Aumentam as vendas dos carros elétricos no Brasil, mas as motivações não estão certas

As vendas e emplacamentos dos carros híbridos no país vem crescendo a cada mês e esse tinha tudo para ser um resultado positivo, mas ainda temos um longo caminho pela frente. 

Guia do Conteúdo

As motivações para um carro elétrico

O grande motivo da criação dos carros elétricos foi pensando no meio ambiente. O foco é a transição energética e a descarbonização, porém, a maior parcela do aumento se dá em carros híbridos, onde há sim uma redução da emissão de gases poluentes, mas ainda fica longe do esperado pelos ambientalistas. 

Apesar de não suprir as expectativas dos ambientalistas mais fervorosos, temos que levar em consideração que vivemos em um país instável financeiramente e que podemos prever cenários bem catastróficos para onde quer que olhemos. 

Hoje o álcool e a gasolina estão em alta e com preços beirando ao inimaginável, porém, nada impede que amanhã a energia elétrica fique ainda mais cara, o que leva os brasileiros a pensarem em se precaver quando o assunto é investir em um carro 100% elétrico. 

O sucesso dos híbridos

Dentro desse contexto econômico e cultural, fica fácil entender o aumento dos carros híbridos e elétricos: cada um joga com as cartas que têm e ter um carro que te permite escolher a fonte de energia mais econômica possível com certeza é uma vantagem. 

Para não te deixar às cegas em relação a esse importante aumento de vendas, seguem alguns dados: 

Houve um aumento de 147% dos carros híbridos e elétricos quando comparado com fevereiro do ano passado. Um aumento e tanto né? 

Para uma comparação a curto prazo, de janeiro para fevereiro o aumento foi de 34%, o que também é bem relevante. 

carros elétricos: Tesla

Apesar desses números todos serem bem relevantes, temos que levar em consideração que aqui nas terras tupiniquins, temos apenas 0,9% dos carros com esse tipo de fonte de energia, considerando tanto os carros com tecnologia híbrida quanto os 100% elétricos. Imagine então como essa porcentagem seria baixa se analisássemos apenas os carros 100% elétricos?

Para termos uma base comparativa, na Alemanha os carros híbridos e elétricos já ocupam 3% do mercado local e na China a adesão é ainda maior, chegando a 13% ainda em 2021.

Isso só nos mostra o quanto os nossos aspectos econômicos e culturais ainda atrapalham até mesmo a introdução e adesão de novas tecnologias no país.

Quer ficar por dentro de todas as notícias do mundo dos motores? Acesse o Agora Motor e fique por dentro das principais novidades.

5/5 - (1 votos)

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Notícias Novo Omoda 5 2027 surpreende com visual radical vazado antes da hora

O vazamento das imagens do Omoda 5 2027 pegou o público de surpresa e expôs…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo Arrizo 8 surpreende com mudanças e pode alterar planos no Brasil

O novo Chery Arrizo 8 voltou a ganhar destaque após a revelação das imagens oficiais…

Gabriel Schmoller
Notícias Brasil atinge marca histórica nas vendas de motos antes do fim do ano

Faltando mais de um mês para o encerramento de 2025, o mercado brasileiro de motocicletas…

Gabriel Schmoller
Notícias Usados Volkswagen 1.4 TSI que surpreendem pelo custo-benefício

A popularização dos motores turbo no Brasil transformou o modo como o público avalia desempenho,…

Gabriel Schmoller
Notícias O que escolher pelo preço do MG4 XPower? A resposta surpreende

O MG4 XPower se tornou um dos elétricos mais comentados do mercado brasileiro. Com estilo…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário