Volkswagen Polo Sense fica por preço de Fiat Argo
O Volkswagen Polo Sense chega com preço abaixo de R$ 100 mil e promete agitar o mercado de compactos com motor turbo e câmbio automático.
O Volkswagen Polo segue firme como um dos carros mais vendidos do Brasil, alcançando mais de 83 mil unidades emplacadas em 2025. Agora, com a chegada da linha 2026 e a estreia do SUV Tera, a gama de versões do hatch foi reestruturada.
Entre as mudanças, saíram de cena as configurações 1.0 MPI, Comfortline e GTS. Com isso, o catálogo do modelo ficou reduzido às versões Track, Sense e Highline.
Seu preço oficial é de R$ 108.490, mas em concessionárias já pode ser encontrado por menos de R$ 100 mil, valor próximo ao de concorrentes como Fiat Argo e Chevrolet Onix em versões intermediárias.
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Preço competitivo
Na prática, o Polo Sense pode ser encontrado por R$ 99.990 em algumas concessionárias, como é o caso de unidades em estoque no Rio de Janeiro, ainda da linha 2025.

Esse patamar coloca o carro em confronto direto com versões do Fiat Argo e até do Hyundai HB20, mas com a vantagem de trazer motor turbo e câmbio automático de série, algo que os concorrentes só oferecem em configurações mais caras.
O valor competitivo também é resultado da política de descontos praticada pela própria rede Volkswagen. Embora o preço de tabela supere os R$ 108 mil, muitas lojas aplicam cortes para estimular vendas e liquidar estoques de unidades fabricadas em 2025.
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Visual simplificado
O Polo Sense tem um estilo mais discreto em comparação com versões superiores. Ele não traz faróis de neblina e adota rodas de aço de 15 polegadas com calotas, em vez das tradicionais rodas de liga leve.
Essa escolha é proposital, já que o modelo se posiciona como porta de entrada ao universo do Polo com motor turbo, priorizando custo-benefício e não o visual esportivo.
Equipamentos de série
Mesmo posicionado como versão de entrada entre os modelos turbinados, o Polo Sense vem de fábrica com um pacote de itens bastante completo. Entre os destaques estão airbags frontais e laterais, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa e piloto automático.
Outro ponto de destaque é a presença de painel digital de 8 polegadas e central multimídia compatível com Android Auto e Apple CarPlay.

Interior simples
O acabamento interno é um dos aspectos mais criticados do Polo, e na versão Sense essa característica se mantém.
O uso de plásticos rígidos predomina em quase toda a cabine, com exceção de pequenas faixas de tecido nos apoios de braço das portas dianteiras. Ainda assim, a ergonomia agrada, e o banco do motorista conta com regulagem de altura, o que melhora a posição de condução.
O espaço interno é suficiente para quatro adultos viajarem com conforto. Um quinto passageiro pode se sentir limitado no banco traseiro, que é mais estreito.
Mecânica turbo
O maior atrativo do Polo Sense está debaixo do capô. O hatch é equipado com o motor 1.0 turbo flex de três cilindros, com injeção direta.
Ele entrega até 116 cv de potência com etanol e 109 cv com gasolina. O torque de 16,8 kgfm surge já a 1.750 rpm, proporcionando respostas rápidas no trânsito e maior agilidade em ultrapassagens.
Esse conjunto é combinado ao câmbio automático de seis marchas, o mesmo usado na versão Highline. A transmissão permite trocas manuais pela alavanca, mas não há opção de aletas atrás do volante.
Segundo dados da fabricante, o Polo Sense acelera de 0 a 100 km/h em 10,5 segundos e atinge velocidade máxima de 192 km/h, desempenho acima da média entre os compactos 1.0 aspirados.
Consumo eficiente
Outro ponto positivo é o consumo de combustível. De acordo com medições do Inmetro, o hatch registra médias de 9 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada com etanol. Já com gasolina, alcança 13,1 km/l em ciclo urbano e 16,1 km/l em percursos rodoviários.
Estrutura sólida
Construído sobre a plataforma MQB-A0, a mesma que serve de base a outros modelos da marca, o Polo Sense entrega bom nível de rigidez estrutural e comportamento dinâmico.
A suspensão dianteira é McPherson, enquanto a traseira adota eixo de torção, um arranjo comum no segmento. Os freios contam com discos na dianteira e tambores atrás, padrão nesse tipo de veículo.
Comparativo direto
Na faixa de R$ 100 mil, o Volkswagen Polo Sense disputa atenção com Fiat Argo Trekking 1.3 automático, Chevrolet Onix LT turbo e Hyundai HB20 Vision turbo. A principal vantagem do modelo da Volkswagen está no conjunto mecânico mais moderno, especialmente pelo motor com injeção direta, que garante desempenho superior.
Vale a pena?
O Polo Sense se destaca como alternativa racional no mercado atual. Ele não tem o visual sofisticado nem o acabamento refinado de modelos mais caros, mas entrega um conjunto eficiente, equilibrado e com preço competitivo. O fato de poder ser encontrado por menos de R$ 100 mil aumenta seu apelo diante dos rivais.
Para quem prioriza desempenho, consumo equilibrado e tecnologia embarcada, o Polo Sense pode ser uma escolha inteligente. Já para quem valoriza mais conforto interno e acabamento, pode ser necessário avaliar versões superiores ou até considerar concorrentes que entreguem maior refinamento.
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