Mustang movido à hidrogênio pode surgir como opção de motor ecológico

Uma patente requerida pela Ford de um motor movido à Hidrogênio pode ser a solução que a marca encontrou para manter o forte motor V8 no Mustang. A marca busca opções além da energia elétrica para compor seus veículos, principalmente o supercarro da marca.

O documento foi flagrado pelo site Muscle Cars and Trucks e sugere que essa pode ser uma das opções da marca para equipar seus modelos com motor V8, principalmente o muscle car Mustang.

Os documentos mostram um propulsor movido a combustão de hidrogênio que, além de utilizar um turbocompressor, também pode injetar combustível diretamente. A solução pode ter como objetivo evitar o problema de pré-detonação comum em propulsores de hidrogênio.

Intenção da Ford para o motor do Mustang

Mustang
Foto: Divulgação

O documento encontrado pelo site não mostra um motor acabado, mas detalha como a Ford planeja misturar ar e combustível de maneira controlada e precisa para maximizar a eficiência. Para isso, existe um sistema de recirculação dos gases de escape totalmente variável, que ajuda a controlar a entrada de ar na câmara de combustão.

Mesmo sem revelar muitos detalhes sobre a possibilidade de uso do motor, é possível que ele tenha uma versão V8. Com isso, a Ford poderá manter essa configuração de motor clássica em seus modelos, mas oferecer opções tão ecológicas quanto os veículos elétricos. Afinal, os motores a hidrogênio só emitem vapor d’água no escapamento.

É muito cedo para dizer que os motores serão usados ​​e que este é o futuro dos motores de combustão interna. No entanto, a Ford parece estar planejando pelo menos dar a esses motores uma segunda chance, mas com combustível completamente limpo.

Buscando soluções e alternativas

A marca busca opções e soluções de combustíveis com as mesmas características e desempenho do combustível à combustão, porém, busca alternativas tão boas quanto à energia elétrica, e menos poluentes. A Ford possui projeto de eletrificar o Mustang, o que causou certa revolta dos amantes do V8 clássico, assim fazendo o modelo perder a essência.

O Hidrogênio pode ser a solução para esse problema. Visto que o combustível emite apenas vapor de ar, algo inofensivo para o meio ambiente. Porém, tudo isso não passa de apenas uma patente da Ford. Mas algo deve acontecer nos próximos meses.

Continue acompanhando o Agora Motor que noticiaremos se algo for descoberto!

Avalie esse artigo

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Notícias Essa SW4 está cheia de cromados por um motivo: entenda o por que

A Toyota decidiu dar um banho de brilho em seu SUV mais famoso. A nova…

Gabriel Schmoller
Notícias Toyota Yaris Cross brasileiro surpreende: potência inédita deixa versões estrangeiras para trás

O aguardado Toyota Yaris Cross nacional está prestes a chegar ao mercado brasileiro com uma…

Gabriel Schmoller
Notícias GWM Wey 07: SUV de luxo híbrido chega com 517 cv e seis lugares

A GWM Brasil acaba de iniciar a pré-venda do Wey 07, seu SUV híbrido plug-in…

Gabriel Schmoller
Notícias Ram Dakota 2027é flagrada em teste: veja fotos

A tão aguardada Ram Dakota 2027 foi flagrada novamente em território brasileiro, desta vez com…

Gabriel Schmoller
Notícias Renault revela descontos para PCD em outubro de 2025

A Renault divulgou sua nova estratégia comercial para outubro de 2025 voltada ao público PCD…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário