Golfinhos atrapalhando a Fórmula 1. Conheça como isso é possível!

Você não leu errado, um termo muito usado no meio da fórmula 1 e não era usado há anos, está voltando a tona e ele é o: porpoising que em tradução literal é “golfinhada” um famoso termo relacionado com o movimento que o animal faz com sua cauda quando está em pleno nado. 

Quando o carro esta em alta velocidade, o piso para de funcionar de repente e o carro começa a subir e descer novamente, algo semelhante ao movimento que citamos acima. Este termo ressurge com o retorno dos efeitos de solo produzidos pelo novo assoalho, e tudo indica que este pode ser um tema frequente no início da temporada.

Como solucionar este problema?

Na teoria, não é difícil resolver o problema de porpoising ou golfinhada. Para solução imediata é só aumentar a altura do veículo do solo, pode ser feito buracos no assoalho do veículo para que o ar passe e não “jogue” o carro para cima, pode-se fazer remendos na parte inferior do carro como a Mercedes fez no início da fase de testes. 

Porém, todas essas soluções trazem grande redução do rendimento do carro. Agora os engenheiros e mecânicos estão correndo contra o tempo para resolver o problema de golfinhada antes do início da temporada. 

“É algo difícil de simular porque também tem a ver com o comportamento do pneu, se era mais rígido ou não”, lembra o diretor técnico da McLaren, James Key.

Este problema foi detectado nos primeiros testes realizados em Barcelona, e pegou a maioria das equipes de surpresa, que foram obrigadas a voltar para os projetos e desenvolvimento o quanto antes. 

Atrapalhando a Fórmula 1
Nova Ferrari 2022 em dia de testes na F1. Foto: AutoSport.

Problema simples, porém, importante

Você pode estar se perguntando. Mas este problema é simples de resolver! Sim, porém, com as mudanças de teto orçamentário e restrições no túnel de vento já para esta temporada, algo que já vinha atrapalhando todo o planejamento para esta temporada.

A “golfinhada” normalmente aparece em circuitos ondulados, porém, em Barcelona o circuito é todo reto e liso, e isso foi presente em quase todos os carros que estavam realizando testes. E isso preocupa ainda mais as equipes.

Correndo contra o tempo, as equipes se desdobram para resolver este e outros problemas que estão constantes em 2022. Embora o tempo seja curto, as equipes já estão testando soluções nesta semana, segunda parte da temporada, que fica marcada para 10 a 12 de março.

Quer ter acesso a mais noticias quentinhas sobre o mundo dos motores? Acesse Agora Motor e fique por dentro das principais novidades.

5/5 - (1 votos)

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Automobilismo Os 8 melhores jogos de Fórmula 1, tanto online quanto offline, para ter a emoção de jogar

A Fórmula 1 é emocionante, rápida e dramática. Carros de corrida rápidos e monopostos atravessando…

Ivan Gustavo Willemann
Automobilismo Novos carros de Fórmula 1 na temporada 2024 – veja todos os carros das principais construtoras da F1

Já passamos da metade da temporada 2024 da Fórmula 1, mas você já se atentou…

Thiago Klaumann
Automobilismo Treino Livre do Bahrein: Carlos Sainz é o mais rápido antes da classificação

O Bahrein recebeu a Fórmula 1 nesta sexta-feira para o terceiro e último treino livre…

Gabriel May Oechsler
Automobilismo Revelado a nova Ferrari SF-24 para a nova temporada da Fórmula 1!

A Scuderia Ferrari apresentou seu novo carro, SF-24, para a temporada de Fórmula 1 de 2024, confira!

Vinícius Lima
Automobilismo Apostas em Corridas de Carros e Motos: Desbravando o Mundo da Velocidade

Permita-se imaginar a emoção eletrizante de apostar nas corridas de carros e motos. Se já…

Thiago Klaumann
Deixe seu comentário