Volkswagen Tiguan Allspace com desconto de R$ 40 mil: vale apena comprar, ou é melhor esperar a nova geração?

O Volkswagen Tiguan Allspace voltou ao Brasil em outubro de 2023, após dois anos fora das concessionárias. O SUV de sete lugares retorna em versão única, com motor menos potente e ajustes mecânicos que visam atender às normas de emissões. A presença de novos concorrentes, principalmente chineses, pressionou a marca a revisar preços e configurações.

Apesar do visual renovado, o modelo não conseguiu recuperar a participação de mercado perdida. Em 2024, o Tiguan Allspace R-Line registrou menos de 3 mil emplacamentos, e atualmente não aparece entre os 40 SUVs mais vendidos do Brasil, indicando que o consumidor tem buscado alternativas mais modernas e competitivas.

Volkswagen Tiguan Allspace bege na estrada em movimento.
Foto: Divulgação | Volkswagen Tiguan Allspace com desconto antes da nova geração.

Motor e desempenho

O motor EA888 2.0 turbo a gasolina passou de 230 cv e 35,7 kgfm para 186 cv e 30,6 kgfm. Essa redução visou atender às novas normas de emissões, mas impactou diretamente o desempenho. A antiga transmissão DSG de dupla embreagem com sete marchas e tração integral 4Motion foi substituída por uma automática de oito velocidades, com tração apenas dianteira.

O efeito no desempenho é evidente: o SUV passou a fazer de 0 a 100 km/h em pouco mais de 9 segundos, contra 7 segundos da versão anterior. Para quem prioriza aceleração e potência, essa mudança é relevante e influencia na decisão de compra.

Consumo e autonomia

Segundo o Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro (PBEV), o Tiguan Allspace apresenta consumo de 9,2 km/l na cidade e 11,3 km/l na estrada. Com tanque de 60 litros, o SUV consegue autonomia de até 678 km, atendendo bem ao uso diário e a viagens mais longas.

Embora o motor seja menos potente, o modelo ainda oferece uma experiência confortável e segura. A economia de combustível pode ser um ponto positivo para quem busca custo-benefício, mesmo que a performance seja inferior à versão anterior.

Design renovado

A dianteira do SUV passou por mudanças mais significativas, com faróis de LED Matrix conectados ao logotipo da Volkswagen e novo para-choque. A traseira permaneceu praticamente inalterada.

No interior, o espaço continua amplo, com acabamento de boa qualidade, mas ainda sem o refinamento de alguns rivais chineses. O painel digital de 8 polegadas e a central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay sem fio são destaques. Entre os itens de série estão ar-condicionado digital de três zonas, sensor de chuva, controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma, assistente de estacionamento automático e porta-malas elétrico.

Leia também: BYD Dolphin Mini 2026 por preço de Fiat Pulse: único elétrico por menos de R$100 mil

Espaço interno

O Tiguan Allspace mede 4,78 metros de comprimento, 1,83 m de largura, 1,66 m de altura e 2,79 m de entre-eixos. O porta-malas oferece 686 litros na configuração de cinco lugares, mas cai para 216 litros com a terceira fileira de bancos, limitada a dois ocupantes.

O SUV é ideal para famílias médias que buscam conforto e praticidade, mas o volume reduzido do porta-malas com todos os assentos em uso pode limitar viagens com bagagens maiores.

Preço e desconto

O preço sugerido no site da Volkswagen parte de R$ 305.990, mas concessionárias oferecem descontos que podem chegar a R$ 40 mil. Um exemplo é a Casal Volkswagen, em Cabo Frio (RJ), anunciando um modelo zero km, cor cinza, ano/modelo 24/25 por R$ 265.990, valor abaixo dos R$ 278.990 cobrados no lançamento.

Essa oferta torna o SUV mais competitivo, especialmente frente a rivais chineses com preços agressivos e pacotes de equipamentos similares. Para quem deseja um modelo completo a um custo menor, o momento é atraente.

Nova geração

O Tiguan Allspace será substituído no Brasil até 2026, importado do México. O modelo seguirá a estratégia adotada na Argentina, com motor 1.4 turbo de 150 cv e 25,5 kgfm, menor que o atual, o que indica foco em eficiência e redução de custo.

A nova geração também pode trazer ajustes no pacote de equipamentos e tecnologia, mas a potência limitada é um ponto de atenção para quem valoriza desempenho.

Vale a pena comprar?

O desconto de R$ 40 mil torna o Tiguan Allspace uma opção atraente para quem quer um SUV espaçoso, bem equipado e pronto para uso imediato. O preço promocional pode compensar a perda de desempenho e a chegada da nova geração.

No entanto, quem prioriza potência, tecnologia de ponta e visual atualizado pode preferir esperar o lançamento da próxima geração, que deve trazer mudanças mecânicas e design refinado, mesmo que com motor menor.

Fique por dentro das novidades automotivas e não perca nenhuma análise completa de SUVs e lançamentos. Acompanhe nosso site e compartilhe sua opinião!

Avalie esse artigo

Redator online do Agora Motor, antes mesmo de concluir o ensino médio e fazer a carteira, Gabriel já está envolvido no universo automotivo. Produz conteúdos informativos e relevantes, com foco em lançamentos, notícias e tudo que movimenta o setor. Interessado em aprender e crescer na área, acompanha de perto as tendências do mercado e busca tornar a informação acessível a todos os leitores.
Posts relacionados
Notícias Novo Renault Logan 2026 é revelado na europa: veja fotos e novidades

O Renault Logan 2026 foi apresentado oficialmente na Europa e mostra que o clássico sedã…

Gabriel Schmoller
Notícias Você vai querer ver esta CG 160 Special Edition antes de todo mundo

A Honda lançou uma versão especial da CG 160 para comemorar os 50 anos do…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo Renault Kwid E-Tech aparece sendo testado: veja o que ja sabemos

O novo Renault Kwid E-Tech 2025 foi flagrado em testes no Brasil, confirmando que o…

Gabriel Schmoller
Notícias Renault Duster ficou mais caro: será que está compensando? veja os preços atualizados

O Renault Duster começou o mês de outubro de 2025 com uma atualização nada animadora…

Gabriel Schmoller
Notícias BYD Dolphin Mini 2026 por preço de Fiat Pulse: único elétrico por menos de R$100 mil

O BYD Dolphin Mini 2026 acaba de surpreender o mercado automotivo brasileiro com uma redução…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário