Veículos 1.0 foram um péssimo negócio para os no ano passado? Veja opinião de especialista
Estudos recentes revelaram que o setor de automóveis com motorização de veículos 1.0 teve queda em todo o ano de 2021. Ou seja, outras categorias e modelos tiveram mais procura, mais vendas e comercialização do que os modelos considerados de entrada como por exemplo, Gol, Kwid, entre outros.
Como resultado da pesquisa veículos como Pick ups, sedãs, SUVs e até super luxuosos foram a escolha dos usuários no ano passado. Estes resultados podem ser favoráveis para os setores que tiveram alta na procura. Porém, para o segmento de veículos de entrada esse baixo interesse pode ligar o sinal de alerta das montadoras.
A responsável pela pesquisa foi a maior startup do segmento, MobiAuto divulgou que a pesquisa foi feita no período de Janeiro a Dezembro de 2021. Onde foram constatados pouca busca e valorização do segmento.
“Há vários motivos para determinar essa má performance. Um deles é o natural desinteresse do consumidor por carros populares, visto que o segmento representa cerca de 20% das vendas de modelos zero km atualmente, ou a metade dos SUV´s, por exemplo. O segmento incorpora hoje modelos muito sofisticados, com motores de 1 litro turbo alimentados, como o VW Polo. Esse fenômeno os aproxima da mesma faixa de preços dos SUV´s. E é uma covardia disputar vendas com esses utilitários”, analisa o consultor automotivo e CEO da Mobiauto, Sant Clair Castro Jr.
A pesquisa mostra que a valorização média geral das 20 versões verificadas é de 14,05%, bem abaixo dos 23,5% geralmente refletidos no mercado.
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Fim do Segmento?

Não! Nem de longe, o segmento de veículos de motorização de 1 litro está longe do fim. Por diversos motivos os modelos considerados de entrada estão longe de acabar. O preço, facilidade em revenda, manutenção mais barata e economia são os principais chamarizes dos carros.
Apesar da baixa em todo o setor, um modelo específico teve uma grande alta em sua procura e consequentemente nas vendas. Fiat Argo, cujo catálogo 1.0 valoriza 26,96% para todo o ano de 2021. O hatchback é o único modelo 1.0 do país que está acima da média do mercado.
“Como a produção foi restrita, era esperada uma alta nas cotações dos seminovos. Mas nem assim isso ocorreu. Entendo que é desinteresse puro do consumidor”, finaliza Castro Jr. sobre os resultados da pesquisa.
Com a falta de semicondutores em todos os setores automotivos, as montadoras deram preferência em utilizar o que lhes restavam em modelos que possuem maior valor agregado, ou seja, modelos mais rentáveis possuem preferência para os semicondutores restantes.
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