Redução do IPI dos carros pode não resultar em diminuição dos preços ao consumidor final

O Governo Federal anunciou, por meio de um decreto do Presidente Jair Bolsonaro a redução do IPI. 

O decreto reduziu o IPI em 18,5% para carros e até 25% para a linha branca, porém várias pessoas estão se questionando para onde está indo o desconto já que poucos sentiram uma diminuição nos preços para o consumidor final. 

Não há obrigatoriedade do repasse ao consumidor final

Temos que levar em consideração que pelo decreto, não há obrigatoriedade de repassar esse valor para os consumidores finais, sendo que as montadoras podem usar esse valor a menos que será pago aos órgãos governamentais da maneira que eles preferirem.

Outro ponto importante é que como o valor é em porcentagem, acabamos por perceber uma maior diminuição nos preços em veículos de valor mais alto, ou seja, em veículos que não são considerados carros populares. 

Além de tudo isso, precisamos lembrar de que a inflação está altíssima e que várias das montadoras estavam tentando, a todo custo, segurar o aumento dos preços dos carros, e que com a redução do IPI puderam dar uma respirada e aproveitaram para manter o valor por mais algum tempo ao invés de subí-lo, que era o que estava prestes a acontecer. 

redução do ipi
Reduzir o IPI e deixar os carros mais baratos ao consumidor é essencial para a renovação da frota. Foto: Reprodução

Marcas que já aderiram ao desconto do IPI

Ainda assim, algumas montadoras já avisaram que irão repassar os valores de forma integral como desconto, são elas: Fiat, Ford, Honda, Kia, Mercedes-Benz, Nissan, Renault, Toyota, Volkswagen e Volvo.

A Nissan e a Volvo também avisaram que mesmo os carros que já foram faturados e que estão nos pátios já apresentaram redução no custo, o que é uma grande vantagem competitiva.

Marcas que ainda não aderiram ao desconto do IPI

Já outras empresas como Citroën, Dodge, Jeep, Peugeot e RAM optaram por segurar o aumento dos preços por mais algum tempo, ao invés de oferecer algum tipo de desconto agora e também alegaram o que já dissemos acima: eles tiveram aumentos nas matérias primas, insumos e outros componentes, de forma que isso afetou diretamente o preço dos veículos, porém, em respeito aos consumidores, eles optaram por segurar o aumento dos preços o máximo possível e agora, com essa redução do IPI, vão poder respirar um pouco melhor e manter os preços por mais algum tempo.

Quer ficar por dentro de tudo oque se passa no mundo dos motores? Acesse Agora Motor e fique por dentro de todas as novidades.

Avalie esse artigo

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Notícias Novo sedã híbrido da Geely custa menos que muito SUV e é cheio de tecnologia

O mercado automobilístico global está passando por uma transformação intensa, impulsionada por avanços tecnológicos e…

Gabriel Schmoller
Notícias BYD prepara SUV híbrido compacto que promete surpreender o mercado

A BYD confirmou que o SUV compacto Yuan Pro ganhará, em 2026, versões híbridas plug-in,…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo Nissan Leaf 2026 vira SUV e promete autonomia de 600 km

O Nissan Leaf está prestes a renascer de forma surpreendente. O modelo, que foi um…

Gabriel Schmoller
Notícias Jeep Compass tem desconto gigante, mas há um detalhe que muda tudo

O Jeep Compass 2026 continua em destaque nas concessionárias brasileiras da Stellantis neste mês de…

Gabriel Schmoller
Notícias CAOA Chery já oferece desconto no Tiggo 7 Sport 2026: SUV fica por menos de R$131 mil

A CAOA Chery confirmou que o Tiggo 7 Sport 2026 permanece disponível para vendas diretas…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário