Moto Elétrica de Papel? Entenda como a Cake quer abolir o uso do plástico

A empresa sueca Cake, especializada em construir motocicletas elétricas, quer dar um passo a frente das montadoras do ramo e erradicar de vez a emissão de carbono de seus produtos.

E para este projeto ser colocado em prática a empresa firmou parceria com a startup Papershell, especialista em fabricar papel, para substituir as partes plásticas em partes feitas de papel reciclado.

Os modelos produzidos pela Cake utilizam o trem de força totalmente elétrico. O que já gera zero emissão sendo amigo do meio ambiente, porém, a empresa utiliza plástico em algumas partes da motocicleta.

E quando descartado de forma inadequada o plástico agride o meio ambiente, levando milhares de anos para se decompor. É aí que a parceria faz todo sentido.

Como vai funcionar a Parceria para as motocicletas?

motocicletas
Foto: reprodução

A empresa parceira, fundada em 2021, utiliza o papel para fabricar materiais sustentáveis ​​e duráveis. Com isso, a Papershell busca utilizar produtos naturais para criar soluções para as mudanças climáticas. Atualmente, a entidade produz um compósito de fibra natural que, por si só, é mais resistente que o plástico e menos nocivo à natureza.

Segundo a Papershell, o material produz 0,65 kg de dióxido de carbono por unidade funcional, enquanto o polipropileno produz mais emissões de carbono, produzindo 4,95 kg de dióxido de carbono, e a fibra de vidro produz 25,05 kg de dióxido de carbono.

A empresa Cake disse que o sindicato vai avaliar as propriedades do material e seu potencial de uso como substituto de alguns dos plásticos usados ​​atualmente na produção de motocicletas.

“Estamos entusiasmados em trabalhar com a PaperShell e esperamos poder desempenhar um papel crucial na busca de um material que possa minimizar ou até erradicar o uso de plásticos convencionais em nossas motocicletas”.

Outro ponto positivo para a ‘startup’ sueca é que mesmo sendo produzido a partir de 100% de celulose, o composto é resistente a temperaturas instáveis, incêndios, dilatações térmicas e colisões.

A parceria Cake e Papershell espera produzir uma motocicleta elétrica com “a menor pegada de carbono possível” até 2025. No entanto, ainda não há protótipo de uma motocicleta elétrica de papel.

A Cake espera ser “exemplo” para outras montadoras de motocicletas e até mesmo de veículos elétricas. Para que todo o produto seja benéfico ao meio ambiente e não só nos motores.

Acompanhe o Agora Motor e veja todos os detalhes e novidades do mundo dos motores.

Avalie esse artigo

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Notícias Fiat Pulse Audace Híbrido: Desconto Imperdível de R$ 16,6 mil para CNPJ

A Fiat preparou uma oferta atraente para o Pulse Audace híbrido neste mês de outubro…

Gabriel Schmoller
Notícias Uber derruba SUVs “da moda”: veja quem foi expulso do Black

Em uma decisão que surpreende motoristas e entusiastas, a Uber decidiu retirar Citroën Basalt e…

Gabriel Schmoller
Notícias Toyota Yaris Cross desafia o VW T-Cross: veja quem é o melhor

A chegada do Toyota Yaris Cross ao mercado brasileiro promete agitar o segmento dos SUVs…

Gabriel Schmoller
Notícias Renault Boreal 2026 chega com preço agressivo para bater de frente com o Compass

A Renault apresenta oficialmente o Boreal 2026, seu novo SUV médio que promete disputar de…

Gabriel Schmoller
Notícias Volkswagen Tera High fica mais barato que Polo com oferta especial de outubro

O Volkswagen Tera, SUV compacto da marca alemã, chega ao mercado brasileiro com uma promoção…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário