Conectores de carregadores de veículos elétricos! Você sabe quais são?

Não podemos negar que o mundo dos veículos movido à eletricidade chegou para ficar. Os modelos que recebem motorização elétrica ou Hibrida está ficando maior à cada dia. Novos modelos são lançados por todas as montadoras, tendo em vista a maior procura. Porém, você conhece quais são os conectores de carregadores de veículos elétricos?

Acompanhe e veja uma pequena lista dos modelos mais conhecidos e usados pelas montadoras para veículos disponíveis aqui no Brasil. Veja a lista:

Tipo 1

conector Tipo 1

Este é um conector chamado “Tipo 1”, também conhecido como SAE J1772. O dispositivo possui pinos de fase, neutro e terra, além de mais dois para conectar ao veículo e travar para não ocorrerem desconexões. É o mais comum nos Estados Unidos e o que oferece a menor potência, no máximo 19,2 kWh. Use monofásico, 120V ou 240V e corrente alternada (AC).

Tipo 2

carregador Tipo 2

Este é o mais comum  é chamado “Tipo 2” sendo chamado IEC 62196. Ele difere do Tipo 1 sendo usado para atender sistemas monofásicos e trifásicos e também é usado (principalmente na Europa) para plugues em carregadores híbridos. Com uma corrente de 63A e uma potência máxima de 43 kWh, é muito mais rápido que o primeiro.

Combined Charging System (CCS1 e CCS 2)

carregador Combined Charging System (CCS1 e CCS 2)

Há também um terceiro carregador, chamado CCS 1, sendo uma evolução do Tipo 1 – é o Tipo 1 usual, mas com dois espaços CC extras na parte inferior da ponta (potência aumentada para 125 kW). Aqui, é a “dica” oficial para o Chevrolet Bolt.

Há também o CCS Tipo 2 (CCS2), uma evolução do Tipo 2, que também ganhou duas entradas CC. Ele pode lidar com tensões de até 850V e é padrão em híbridos elétricos e plug-in europeus.

GB/T

carregadores de veículos elétricos GB/T

Muito semelhante em aparência ao Tipo 2, mas tecnicamente diferente, pois a ponta GB/T foi criada para atender aos padrões chineses específicos para carregamento CA. Eles operam com até 22 kW (400V e 32A) de uma rede trifásica e consistem em cinco pinos. Obviamente, existem obviamente modelos de carregadores de marcas como JAC, BYD e Cao Ya Chery. Mas vale ressaltar que os veículos elétricos que essas empresas vendem no Brasil são equipados com adaptadores.

CHAdeMO

CHAdeMO

Grandes fabricantes japoneses (Toyota, Honda, Nissan, Mitsubishi, etc.) tiveram a ideia de fazer carregadores universais para veículos elétricos. Foi assim que nasceu o prompt “CHAdeMO”, por exemplo, no Leaf em vários países. A ideia não funcionou muito bem, mas o conector ainda existe hoje. Tem 60 kW e 500V.

Acesse o Agora Motor e veja todas as novidades do mundo dos motores.

Avalie esse artigo

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Notícias Descubra como financiar um carro pela Caixa e pagar menos em 2025

Comprar um carro é o objetivo de muitos brasileiros, mas o preço à vista nem…

Gabriel Schmoller
Notícias Esqueceu o celular no Uber? O que realmente acontece e quem paga a conta

Perder o celular é sempre um momento de tensão, e quando isso acontece em um…

Gabriel Schmoller
Notícias Nova Ducati Monster V2 2026 promete revolução no visual e na performance

A Ducati está prestes a apresentar uma das atualizações mais esperadas do mundo das duas…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo sedã híbrido da Geely custa menos que muito SUV e é cheio de tecnologia

O mercado automobilístico global está passando por uma transformação intensa, impulsionada por avanços tecnológicos e…

Gabriel Schmoller
Notícias BYD prepara SUV híbrido compacto que promete surpreender o mercado

A BYD confirmou que o SUV compacto Yuan Pro ganhará, em 2026, versões híbridas plug-in,…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário