Fittipaldi e Schumacher é a nova dupla da Haas! Equipe rompe com piloto russo
Recentemente noticiamos que tudo indicava que a equipe da Fórmula 1 Haas, com sede nos Estados Unidos, estudava encerrar o contrato do piloto russo Nikita Mazepin. E em declaração do chefe de equipe, a Haas está pronta para substituí-lo pelo brasileiro Pietro Fittipaldi, fazendo dupla com Mick Schumacher.
O chefe da equipe Haas, Gunther Steiner, admitiu recentemente que o contrato com o pai de Mazepin, Dmitry, foi cancelado durante a pré-temporada em Barcelona, devido às complexidades da invasão russa da Ucrânia e do patrocinador Uralkali. Desta forma, o melhor para todas as partes era encerrar o contrato, patrocínio e também o cargo de piloto principal.
Na mesma declaração o chefe da equipe dá toda a moral para o brasileiro que leva o sobrenome de peso, que hoje possui o cargo de piloto de testes/piloto reserva. E para ocupar o cargo de segundo piloto, o chefe iria continuar com o jovem Mick Schumacher para esta temporada.
Tudo indica que teremos um representante brasileiro assumindo o cockpit da equipe como piloto principal. Visto que o mesmo obteve ótimos resultados quando solicitado e é de confiança, algo que o chefe de equipe gosta de frisar.
Guia do Conteúdo
Contrato encerrado
Devido à situação atual entre seu país natal e a Ucrânia, o tempo de Mazepin com a equipe chegou ao fim, e organizações esportivas de todo o mundo tomaram medidas drásticas para proibir atletas russos e bielorrussos de competir no cenário internacional.
Apesar da FIA ir contra a decisão do COI (Comitê Olímpico Internacional) de não banir ou punir atletas das nacionalidades envolvidas no conflito, a British Motorsport confirmou que Mazepin não pôde competir no Grande Prêmio da Grã-Bretanha em Silverstone, com o órgão regulador do automobilismo do Reino Unido tendo suas próprias regras sobre quem pode e quem não pode correr no país.

Maiores consequências
As consequências do conflito não se limitam apenas à equipe Haas. Em nota oficial, a organização da Fórmula 1 confirmou o cancelamento de todo o calendário voltado para a corrida na Rússia, prevista para o meio da temporada. A corrida que aconteceria em Sochi foi cancelada por tempo indeterminado, causando grandes mudanças no calendário das corridas e também nas estratégias das equipes.
No entanto, o comitê organizador não deu informações sobre um possível substituto para este local, ou se irá retirar esta corrida do calendário da temporada de 2022.
Acesse o Agora Motor e veja as principais noticias do mundo automobilístico.