Empresas de aluguel de carro têm frota crescente e já respondem por 19% do total

O aluguel de carros registrou 78.578 novos veículos no primeiro trimestre de 2022. Esse valor equivale a 19% de todas as compras do ano passado.

A propriedade total de automóveis e comerciais leves por locadoras aumentou 3,2% nos últimos três meses, saltando de 1.136.517 para 1.173.357. Os números são divulgados pela Associação Brasileira das Locadoras de Veículos (Abla).

“O crescimento da frota é um parâmetro importante que indica o aumento da demanda por veículos de aluguel”, explicou Marco Aurélio Nazaré, presidente do Conselho Nacional da Abla, em relatório divulgado.

“Os métodos de locação responsáveis ​​por isso são principalmente ‘carros por assinatura’ e terceirização de frotas para empresas privadas”, acrescentou.

A associação observou que, apesar da alta demanda, as locadoras estão enfrentando atrasos na entrega de veículos novos das montadoras.

Guia do Conteúdo

Como funciona as empresas de Aluguel de carro

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, alugar um carro é simples e exige poucos requisitos. Devido à questões sanitárias, alguns requisitos foram modificados temporariamente para facilitar. Agora, para alugar um carro no Brasil, você só precisa ter no mínimo 18 anos, ter carteira de habilitação nacional e cartão de crédito para ser aprovado.

Ao alugar um carro, o motorista pagará o equivalente à sua diária enquanto estiver no carro, com duração de 24 horas por dia. Os preços também incluem taxas de serviço de aluguel, que podem variar com base em fatores como tipo de milhagem, seguro e serviços adicionais.

Além da quilometragem e das taxas diárias, existem outros fatores que afetam o custo de um carro alugado. Uma delas é que a demanda, principalmente durante os feriados, pode aumentar repentinamente de valor. Além disso, os preços dos imóveis nas grandes cidades tendem a ser mais altos do que nas cidades menores.

A maioria das empresas só aceita cartões de crédito como forma de pagamento. Você pode pagar o aluguel em menos de 30 dias à vista ou em até 10 vezes sem juros usando um cartão de crédito emitido no Brasil.

Se ocorrer uma multa, notifique a locadora e encaminhe o pedido de multa ao locatário. O pagamento é feito diretamente no cartão de crédito do motorista. Além disso, os pontos ficam registrados na carteira do contratante ou do motorista real e podem ser anotados pelo responsável pelo contrato.

aluguel de carro
Foto: Reprodução

Acesse e acompanhe as novidades do Agora Motor!

Avalie esse artigo

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Notícias Brasileiros surpreendem: estas são as 10 motos mais desejadas de 2025

O mercado de motos no Brasil continua em plena aceleração. Em 2025, o interesse dos…

Gabriel Schmoller
Notícias Nova versão do Leapmotor C10 surpreende com 590 cv e visual radical

A Stellantis segue acelerando sua estratégia de eletrificação global e aposta na expansão da marca…

Gabriel Schmoller
Notícias Carros elétricos usados que valem o investimento e fazem você esquecer o posto

O mercado de carros elétricos cresce rapidamente no Brasil, impulsionado pela chegada de novas marcas…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo Jeep Compass começa produção e gera expectativa no Brasil

A Stellantis iniciou oficialmente a produção em série da nova geração do Jeep Compass na…

Gabriel Schmoller
Notícias Descubra os 5 carros usados com seguro mais barato a partir de R$ 30 mil

O preço do seguro é um fator decisivo para quem busca economia na compra de…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário