Chevrolet Tracker e Montana 2026: primeiros híbridos flex da marca no mundo
A Chevrolet prepara o lançamento dos primeiros modelos híbridos nacionais, que chegarão ao mercado brasileiro em 2026. O anúncio integra o investimento de R$ 7 bilhões que a marca fará no país até 2028, focando em eletrificação e redução de emissões.
A novidade acompanhará o crescimento do segmento, onde concorrentes como Fiat, Peugeot e Toyota já atuam com modelos híbridos. Tracker e Montana serão os primeiros veículos da marca a adotar essa tecnologia em conjunto com motorização flex.
Guia do Conteúdo
Modelos confirmados
Embora a marca não tenha divulgado oficialmente os modelos, fontes indicam que o SUV compacto Tracker e a picape Montana receberão o sistema híbrido. Ambos terão motorização 1.2 turbo flex, produzida em Joinville (SC), associada a tecnologia MHEV de 48 volts.

O vice-presidente da GM para a América do Sul, Fabio Rua, confirmou que se trata de um sistema híbrido leve, que aumenta a eficiência sem a complexidade de um híbrido paralelo, aproximando-se do que a Fiat oferece, mas com maior robustez energética.
Desempenho e eficiência
O MHEV de 48 volts atua dando suporte ao motor a combustão em momentos de maior demanda, como ultrapassagens e retomadas. Com isso, a potência e torque recebem um incremento momentâneo, melhorando o desempenho e contribuindo para a redução do consumo de combustível e das emissões.
A eletrificação permitirá que Tracker e Montana sejam mais econômicos que suas versões atuais. Hoje, o 1.2 turbo flex do Tracker rende 141 cv e 22,9 kgfm, com médias de até 14,1 km/l na estrada com gasolina, enquanto a Montana registra números ligeiramente inferiores.
Câmbio e tecnologia
O câmbio continuará automático de seis marchas, mantendo a familiaridade para os motoristas. A GM aposta na combinação de motor compacto, turbo e suporte elétrico para entregar mais eficiência sem comprometer o desempenho que os clientes esperam.
O sistema híbrido terá inspiração no já utilizado pelo Monza na China, mas com adaptação ao motor nacional de 1.2 litro, garantindo melhor integração e confiabilidade para o mercado brasileiro.
Produção local
Tracker e Montana híbridos serão produzidos na fábrica de São Caetano do Sul (SP), que receberá parte do investimento de R$ 5,5 bilhões destinado às unidades brasileiras. A produção seguirá a linha das versões a combustão, mas com a novidade da eletrificação aplicada apenas à primeira planta.
Fontes indicam que a Spin não receberá o sistema de 48 volts, confirmando que a tecnologia ficará restrita inicialmente aos modelos Tracker e Montana. A linha híbrida será provavelmente limitada às versões topo de gama, como Premier e RS.

Lançamento 2026
O lançamento das versões híbridas está previsto para o segundo semestre de 2026, já como linha 2027. O Tracker manterá o visual da recente reestilização, enquanto a Montana poderá estrear o facelift de meia-vida junto com a tecnologia híbrida.
A chegada dos híbridos marca uma mudança importante na estratégia da Chevrolet, alinhando-se às tendências globais de eletrificação e oferecendo aos consumidores brasileiros alternativas mais econômicas e sustentáveis.
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