Carros incompletos sendo vendidos? Veja o que a falta de componentes da Ford pode fazer

Vários motivos estão levando a Ford a praticar a venda de carros “incompletos” para os usuários nos Estados Unidos. O principal motivo é a escassez de componentes e chips elétricos. Para evitar muito tempo de espera dos compradores a montadora decidiu entregar os carros com pequenos componentes ausentes.

O principal modelo Ford Explorer, sairá sem os controles de ar condicionado e aquecimento traseiro. O ajuste da temperatura para o banco de trás deverá ser feito pelo motorista ou o passageiro do banco da frente. 

Se você acha que isso é novidade, está enganado. Algo semelhante aconteceu com o modelo F-150. Os compradores de picapes podem optar por abrir mão do recurso start-stop com economia de combustível por um desconto de US$50 ou esperar que o processador usado na tecnologia chegue a uma concessionária para a coleta.

Para quem optar por não esperar a chegada do componente e quiser utilizar o veículo, posteriormente quando a peça chegar poderá instalar sem custos. Devido a facilidade e agilidade da instalação esta prática é possível. Já no caso da F-150 o start/stop é colocado na montagem e a reposição da peça faltante não pode ser feita.

Carros incompletos Ford
Imagem retirada do site: QuatroRodas.

Só a Ford está com problema?

Não, a General Motors sofreu o mesmo dilema em 2021, onde a montadora tinha uma lista de espera considerável, e assim, foi obrigada a fabricar veículos com “itens de série” a menos para poder atender a demanda.

Os componentes que estavam em falta na fábrica da General Motors eram os módulos de gerenciamento de combustível, sistema start-stop, bancos aquecidos, apoio lombar ajustável e assistente de estacionamento são algumas das ferramentas deixadas de lado por enquanto.

Os modelos afetados são os captadores Silverado e GMC Sierra e o Cadillac XT4. A montadora diz que instalará os recursos gratuitamente assim que o chip estiver disponível.

Sobre a solução de problema da Ford, a empresa espera que a parceria firmada com a também americana GlobalFoundries supra a necessidade de tais componentes e traga a solução para os problemas “dentro de casa”.

Em nota, o representante da Ford fala: “O objetivo é fornecer semicondutores para suas próprias fábricas e toda a indústria automobilística dos EUA”.

E você, esperaria o componente chegar, ou iria receber seu veículo novo “faltando pedaço”? Comente abaixo!

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Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
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