Carros voadores podem ser realidade, inclusive no Brasil
Não pense que esta novidade pode ficar sem chegar no Brasil. Ele irá acontecer, e mais rápido do que imaginamos. Visto que a empresa de transporte aéreo Embraer já solicitou junto ao órgão competente o processo para obtenção de um Certificado de Tipo para o projeto do eVTOL junto à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).
Por meio da EVE, um braço da empresa para o setor automotivo esta regulamentação aprovada o quanto antes, assumindo todas as responsabilidades, obrigatoriedades, cumprir as normas técnicas internacionais e os requisitos obrigatórios de certificação de aeronavegabilidade.
“Do ponto de vista regulatório, ainda há muito trabalho a ser feito, não apenas na tecnologia das aeronaves, mas na definição de todo o ecossistema”, disse Roberto Honorato, diretor de aeronavegabilidade da Anac.
Guia do Conteúdo
E esta tecnologia pode demorar?
A sigla eVTOL, em inglês, significa “veículo elétrico de decolagem e pouso vertical”. Desta forma, o modelo não é comparado com um avião e sim com um helicóptero de asas rotativas. Visto que os aviões precisam de uma pista de pouso e decolagem.
Mas as semelhanças param por aí, já que o modelo busca ser totalmente elétrico e muito menos barulhento. O que resolveria mais alguns problemas para a malha aérea de grandes cidades, como por exemplo São Paulo, que conta com a frota de asas rotativas da América Latina.
Trazendo solução para voos pequenos, na mesma cidade, ou cidades ao redor do ponto base, visto que esta tecnologia é voltada para voos de baixa distância.
Tendo à seu favor a economia de “combustível” visto que o projeto é 100% elétrico e também, amigo do meio ambiente, pois conta com 0% de emissão de gases.

Vamos ver ele no Brasil quando?
O eVTOL de Eve deve fazer seu primeiro voo na Austrália a partir de 2026. Isso porque a empresa fez parceria com a australiana Sydney Seaplanes para começar a implantar táxis aéreos elétricos na cidade de Sydney, com um pedido inicial de 50 aeronaves. Após este período a empresa Eve deve iniciar as vendas já em solo brasileiro.
O Diretor Técnico da Eve Luiz Felipe Valentini destacou: “A formalização do processo de certificação eVTOL é um passo importante para a continuidade das discussões entre Eve e ANAC sobre certificação de veículos automotores urbanos”.
No ano passado, Gol e Azul também encomendaram eVTOLs das empresas estrangeiras Vertical e Lilium. As entregas desses modelos começarão em 2025.
O modelo da Embraer tem autonomia de até 100 quilômetros e levará quatro passageiros além do piloto, enquanto o modelo da Vertical tem autonomia de até 160 quilômetros. O eVTOL da Lilium pode transportar sete passageiros e viajar até 250 quilômetros.
Quer ficar por dentro das noticias mais quentes do mundo dos motores. Acesse Agora Motor e saiba mais sobre.
