Carros Elétricos estão caros e distantes? Sim, mas este cenário pode mudar em breve!

O comércio de carros elétricos está crescendo no Brasil e no mundo. Porém, alguns problemas para viabilizar o comércio destes modelos é o que dificulta a disseminação de mais modelos e maior aceitação por parte dos usuários, entretanto, este cenário pode mudar em breve.

Problemas como estrutura para recarga de baterias, locais especializados na manutenção e altos preços dos modelos usados.

De acordo com a Automotive News Europe, a receita combinada das montadoras europeias, norte-americanas e asiáticas ultrapassou a marca de 115 bilhões de euros (aproximadamente 600 bilhões de reais) em 2021. Esses números representam um aumento de 315% em relação ao ano anterior.

Com a expansão, muitas montadoras começam a investir fortemente em carros elétricos, que, além de mais sustentáveis, caminham para preços mais baixos nos próximos anos.

No entanto, apesar dos benefícios óbvios, o preço dos VEs disponíveis no mercado no Brasil ainda é muito superior ao preço dos carros populares. Posto isto, a pergunta que não quer calar é: Afinal, quando poderei comprar o meu próprio carro elétrico?

Segundo especialistas, esse momento está mais próximo do que se imagina. “A expectativa é que, entre 2023 e 2025, os custos de produção de um carro elétrico se tornem menores que os de um carro movido à combustão”, assegura Márcio Alexandre, diretor da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE) e chefe de Eletrificação na Nissan.

O executivo observou que o preço de venda desses carros está intimamente ligado ao custo da montadora, e que o valor da maioria dos insumos utilizados para fabricá-los, principalmente as baterias, está diminuindo gradativamente.

“O principal custo de produção desses carros elétricos está nas baterias, que representam de 35% a 65% do valor total de automóvel”, diz.

Guia do Conteúdo

Carros Elétricos e suas políticas

Outro ponto levantado pelos especialistas é que o Brasil ainda não produz veículos 100% elétricos, e os impostos sobre esses produtos podem acabar elevando significativamente seus preços finais de comercialização. Conforme Márcio, o país inicialmente pedia uma política nacional de eletrificação.

carros elétricos
Foto: Reprodução

“Não é somente a redução do custo da bateria que vai fazer com que esses veículos sejam mais acessíveis. Existem outras variáveis, como a demanda por uma política nacional que realmente foque na eletrificação brasileira. Há também a revisão de impostos e outros fatores que colaborem para o desenvolvimento dessa cadeia produtiva”.

Alguns projetos visam diminuir ao máximo o valor dos carros elétricos, para que todos os usuários possam ter acesso aos modelos zero emissão.

Acompanhe os detalhes do Agora Motor e conheça todas as novidades do mercado automobilístico.

Avalie esse artigo

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Notícias Ford oferece descontos de até R$ 80 mil na Ranger; veja como aproveitar

A Ford Ranger continua entre as picapes médias mais vendidas no Brasil. Desde sua chegada…

Gabriel Schmoller
Notícias Volkswagen Saveiro fica até R$ 25 mil mais barata para empresas

A Volkswagen atualizou os preços da Saveiro em outubro, mas manteve condições especiais para empresas…

Gabriel Schmoller
Notícias O verdadeiro custo de ter um Volkswagen Nivus em 2025 vai te surpreender

O Volkswagen Nivus continua entre os SUVs mais desejados do país, unindo estilo esportivo e…

Gabriel Schmoller
Notícias Toyota surpreende e anuncia bateria que promete até 1.200 km de autonomia

A Toyota está prestes a dar um salto histórico na eletrificação automotiva. A marca japonesa…

Gabriel Schmoller
Notícias Fiat Strada Freedom 2026: preço, consumo e ficha técnica completa

A Strada 2026 mantém o motor 1.3 Firefly, bom consumo e equipamentos completos na versão…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário