Entenda porque a Ford, Toyota e outras empresas fecharam as portas no ABC Paulista
O grande e conhecido ABC Paulista, formado pelos 7 municípios: Santo André, Mauá, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, sempre foi considerado o berço da indústria automotiva do Brasil, visto que chegou a abrigar, entre os anos de 1950 e 1970, praticamente todas as fábricas de veículos do Brasil.
Apesar da fama, já há algum tempo o ABC Paulista não possui a mesma visibilidade que possuía antigamente, e muitas montadoras decidiram fechar as portas de suas fábricas que ficavam localizadas neste polo industrial histórico, visando investir em levar suas fábricas para outros lugares do estado, e também do país.
Inclusive, neste mês de abril a Toyota anunciou que sua fábrica localizada em São Bernardo do Campo será fechada até o final de 2023, para poderem expandir seus negócios para cidades do interior. Além do mais, no ano de 2019 a Ford fechou a sua montadora que ficava localizada no mesmo município.
Guia do Conteúdo
Defasamento tecnológico
Apesar de algumas montadoras renomadas ainda manterem seus negócios no ABC Paulista, como a Mercedes-Benz, a Volkswagen e a Scania, outras estão preferindo se retirar do conjunto industrial.

Segundo alguns especialistas, os principais motivos que levaram a Ford e a Toyota a fecharem as portas de suas montadoras no ABC Paulista é o defasamento tecnológico de suas respectivas fábricas, e também o fato de não possuírem aporte o suficiente para investir em tecnologia mais avançada.
A informação, na verdade, faz muito sentido, visto que a fábrica da Toyota, por exemplo, estava presente em São Bernardo do Campo há cerca de 60 anos, e foi a primeira a ser aberta fora do Japão.
Contudo, a montadora não encerrou de vez suas atividades de vez, transferindo seus negócios para Indaiatuba, Sorocaba e Porto Feliz, municípios localizados bem no interior de São Paulo, visando a competitividade do local e também a busca por mais sinergia.
Já o fechamento da Ford em São Bernardo do Campo antecedeu o encerramento das atividades da empresa em Camaçari (BA) e Taubaté (SP), por conta do término de todas as atividades da Ford em território brasileiro.
Quer receber mais notícias relacionado ao automobilismo? Então acesse o Agora Motor e saiba as principais novidades do mundo dos motores.
