Toyota anuncia o fechamento de planta que estava a mais de 60 anos produzindo no Brasil
A fábrica da Toyota que encerrou as atividades fica localizada em São Bernardo do Campo-SP e tinha mais de 60 anos de produção.
A planta foi inaugurada em 1962 com o intuito de produzir o então sucesso da marca, o Toyota Bandeirantes. O anúncio do fechamento foi feito esta semana e traz consigo diversos problemas à tona.
Com o título de ser a primeira fábrica da marca fora do Japão, e ser a primeira fábrica construída no Brasil, a planta era referência da marca para longevidade e segurança.
A planta foi palco de muitos modelos icônicos durante esses anos produzindo. Um deles é a Bandeirante, uma picape que fez muito sucesso nos anos 60.
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Fábrica da Toyota em São Bernardo

A unidade foi criada para a produção do Toyota Bandeirante. Foi assim até 2001. Desde então, além de servir como sede administrativa da empresa (transferida para Sorocaba em 2021), a fábrica também produz componentes para as demais fábricas da empresa no Brasil, Argentina e Estados Unidos, além de componentes para a empresa.
A divisão produz desde componentes de suspensão para a Hilux Argentina até componentes estampados para o Corolla e Corolla Cross fabricados em Indaiatuba e Sorocaba (SP), além de componentes internos para motores fabricados em Porto Feliz e nos Estados Unidos.
A partir de dezembro de 2022, toda a operação será gradualmente transferida para outras fábricas da Toyota no estado de São Paulo, com conclusão prevista para novembro de 2023.
A fabricante japonesa garante que todos os 550 funcionários da fábrica de São Bernardo do Campo terão a oportunidade de trabalhar em outras fábricas.
Acidente na fábrica quase fecha no passado
Um incêndio na fábrica da Volkswagen na Via Anchieta em Campo, San Bernardo, mudou a sorte da Toyota no Brasil. Isso porque a fabricante japonesa é uma das empresas que ajudaram a Volkswagen a lidar com a perda de sua fábrica.
Embora a fábrica tenha sido inaugurada com capacidade de 300 Bandeirantes por mês, apenas 627 foram montados em seu primeiro ano, chegando a 2.200 em 1964. Mas a média dos anos seguintes seria de desanimadores 700 carros/ano.
Os serviços de pintura para a Volkswagen podem ter impedido a Toyota de interromper a produção do Bandeirante no Brasil na década de 1970, mas não impediu a empresa japonesa de atrasar a produção de carros no Brasil até o lançamento do Corolla em 1998.
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