Como aumentar a vida útil de um pneu? 4 dicas essenciais
Você sabe como aumentar a vida útil de um pneu? Saiba quais as principais dicas para prolongar a durabilidade dos pneus do seu veículo, aqui nesse artigo do Agora Motor!
Pneus são itens caros que precisam ser trocados de acordo com sua data de fabricação e validade, desgaste e demais danos aos que estão suscetíveis. No entanto, para aumentar a vida útil do pneu e evitar gastos constantes com sua troca, há cuidados que o condutor pode adotar para cuidar dos pneus.
Guia do Conteúdo
Aprenda as dicas para aumentar a vida útil de um pneu

Cuidados simples com a direção e manutenção dos pneus podem ajudá-los a aumentar a vida útil do pneu:
1. Não esqueça de verificar a pressão dos pneus
Dê o passo mais fácil para prolongar a vida útil do pneu: mantenha a pressão de ar correta.
A pressão de ar errada pode causar manuseio lento, aumentar a distância de parada, aumentar o desgaste e aumentar o risco de explosão da borracha. Mudanças de pressão dos pneus:
- Os pneus podem perder cerca de um quilo por polegada quadrada (PSI) de pressão mensalmente.
- No inverno, as temperaturas mais frias podem diminuir a pressão do ar.
- No verão, a pressão dos pneus podem subir, fique atento..
- Verificação da pressão dos pneus com um manômetro redondo
Para saber qual a pressão ideal do pneu, basta verificar no manual do veículo ou na lateral do próprio pneu. Além disso, ao realizar sua compra em loja de pneus em Goiânia ou outras cidades, o vendedor já te informa sobre as principais especificações e cuidados com os pneus.
Veja também: Os melhores pneus 185/70 R14
Acompanhe nossos grupos
2. Faça a rotação dos pneus a cada 10.000 km

Em veículos que funcionam com tração dianteira, é comum que os pneus dianteiros se desgastam mais rápido que os anteriores. Em veículos com tração traseira, são os pneus traseiros que se desgastam mais. Até mesmo os veículos que são equipados com tração nas 4 rodas, podem sofrer desgaste irregular, pois a maioria muda a “tração” de uma roda para outra.
Quando um técnico gira seus pneus movendo-os para diferentes posições de roda no veículo, isso dá um descanso aos pneus nas rodas motrizes e uniformiza o desgaste. O rodízio faz com que os pneus durem mais e aumente a vida útil do pneu. Faça isso a cada 10.000 km.
Leia mais: Os melhores pneus 185/65 R14
3. Balanceamento das rodas
A rotação dos pneus também é um ótimo momento para balancear as rodas. Cada pneu do carro e cada roda, contém um ponto pesado nele. Nenhum é perfeito, mesmo quando novo. A diferença é pequena, mas mesmo assim pode causar vibração e desgaste irregular dos pneus.
Ao levar seu veículo para uma loja de pneus que ofereça esse serviço ou Auto-center, o mecânico pode equilibrar cada roda usando uma máquina especializada e pequenos pesos. À medida que o pneu se desgasta, ele pode precisar mover ou alterar esse peso para que melhore a vida útil do pneu.
É um processo rápido e fácil que custa muito menos do que um pneu novo! Certifique-se de verificar e ajustar o equilíbrio de seus pneus durante a rotação.
4. Não se esqueça de verificar o alinhamento 2x por ano
O desalinhamento pode fazer com que seus pneus fiquem inclinados para dentro ou para fora.
Se o seu carro puxar ou desviar ativamente para a direita ou para a esquerda, o volante vibrar ou tremer, seu carro pode ter um problema de alinhamento. Mas, ainda assim, seu carro ou caminhão pode estar dirigindo bem e ainda estar desalinhado.
Quando você esbarra em uma barreira de estacionamento, bate em um buraco ou bate no meio-fio, algo tem que ceder, e geralmente é o seu alinhamento. O menor desalinhamento pode reduzir a eficiência de combustível e aumentar o desgaste do piso do pneu.
O mecânico pode ajustar o alinhamento do seu carro. Leve seu carro para uma revisão a cada seis meses, ou sempre que você acha que algo está errado. Um pouco de manutenção pode ajudar a economizar muito dinheiro.
Seguindo essas dicas você também melhorará o consumo de combustível, prolongará a vida útil de um pneu e tornará sua viagem sempre mais segura.

Os cuidados com o pneu são essenciais para evitar acidentes graves e danos ao seu veículo, portanto, sempre fique atento a alterações como: desgaste, protuberância e bolhas na borracha, vibrações, esvaziamento constante da pressão, furos constantes no pneu, entre outros. Ao observar esses sinais nos pneus, leve seu veículo para troca de pneus imediatamente. Quando não dá de prolongar a vida útil de um pneu, não bobeie. Troque por um novo!
Leia mais: Pneu remold é bom?
Perguntas Frequentes
A cada quantos mil quilômetros precisa fazer o rodízio dos pneus?
O recomendado é a cada 10.000km.
