A Rússia tem nova crise para gerenciar: possível falta de automóveis
Todo mundo está acompanhando o que está acontecendo com a Rússia e parece que a mobilização de outros países com sanções que buscam levar a Rússia a se retirar dos territórios Ucranianos está chegando a um novo patamar e está atingindo o setor automobilístico.
As montadoras anunciaram que estão suspendendo os negócios no país, o que causou um alvoroço e fez com que a população fosse em massa adquirir carros usando dinheiro em espécie.
Ainda assim, fica a dúvida em relação ao motivo de tanta preocupação, uma vez que os campeões em venda – Lada, Kia e Hyundai – seguem com planos de atividades normais no país.
O problema maior, é na verdade a exclusão da Rússia do sistema SWIFT, já que uma quantidade considerável das peças de carros são importadas e sem o sistema SWIFT fica complicado realizar os pagamentos e conseguir adquirir o necessário para montar os carros.
Guia do Conteúdo
China e Coréia do Sul aderiram às sanções
Uma boa parte das preocupações vêm do fato da China e da Coréia do Sul terem aderido às sanções, mas celulares, carros e bens de consumo não se enquadram, o que poderia deixar todo mundo tranquilo, se não fosse a questão da exclusão do sistema SWIFT.
Mas, como qualquer prestadora de serviços norte-americana pode sofrer penalizações por ajudar a Kia e a Hyundai a enviar carros para o país de Putin, são necessários fretes especiais com atualizações à medida que a guerra continua.

Beijing não aderiu às sanções
Beijing não aderiu às sanções, então as montadoras chinesas poderiam continuar com a produção, porém, com o país fora do sistema SWIFT, as coisas ficam um pouco mais complicadas.
A brecha fica por conta de 2 grandes bancos Russos que permanecem no sistema e podem ajudar o setor automobilístico a se manter produtivo.
Contando com isso, a Chery anunciou a chegada de novos SUVs da submarca de luxo Exeed no país. Porém, mesmo após o anúncio, os valores foram retirados do site, e alguns outros modelos que já eram comercializados no país também tiveram os preços ocultados do site, o que deixa tudo muito confuso.
A confusão foi tanta, que algumas cidades como por exemplo Ufa, que conta com mais de um milhão de habitantes noticiou que os vendedores suspenderam as vendas e passaram a realizar a reserva de carros sem preço, aguardando algum tipo de calmaria para poder dar continuidade.
Quer ficar por dentro de todas as principais novidades do mundo dos motores? Acesse Agora Motor e saiba mais.
