Esportivo Elétrico: Fiat 500 deve chegar até 2024 com versão esportiva Abarth
Detalhes do Abarth estará presente no 500 elétrico até 2024 segundo informe da Fiat, no que será o primeiro lançamento da divisão esportiva desde que o Abarth 124 GT estreou em 2018.
O CEO da Fiat e da Abarth, Olivier François, disse ao site britânico Autocar que a montadora confirmaria uma versão do 500e com o escorpião (símbolo da Abarth) muito em breve, marcando o início da Abarth como uma submarca elétrica mais esportiva da Fiat.
Daqui para frente, outros modelos da Fiat também receberão o tratamento Abarth, com François dizendo que espera ter entre um e três modelos elétricos Abarth ao mesmo tempo. Recentemente noticiamos que a Fiat prepara o Argo para ser o próximo modelo a conter os toques de François. E que a versão será o modelo esportivo que a marca precisa colocar no mercado para poder ter um representante na categoria.
O Argo foi o primeiro a ser escolhido para esta nova era de parceria entre Fiat e Abarth, e também o modelo a combustão para que esse projeto saia do papel. Porém, a tendência é que todos os modelos que tenham a assinatura de François sejam elétricos até 2030, data meta que a montadora quer ter toda sua linha de carros.

“Há um ano e meio, eu disse que não pode ser tão difícil [fazer uma versão Abarth do elétrico 500]. Carros elétricos já são tão divertidos de dirigir. A boa notícia é que estamos trabalhando ativamente nisso, e uma vez confirmado, será relativamente rápido.”
Para o 500 elétrico , François diz que o projeto está dando mais trabalho que o ele achou que daria.
“Se você quer fazer um Abarth real, não é o mesmo trem de força elétrico. Uma vez que tem a potência e o torque que você quer, não é mais o mesmo motor, nem a mesma transmissão ou freios… A coisa toda tem que ser adaptada.”
Elogiando o modelo nos testes, François tece elogios como “fantástico”, com um ronco “muito interessante”, onde os números iniciais agradaram o projetista.
Espera-se que o Abarth 500 movido a bateria seja significativamente mais rápido que o Fiat 500e, que acelera de 0 a 100 km/h em 9,0 segundos e atinge uma velocidade máxima de 150 km/h. Espera-se um tempo de sprint de referência de menos de 7,0 segundos e uma velocidade máxima de mais de 161 km/h. Tudo isso pode vir à custa de um alcance reduzido em comparação com os 320 km do modelo padrão.
Gostou do conteúdo dessa notícia? Veja mais notícias como está no Agora Motor, seu portal de notícias e artigos do mundo automobilístico.