2026 promete revolução no visual e na performance

A Ducati está prestes a apresentar uma das atualizações mais esperadas do mundo das duas…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo sedã híbrido da Geely custa menos que muito SUV e é cheio de tecnologia

O mercado automobilístico global está passando por uma transformação intensa, impulsionada por avanços tecnológicos e…

Gabriel Schmoller
Notícias BYD prepara SUV híbrido compacto que promete surpreender o mercado

A BYD confirmou que o SUV compacto Yuan Pro ganhará, em 2026, versões híbridas plug-in,…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário