Moto Elétrica atingindo 300 Km/h? Estudantes alcançaram esta marca histórica

Os alunos da Twente University desenvolvem, há cinco anos, modelos de Moto Elétrica que são consideradas algumas das melhores do mundo. Essas motos ajudaram muitas pessoas em toda a indústria de motocicletas, eliminando o estereótipo de que veículos elétricos são mais fracos que os tradicionais veículos movidos a combustão interna.

O modelo Delta-XE tem potência equivalente a 204 cavalos (150 KW), o que permite ir de 0 a 100 km/h em apenas 3 segundos, além de torque de 170 Nm. Com estrutura em tubo de aço, o chassi possui garfo dianteiro Ohlins na suspensão, do mesmo fabricante do componente traseiro.

Para a evolução do modelo de moto elétrica, o projeto denominado Electric Superbike Twente contou com a colaboração da equipa Ten Kate Racing Products, no circuito de Assen, onde a moto foi levada ao dinamómetro.

O objetivo da bateria de testes era preparar o Delta-XE para competições posteriores.

Origem do projeto da Moto Elétrica

moto elétrica
Foto: Reprodução

Electric Superbike Twente é uma equipe formada por estudantes que fazem todo o possível para ajudar a desenvolver modelos de moto elétrica.

Todos os anos, um novo grupo de estudantes universitários assume o projeto. O processo de otimização da moto elétrica é realizado com mais de quarenta empresas parceiras, que contribuem com peças, serviços e apoio financeiro.

A equipe tem mais dois projetos para este ano: sua primeira moto é uma obra-prima e a segunda é maior e mais acessível. As motos desenvolvidas nesta universidade recebem suporte de diversas empresas parceiras que se concentram em desenvolver componentes elétricos para esses veículos.

A parceria entre a universidade e os fabricantes vem trazendo muitas vantagens para a indústria de veículos elétricos.

Tendo em vista que o projeto é permanente, os universitários selecionados para compor a equipe do Electric Superbike Twente incorporam peças disponibilizadas pelas empresas parceiras ao projeto e avaliam como cada componente contribui para o desenvolvimento da motocicleta.

Além disso, eles reportam para cada empresa quais são os ajustes necessários para que os componentes alcancem o ápice de potencial no projeto, aumentando assim o torque, HP e rendimento da motocicleta.

Este projeto está de fato mudando a forma como as motocicletas elétricas são vistas pelo público consumidor. Aos poucos elas deixam de ser encaradas como veículos frágeis e vão ganhando a cara das motos do futuro como todos esperam.

Veja as novidades e atualizações do mundo dos motores acessando o Agora Motor. Acesse e fique por dentro de todas as novidades do mercado.

Avalie esse artigo

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Motos 5 piores motos de 2025: lista atualizada que vai te surpreender

O mercado de motos no Brasil está sempre se renovando, com novas propostas, designs e…

Gabriel Schmoller
Motos As Motos mais valorizadas para revenda em 2025: Lista Atualizada

O mercado de motos continua aquecido no Brasil em 2025, e alguns modelos se destacam…

Gabriel Schmoller
Motos Motos Que Os Bandidos Nem Olham, Veja Como Aumentar Sua Segurança!

O universo das motocicletas é uma verdadeira paixão para milhões de brasileiros, mas, infelizmente, também…

Ivan Gustavo Willemann
Motos Kawasaki KLX100R 2025: Design, Motor, Fotos e Ficha Técnica!

A Kawasaki KLX100R 2025 é uma moto off-road projetada para oferecer desempenho excepcional em trilhas…

Ivan Gustavo Willemann
Motos Zontes R350 2025: Motor, Design, Características, Ficha Técnica e Outros!

Desenvolvida pela marca chinesa Zontes, a R350 se destaca no mercado de motos intermediárias, oferecendo…

Ivan Gustavo Willemann
Deixe seu comentário