Com queda de 17% na produção de motos em abril, a fila de espera chega a 1 mês

A Abraciclo, associação que reúne todas as fabricantes motocicletas do Brasil, divulgou informações referente a produção de suas associadas no mês de abril. Apesar de tentar passar um ponto positivo, a entidade se mostrou um pouco preocupada com a queda na produção de motos.

De acordo com as informações da Abraciclo, em abril, suas associadas produziram 112 mil 678 unidades de motos, no entanto, o número apresentou uma grande queda se comparado a março, onde 136 mil 350 unidades foram produzidas. Além disso, ainda se comparado a março de 2021, o número na produção mostra uma queda de 7,8%.

Em relação às informações negativas de abril, os dados vão de encontro com a retração nos emplacamentos do mês passado. Foram 107 mil 707 unidades comercializadas, ou seja, 2,1% a menos que os emplacamentos de março. Porém, vale lembrar que as montadoras ainda seguem limitadas por conta da das dificuldades referente a logística e a falta de matéria prima. No caso da Yamaha, por exemplo, ela opera em ritmo desacelerado desde março, e prevê o retorno da produção normal somente para junho.

Guia do Conteúdo

Produção de motos

produção de motos
Produção de motos. Foto: Reprodução

Apesar desses dados negativos, um ponto positivo pode ser encontrado em relação ao acúmulo das motos produzidas até abril de 2022, já que a quantidade chega a 439 mil 817 unidades. De forma resumida, isso mostra uma alta de 22,3% em relação ao mesmo período no ano passado.

No entanto, apesar dos números indicarem queda, o presidente da Abraciclo, Marcos Fermanian, afirmou que as fabricantes estão operando dentro da normalidade, conforme o planejamento anual.

Ainda de acordo com os dados divulgados pela Abraciclo, o número de motocicletas emplacadas em abril representa uma porcentagem de 83,3% em relação a todas as motos disponibilizadas no mercado. Além disso, a média diária de vendas em abril, que foi um mês com 19 dias úteis, foi de 5.669 unidades, sendo um dos melhores resultados para o mês desde 2014.

Por fim, ainda de acordo com o presidente da Abraciclo, quem está comprando uma moto de 0 km deve ter paciência, pois a fila de espera é de cerca de 30 dias para as motos de baixa cilindrada e para as scooters.

Acesse o Agora Motor e veja todos os detalhes.

Avalie esse artigo

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Notícias Spark EUV vira aposta da Chevrolet e Uber com preço abaixo de R$ 150 mil

A Chevrolet e a Uber anunciaram uma aliança estratégica que promete mudar o cenário da…

Gabriel Schmoller
Notícias Fiat Cronos Precision 2026 surpreende: cinco motivos que podem te convencer a comprar

O Fiat Cronos Precision 2026 chega reafirmando o compromisso da marca italiana em oferecer um…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo Dolphin 2026 surpreende com item inédito e visual repaginado

O Dolphin 2026 chega com mudanças importantes que mostram a evolução da BYD no segmento…

Gabriel Schmoller
Notícias Nova Honda PCX 2026 chega com novidades, preço atualizado e ficha técnica completa

A nova Honda PCX 2026 chega ao mercado brasileiro mantendo o posto de scooter mais…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo Corolla 2026 apresentado cheio de novidades e com versão de até 400 cv

O Toyota Corolla está prestes a entrar em uma nova fase tecnológica e de desempenho….

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário